Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5673
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorQuevedo, Emanuelle Aline Iung Teles-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8468850714295188por
dc.contributor.advisor1Zanardini, Isaura Monica Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6456334067333175por
dc.contributor.referee1Zanardini, Isaura Monica Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6456334067333175por
dc.contributor.referee2Deitos, Roberto Antonio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4743456433918126por
dc.contributor.referee3Hypolito, Álvaro Luiz Moreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7674934224612535por
dc.date.accessioned2021-11-18T13:59:48Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.citationQUEVEDO, Emanuelle Aline Iung Teles. Da reestruturação produtiva iniciada na década de 1990 à produção da Base Nacional Comum Curricular. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5673-
dc.description.resumoA dissertação “Da reestruturação produtiva iniciada na década de 1990 à produção da Base Nacional Comum Curricular” defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unioeste – Campus de Cascavel na linha de pesquisa Educação, Políticas Sociais e Educação, tem como objetivo principal compreender o movimento de produção da BNCC como um componente do movimento de reestruturação produtiva iniciado na década de 1990. A temática nos chama atenção visto que, nos últimos anos observarmos cada vez mais instituições privadas atuando na educação pública, seja por meio de parcerias, materiais didáticos, assessorias ou até formação de professores, o que nos estimulou a buscar compreender como ocorreu esse processo de formulação do documento da BNCC. Considerando então o processo de implementação da nova Base Nacional Comum Curricular, onde houve uma considerável mobilização por parte de setores civis ligados à economia, achamos pertinente discorrer sobre sua elaboração e os diferentes interesses que envolveram sua produção associando-a a reestruturação produtiva desencadeada a partir da década de 1990. Assim, constituem-se como objetivos específicos desta pesquisa: a) compreender as demandas do processo de reestruturação produtiva iniciado na década de 1990 no Brasil b) analisar a partir da produção teórica sobre a temática, as relações que motivaram a produção da BNCC e c) investigar as possíveis relações entre o movimento de produção da BNCC e o movimento de reestruturação produtiva. Objetivos esses que foram analisados a partir de um estudo realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Em suma, como resultado de análise compreendemos que as competências socioemocionais propostas pela BNCC são o elemento que une ambos os movimentos dos quais tratamos, pois tanto nas orientações dos organismos internacionais para reestruturação econômica a partir da década de 1990 quanto na própria BNCC os conceitos de habilidades/competências ganham destaque, o que indica a relação existente entre a produção da BNCC e a reestruturação produtiva.por
dc.description.abstractThe dissertation “From the productive restructure that started in the decade of 1990s to the production of the Brazil's national common curricular base” which was presented to the Post Graduation Course in Education at Unioeste – Cascavel Campus, in the research line Education, Social Politics and Education, has as a main goal to comprehend the production movement of the Brazil’s national common curricular base - BNCC as a component of the productive restructure movement that started in the decade of the 1990s.The theme calls our attention once that during the last years we could observe more private institutions acting in the public education doing that through partnerships, didactic material, consultancies or even with teacher’s degree, what stimulated us to search for understanding how the process of the BNCC document formulation occurred. Considering the implementation process of the new Brazil’s common curricular base, in which there was a significant mobilization of the civil sectors that are connected to the economy, we considered expatiating upon the BNCC elaboration and the different interests that were considered during its production, association the BNCC to the productive restructure that started in the decade of the 1990s.The specific objectives of this research are: a) to comprehend the demand of the productive restructure process that started in Brazil in the decade of 1990s; b) to analyze the relations that motivated the production of the BNCC, based on the academic production about the theme; c) to investigate the possible relations between the BNCC production movement and the productive restructure movement. All these objectives were analyzed based on the study of the bibliographic and documentary research. To summarize it, as an analysis result we comprehend that the socio-emotional competences that were proposed by the BNCC are the element that connect the two movements that were mentioned before, either in the guidance of the international organisms for the economic restructure implemented in the decade of 1990s, or in the BNCC itself, the concepts and abilities/competences are highlighted, what indicates the relation between the production of the BNCC and the productive restructure.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-11-18T13:59:48Z No. of bitstreams: 2 Emanuelle_Quevedo2021.pdf: 1455579 bytes, checksum: 5d47b9d16ed892aacccc1990b4fb2576 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-18T13:59:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Emanuelle_Quevedo2021.pdf: 1455579 bytes, checksum: 5d47b9d16ed892aacccc1990b4fb2576 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-05-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)por
dc.subjectReestruturação Produtivapor
dc.subjectCompetências Socioemocionaispor
dc.subjectBrazil’s national common curricular base (BNCC)eng
dc.subjectProductive Restructureeng
dc.subjectSocio-emotional Competenceseng
dc.subject.cnpqEducação e Sociedadepor
dc.titleDa reestruturação produtiva iniciada na década de 1990 à produção da Base Nacional Comum Curricularpor
dc.title.alternativeFrom the productive restructure that started in the decade of 1990s to the production of the Brazil's national common curricular baseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Emanuelle_Quevedo2021.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons