Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5786
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMachado, Claudia Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4756768238661669por
dc.contributor.advisor1Carvalho, Marco Antonio Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2049372198780600por
dc.contributor.referee1Carvalho, Marco Antonio Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2049372198780600por
dc.contributor.referee2Estrada, Adrian Alvarez-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3923063914496775por
dc.contributor.referee3Alves, Fabio Lopes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6963851585515043por
dc.contributor.referee4Boas, Terezinha de Jesus Reis Vilas-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6183736331352849por
dc.date.accessioned2022-02-09T12:39:52Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.citationMACHADO, Claudia Gonçalves. A relação entre o ensino da física e o futuro profissional dos educandos do Ensino Médio do município de Francisco Beltrão/Pr. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5786-
dc.description.resumoA Física é considerada uma ciência fundamental porque seu objeto de estudo envolve os fenômenos naturais presentes no cotidiano de todas as pessoas. Contudo, embora seja notória a importância da disciplina, que está presente, inclusive, nos mais variados cursos de graduação, observa-se um grande desinteresse dos alunos em cursar disciplinas ligadas à Física no Ensino Superior. Diante do cenário apresentado, este estudo tem, como objetivo principal, investigar a relação que os alunos do terceiro ano do Ensino Médio de escolas publicas fazem entre os conteúdos de Física e seu futuro profissional. Parte-se do pressuposto de que a ausência de vínculo entre a disciplina e o cotidiano está afastando os alunos de um futuro profissional na área das ciências exatas. Dessa forma, pretende-se analisar quais fatores interferem de maneira direta e indiretamente para essa aversão, e as possíveis formas de modificar esse panorama. Para tanto, foi organizado um arcabouço investigativo com alunos e professores de duas Escolas Estaduais do município de Francisco Beltrão - PR, para averiguar o posicionamento desses diferentes atores sociais frente aos problemas enfrentados pelo Ensino de Física. O estudo é de ordem qualitativa, envolvendo a pesquisa bibliográfica e de campo, sendo utilizados questionários para a coleta de dados, envolvendo uma amostra representativa dos estudantes concluintes e entrevistas com áudio gravadas com professores de cada escola. A análise dos dados recorreu a Análise Crítica do Discurso (ACD). Espera-se, para além da verificação do pressuposto anunciado, discutir possíveis caminhos para enfrentar esse desafio que é associar a disciplina de Física com a vida profissional dos educandos do Ensino Médio na iminência de escolher seu futuro profissional.por
dc.description.abstractPhysics is considered a fundamental science once its object of study involves natural phenomena that are present in everyone's daily life. Although the notorious importance of this subject, which is present in the most varied undergraduate courses, there is a lack of interest of the students in studying disciplines related to Physics in Higher Education. Based on the scenario presented, this study has aimed to investigate the relationship that third-grade high school students from public schools take between the contents of Physics and their professional future. It starts founded on the assumption that the absence of a link between the discipline and daily life is keeping students away from a professional future in the exact sciences area. Thus, it is intended to analyze which features interfere directly and indirectly on this aversion, and the possible ways to modify this panorama. For that, an investigative framework was organized with students and teachers from two State Schools in the city of Francisco Beltrão - PR, in order to investigate these different social actors and their behavior front the problems faced by the teaching of Physics. This is a qualitative study, which involves bibliographic and field research, through using questionnaires for data collection, from a representative sample of graduating students and audio interviews recorded with teachers from each school. The data analysis was carried out by Critical Discourse Analysis (CDA). It is expected, in addition to the announced assumption, to discuss possible ways to deal with this challenge, which is linked to the discipline of Physics with high school student’s professional life on the verge of choosing their professional future.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2022-02-09T12:39:52Z No. of bitstreams: 2 Claudia_Machado2021.pdf: 1436714 bytes, checksum: 43a0b70400f3918ae716746d71c7a914 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-09T12:39:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Claudia_Machado2021.pdf: 1436714 bytes, checksum: 43a0b70400f3918ae716746d71c7a914 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-12-10eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectPerspectiva Profissionalpor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectPhysics Teachingeng
dc.subjectProfessional Perspectiveeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectSchool evasioneng
dc.subject.cnpqEducação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.titleA relação entre o ensino da física e o futuro profissional dos educandos do Ensino Médio do município de Francisco Beltrão/Prpor
dc.title.alternativeThe relationship among teaching of physics and the professional future of high school students in the city of Francisco Beltrão/Preng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia_Machado2021.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons