Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5665
Tipo do documento: Dissertação
Title: Assessoria pedagógica universitária: o trabalho com a formação continuada de professores na Unioeste
Other Titles: University Pedagogical Advisory: the work with continuing training of Unioeste professors
Autor: Antonello, Jaqueline 
Primeiro orientador: Comar, Sueli Ribeiro
Primeiro membro da banca: Comar, Sueli Ribeiro
Segundo membro da banca: Manchope, Elenita Conegero Pastor
Terceiro membro da banca: Azevedo, Maria Antonia Ramos de
Quarto membro da banca: Cunha, Maria Isabel da
Quinto membro da banca: Sbardelotto, Vanice Schossler
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão – PR, vinculada à linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação. O objeto de investigação é a Assessoria Pedagógica Universitária (APU), caracterizada como locus formativo das instituições de educação superior, direcionada ao desenvolvimento profissional docente e/ou aos serviços de apoio pedagógico aos discentes. Não há uma forma única e padronizada de assessoramento pedagógico universitário e cada instituição define o direcionamento das ações dos profissionais do setor. Para esta pesquisa, a ênfase está no mapeamento de ações da APU com a formação continuada, relativa ao desenvolvimento profissional docente, no contexto de uma universidade pública brasileira, a Unioeste. Neste sentido, define-se como questão problematizadora: Como está sendo desenvolvido o trabalho do setor de assessoria pedagógica da Unioeste na formação continuada de professores? A partir desta problematização, define-se como objetivo geral apresentar, problematizar e analisar as ações desenvolvidas pelas assessorias pedagógicas na formação continuada dos professores da Unioeste. Como objetivos específicos, delimitam-se, respectivamente: compreender a conjuntura neoliberal, da qual decorre a ausência de políticas públicas de formação continuada de professores na educação superior; identificar a assessoria pedagógica como um espaço para mediação na formação continuada dos professores e responsabilidade social e política das instituições; caracterizar o processo de instituição da assessoria pedagógica universitária na Unioeste. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, caracterizada como estudo de caso. Como principais técnicas, destacam-se a revisão bibliográfica, a análise documental e a utilização de survey. Quanto aos instrumentos, utilizam-se questionários semiabertos não identificados, direcionados aos assessores pedagógicos da Unioeste, participantes da pesquisa. Como recorte temporal, delimita-se o período de 2012 a 2020. Tal escolha se deve ao fato de os cargos de assessoria pedagógica, nesta instituição, terem sido criados em 2012. Para analisar os dados relativos às ações de formação continuada desenvolvidas pelos assessores no período delimitado, emprega-se o referencial de experiências de formação docente proposto por Cunha (2014). Como aporte teórico, utilizam-se os estudos de autores como Almeida (2012), Barreiro (2014), Borges (2010), Broilo (2015), Carrasco (2020), Cunha (2003, 2004, 2005, 2006, 2008, 2010, 2014, 2015), Lucarelli (2012), Moraes (2003) e Xavier (2019). O processo de pesquisa evidencia os contornos que demarcaram a implementação deste serviço na Unioeste, explicitando avanços, limites e possíveis espaços de debate que a assessoria pedagógica pode desenvolver no âmbito da instituição e, de forma mediada, na educação superior.
Abstract: The present research was conducted under the Graduate Program in Education, of Western Paraná State University (Unioeste), the campus of Francisco Beltrão, in the state of Paraná, Brazil, and is bound to the line of research Society, Knowledge, and Education. The subject of investigation is the University Pedagogical Advisory (UPA), a training locus of higher education institutions aimed at teacher professional development and/or pedagogical support centers for students. There is not a single and standardized way of university pedagogical advisory, and each institution defines its advisory guidelines offered to its faculty. This study focuses on the mapping of UPA measures at continuing education, concerning the professional development for professors, in the context of Unioeste, a Brazilian public university. In this sense, the central research question is: how is the work of Unioeste’s pedagogical advisory being developed in the continuing education offered to its professors? Based on this question, the general objective of this investigation is to present, problematize, and analyze measures developed by Unioeste’s pedagogical advisory boards in the continuing education of its faculty. Its specific objectives are, respectively, to understand the neoliberal situation from which the lack of public policies for continuing training for higher education professors arises; to identify the pedagogical advisory as a room for mediation in the continuing education for professors, and social and political accountability of the institutions; to characterize the instituting process of university pedagogical assistance in Unioeste. In methodological terms, it is qualitative, exploratory, and descriptive research, characterized as a case study. The main techniques employed are literature review, document analysis, and the survey. Non-identified semi-open questionnaires were used as a research instrument to interviewing Unioeste’s pedagogical advisory members, participants of the study. The research’s timeline is from 2012 to 2020. This choice is because the positions occupied by the UPAB, in this institution, were established in 2012. To analyze the data related to the continuing education measures offered by Unioeste’s pedagogical advisors in those years, it was employed the teacher training experience referential as proposed by Cunha (2014). As a theoretical contribution, the following authors were used: Almeida (2012), Barreiro (2014), Borges (2010), Broilo (2015), Carrasco (2020), Cunha (2003, 2004, 2005, 2006, 2008, 2010, 2014, 2015), Lucarelli (2012), Moraes (2003), and Xavier (2019). Our research process shows some boundaries defining the implementation of this service in Unioeste, explaining the advances, limits, and possible room for discussion the pedagogical advisory can develop in the institution and, in a mediated manner, in higher education.
Keywords: Educação Superior
Assessoria Pedagógica Universitária
Formação Continuada
Higher Education. University Pedagogical Advisory. Continuing Education.
University Pedagogical Advisory
Continuing Education.
CNPq areas: EDUCAÇÂO: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÂO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: ANTONELLO, Jaqueline. Assessoria pedagógica universitária: o trabalho com a formação continuada de professores na Unioeste. 2021. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5665
Issue Date: 24-May-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jaqueline Antonello 2021.pdf3.3 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons