Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5703
Tipo do documento: Dissertação
Title: A etnomatemática no espaço de uma feira agroecológica: (re)conhecendo saberes e fazeres locais
Other Titles: Ethnomathematics in the space os an agroecological fair: recognizing local knowledge and practices
Autor: Antunes, Paulo Rafael 
Primeiro orientador: Lübeck, Marcos
Primeiro membro da banca: Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlango de
Segundo membro da banca: Andrade, Susimeire Vivien Rosotti
Resumo: Embasados nos pressupostos teóricos do programa etnomatemática, apresentamos uma investigação realizada no espaço de uma feira agroecológica, na cidade de Foz do Iguaçu/PR, onde, a partir do olhar de um professor-pesquisador, são descritos saberes e fazeres dos feirantes, identificados no contexto cultural deste espaço e nas práticas tradicionais de trabalho destes. Com isso, pretendemos (re)conhecer elementos da cultura matemática existente nessa feira agroecológica vivenciada por seus atores, ou seja, alguns dos saberes e fazeres locais, próprios daquele espaço socioeconômico e daquelas pessoas, contribuindo assim para uma reflexão sobre as construções matemáticas efetuadas por esse grupo sociocultural. Para a coleta de dados, realizamos uma pesquisa de campo, da qual fizeram parte observações das práticas realizadas pelos feirantes, registros fotográficos da feira e de seus produtos, bem como muitas conversas informais registradas em um diário de pesquisa, e com base nas releituras, interpretação e análise dos dados coletados, apresentamos este texto dissertativo. Como resultado destacamos a percepção de uma etnomatemática contextualizada e própria dos sujeitos da feira, motivada pelo seu ambiente natural, social e cultural, que se identifica em cada transação comercial que acontece, na escolha da época adequada para os plantios, na preparação dos produtos e seus derivados, na organização espacial, nas conversões de moedas, nos sistemas de medidas próprios, entre outros.
Abstract: Based on the theoretical assumptions of the ethnomathematics program, we present an investigation carried out in the space of an agroecological fair, in the city of Foz do Iguaçu/PR. We describe the knowledge and practices of the fair marketers, identified in the cultural context of this space and in their traditional work practices, from the perspective of a teacher-researcher. We intend to recognize elements of the mathematical culture existing in this agroecological fair, experienced by its actors. That is, to recognize some of the local knowledge and practices, specific to that socioeconomic space and those people, thus contributing to a reflection on the mathematical constructions carried out by this socio-cultural group. For data collection, we conducted a field research which included observations of the practices carried out by the fair's marketers, photographic records of the fair and its products, as well as many informal conversations recorded in a research diary. Based on the rereading, interpretation and analysis of the collected data, we present this dissertation. As a result, we highlight the perception of a ethnomathematics, contextualized and proper to the fair's subjects, motivated by its natural, social and cultural environment, which is identified in each commercial transaction that occurs, in the choice of the season for planting, in the preparation of products and their derivatives, in the spatial organization of the fair, in currency conversions, own measurement systems, among others.
Keywords: Etnomatemática
Cultura
Saber/fazer
Feira agroecológica
Ethnomathematics
Culture
Knowledge/practice
Agroecological fair
CNPq areas: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Antunes, Paulo Rafael. A etnomatemática no espaço de uma feira agroecológica: (re)conhecendo saberes e fazeres locais. 2021. 76 f.. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5703
Issue Date: 3-Sep-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paulo_Rafael_Antunes_2021.pdfDocumento principal1.77 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons