Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5665
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAntonello, Jaqueline-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3966081550582428por
dc.contributor.advisor1Comar, Sueli Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6006133117596626por
dc.contributor.referee1Comar, Sueli Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6006133117596626por
dc.contributor.referee2Manchope, Elenita Conegero Pastor-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1378975153597545por
dc.contributor.referee3Azevedo, Maria Antonia Ramos de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9683880235696496por
dc.contributor.referee4Cunha, Maria Isabel da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0157149133885713por
dc.contributor.referee5Sbardelotto, Vanice Schossler-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4576535991559238por
dc.date.accessioned2021-11-16T16:47:53Z-
dc.date.issued2021-05-24-
dc.identifier.citationANTONELLO, Jaqueline. Assessoria pedagógica universitária: o trabalho com a formação continuada de professores na Unioeste. 2021. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5665-
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão – PR, vinculada à linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação. O objeto de investigação é a Assessoria Pedagógica Universitária (APU), caracterizada como locus formativo das instituições de educação superior, direcionada ao desenvolvimento profissional docente e/ou aos serviços de apoio pedagógico aos discentes. Não há uma forma única e padronizada de assessoramento pedagógico universitário e cada instituição define o direcionamento das ações dos profissionais do setor. Para esta pesquisa, a ênfase está no mapeamento de ações da APU com a formação continuada, relativa ao desenvolvimento profissional docente, no contexto de uma universidade pública brasileira, a Unioeste. Neste sentido, define-se como questão problematizadora: Como está sendo desenvolvido o trabalho do setor de assessoria pedagógica da Unioeste na formação continuada de professores? A partir desta problematização, define-se como objetivo geral apresentar, problematizar e analisar as ações desenvolvidas pelas assessorias pedagógicas na formação continuada dos professores da Unioeste. Como objetivos específicos, delimitam-se, respectivamente: compreender a conjuntura neoliberal, da qual decorre a ausência de políticas públicas de formação continuada de professores na educação superior; identificar a assessoria pedagógica como um espaço para mediação na formação continuada dos professores e responsabilidade social e política das instituições; caracterizar o processo de instituição da assessoria pedagógica universitária na Unioeste. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, caracterizada como estudo de caso. Como principais técnicas, destacam-se a revisão bibliográfica, a análise documental e a utilização de survey. Quanto aos instrumentos, utilizam-se questionários semiabertos não identificados, direcionados aos assessores pedagógicos da Unioeste, participantes da pesquisa. Como recorte temporal, delimita-se o período de 2012 a 2020. Tal escolha se deve ao fato de os cargos de assessoria pedagógica, nesta instituição, terem sido criados em 2012. Para analisar os dados relativos às ações de formação continuada desenvolvidas pelos assessores no período delimitado, emprega-se o referencial de experiências de formação docente proposto por Cunha (2014). Como aporte teórico, utilizam-se os estudos de autores como Almeida (2012), Barreiro (2014), Borges (2010), Broilo (2015), Carrasco (2020), Cunha (2003, 2004, 2005, 2006, 2008, 2010, 2014, 2015), Lucarelli (2012), Moraes (2003) e Xavier (2019). O processo de pesquisa evidencia os contornos que demarcaram a implementação deste serviço na Unioeste, explicitando avanços, limites e possíveis espaços de debate que a assessoria pedagógica pode desenvolver no âmbito da instituição e, de forma mediada, na educação superior.por
dc.description.abstractThe present research was conducted under the Graduate Program in Education, of Western Paraná State University (Unioeste), the campus of Francisco Beltrão, in the state of Paraná, Brazil, and is bound to the line of research Society, Knowledge, and Education. The subject of investigation is the University Pedagogical Advisory (UPA), a training locus of higher education institutions aimed at teacher professional development and/or pedagogical support centers for students. There is not a single and standardized way of university pedagogical advisory, and each institution defines its advisory guidelines offered to its faculty. This study focuses on the mapping of UPA measures at continuing education, concerning the professional development for professors, in the context of Unioeste, a Brazilian public university. In this sense, the central research question is: how is the work of Unioeste’s pedagogical advisory being developed in the continuing education offered to its professors? Based on this question, the general objective of this investigation is to present, problematize, and analyze measures developed by Unioeste’s pedagogical advisory boards in the continuing education of its faculty. Its specific objectives are, respectively, to understand the neoliberal situation from which the lack of public policies for continuing training for higher education professors arises; to identify the pedagogical advisory as a room for mediation in the continuing education for professors, and social and political accountability of the institutions; to characterize the instituting process of university pedagogical assistance in Unioeste. In methodological terms, it is qualitative, exploratory, and descriptive research, characterized as a case study. The main techniques employed are literature review, document analysis, and the survey. Non-identified semi-open questionnaires were used as a research instrument to interviewing Unioeste’s pedagogical advisory members, participants of the study. The research’s timeline is from 2012 to 2020. This choice is because the positions occupied by the UPAB, in this institution, were established in 2012. To analyze the data related to the continuing education measures offered by Unioeste’s pedagogical advisors in those years, it was employed the teacher training experience referential as proposed by Cunha (2014). As a theoretical contribution, the following authors were used: Almeida (2012), Barreiro (2014), Borges (2010), Broilo (2015), Carrasco (2020), Cunha (2003, 2004, 2005, 2006, 2008, 2010, 2014, 2015), Lucarelli (2012), Moraes (2003), and Xavier (2019). Our research process shows some boundaries defining the implementation of this service in Unioeste, explaining the advances, limits, and possible room for discussion the pedagogical advisory can develop in the institution and, in a mediated manner, in higher education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2021-11-16T16:47:53Z No. of bitstreams: 2 Jaqueline Antonello 2021.pdf: 3375007 bytes, checksum: 4eb58466a73b7222d403b5f8281eeb93 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-16T16:47:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Jaqueline Antonello 2021.pdf: 3375007 bytes, checksum: 4eb58466a73b7222d403b5f8281eeb93 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-05-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Superiorpor
dc.subjectAssessoria Pedagógica Universitáriapor
dc.subjectFormação Continuadapor
dc.subjectHigher Education. University Pedagogical Advisory. Continuing Education.eng
dc.subjectUniversity Pedagogical Advisoryeng
dc.subjectContinuing Education.eng
dc.subject.cnpqEDUCAÇÂO: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÂOpor
dc.titleAssessoria pedagógica universitária: o trabalho com a formação continuada de professores na Unioestepor
dc.title.alternativeUniversity Pedagogical Advisory: the work with continuing training of Unioeste professorseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jaqueline Antonello 2021.pdf3.3 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons