Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5786
Tipo do documento: Dissertação
Title: A relação entre o ensino da física e o futuro profissional dos educandos do Ensino Médio do município de Francisco Beltrão/Pr
Other Titles: The relationship among teaching of physics and the professional future of high school students in the city of Francisco Beltrão/Pr
Autor: Machado, Claudia Gonçalves 
Primeiro orientador: Carvalho, Marco Antonio Batista
Primeiro membro da banca: Carvalho, Marco Antonio Batista
Segundo membro da banca: Estrada, Adrian Alvarez
Terceiro membro da banca: Alves, Fabio Lopes
Quarto membro da banca: Boas, Terezinha de Jesus Reis Vilas
Resumo: A Física é considerada uma ciência fundamental porque seu objeto de estudo envolve os fenômenos naturais presentes no cotidiano de todas as pessoas. Contudo, embora seja notória a importância da disciplina, que está presente, inclusive, nos mais variados cursos de graduação, observa-se um grande desinteresse dos alunos em cursar disciplinas ligadas à Física no Ensino Superior. Diante do cenário apresentado, este estudo tem, como objetivo principal, investigar a relação que os alunos do terceiro ano do Ensino Médio de escolas publicas fazem entre os conteúdos de Física e seu futuro profissional. Parte-se do pressuposto de que a ausência de vínculo entre a disciplina e o cotidiano está afastando os alunos de um futuro profissional na área das ciências exatas. Dessa forma, pretende-se analisar quais fatores interferem de maneira direta e indiretamente para essa aversão, e as possíveis formas de modificar esse panorama. Para tanto, foi organizado um arcabouço investigativo com alunos e professores de duas Escolas Estaduais do município de Francisco Beltrão - PR, para averiguar o posicionamento desses diferentes atores sociais frente aos problemas enfrentados pelo Ensino de Física. O estudo é de ordem qualitativa, envolvendo a pesquisa bibliográfica e de campo, sendo utilizados questionários para a coleta de dados, envolvendo uma amostra representativa dos estudantes concluintes e entrevistas com áudio gravadas com professores de cada escola. A análise dos dados recorreu a Análise Crítica do Discurso (ACD). Espera-se, para além da verificação do pressuposto anunciado, discutir possíveis caminhos para enfrentar esse desafio que é associar a disciplina de Física com a vida profissional dos educandos do Ensino Médio na iminência de escolher seu futuro profissional.
Abstract: Physics is considered a fundamental science once its object of study involves natural phenomena that are present in everyone's daily life. Although the notorious importance of this subject, which is present in the most varied undergraduate courses, there is a lack of interest of the students in studying disciplines related to Physics in Higher Education. Based on the scenario presented, this study has aimed to investigate the relationship that third-grade high school students from public schools take between the contents of Physics and their professional future. It starts founded on the assumption that the absence of a link between the discipline and daily life is keeping students away from a professional future in the exact sciences area. Thus, it is intended to analyze which features interfere directly and indirectly on this aversion, and the possible ways to modify this panorama. For that, an investigative framework was organized with students and teachers from two State Schools in the city of Francisco Beltrão - PR, in order to investigate these different social actors and their behavior front the problems faced by the teaching of Physics. This is a qualitative study, which involves bibliographic and field research, through using questionnaires for data collection, from a representative sample of graduating students and audio interviews recorded with teachers from each school. The data analysis was carried out by Critical Discourse Analysis (CDA). It is expected, in addition to the announced assumption, to discuss possible ways to deal with this challenge, which is linked to the discipline of Physics with high school student’s professional life on the verge of choosing their professional future.
Keywords: Ensino de Física
Perspectiva Profissional
Ensino Médio
Evasão
Physics Teaching
Professional Perspective
High school
School evasion
CNPq areas: Educação em Ciências e Educação Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: MACHADO, Claudia Gonçalves. A relação entre o ensino da física e o futuro profissional dos educandos do Ensino Médio do município de Francisco Beltrão/Pr. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5786
Issue Date: 10-Dec-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia_Machado2021.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons