Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/5639
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Cine littera: um festival dionisíaco na construção de uma pedagogia do olhar na sala de aula |
Other Titles: | Cine Littera: a dionisical festival in the construction of a pedagogy of the sight in the classroom |
Autor: | Carvalho, Hêlena Paula Domingos de ![]() |
Primeiro orientador: | Moraes, Denise Rosana da Silva |
Primeiro membro da banca: | Santos, Maria Elena Pires |
Segundo membro da banca: | André, Tamara Cardoso |
Terceiro membro da banca: | Teruya, Teresa Kazuko |
Quarto membro da banca: | Alves, Carla Juliana Galvão |
Resumo: | A pesquisa investiga a inserção do cinema no processo formativo de estudantes do ensino médio de uma escola pública profissionalizante em Agropecuária, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, situada em uma fronteira trinacional, entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai. A intenção é apresentar o cinema como fonte epistemológica e contributo ao ensino, pela mediação pedagógica docente em uma leitura interdisciplinar. Considera, assim, que o conteúdo filosófico-crítico de um filme é processado através de imagens que têm um efeito emocional esclarecedor. Dessa forma, problematiza o olhar com mais acuidade, para a percepção de como as imagens afetam, sensibilizam e perpassam a ação cognoscente. Assim, indaga: Como o cinema na sala de aula possibilita desenvolver uma pedagogia do olhar? Para a investigação, apresenta um projeto empírico por meio de pesquisa-ação. O objetivo geral desta tese centra-se em investigar como o cinema possibilita ressignificar a aprendizagem por meio da pedagogia do olhar. A pesquisa está alicerçada aos fundamentos axiológicos dos Estudos Culturais, que compreende a cultura como um campo de luta em torno da significação social. Fundamenta-se, ainda, nos teóricos que inserem a imagem e o cinema nos quadros de referenciais das teorias póscríticas, mediada pela filosofia da diferença. As impressões, reflexões e vozes, resultantes da pesquisa empírica com estudantes da educação básica, permite argumentar que é possível ler a imagem de forma crítica, na construção teóricometodológica que envolve a pedagogia do olhar com o cinema na sala de aula. A pesquisa, constata que o exercício filosófico é melhor compreendido à luz da razão e da afecção, uma vez, que nem tudo é dizível – mas, exprimível pela imagem e a pedagogia é articuladora dessa possibilidade no processo do ensino e da aprendizagem. |
Abstract: | The research investigates the insertion of the Cinema in the formative process of High School students of a public vocational school specialized in Agriculture, in the city of Foz do Iguaçu, Paraná, situated in a trinational border between Brasil, Argentina and Paraguay. The intention is to present Cinema as an epistemologic source and contribution to teaching, through means of teaching pedagogic mediation in an interdisciplinary reading. Considering that, the critical-philosophical content of a movie is processed through the images that have an emotional enlightening effect. Therefore, problematizes the viewing with more acuity, to the perception of how the images affect, sensibilize and pervade the cognizant action. Consequently, inquires: How the Cinema in the classroom enables the development of the pedagogy of the sight? It features for the investigation, an empirical project through means of action-research. The general objective of this thesis centers in investigating how the Cinema enables to ressignify the learningship through means of the pedagogy of the sight. The research is grounded to the axiological fundamentals of the Cultural Studies, which comprehend the culture as a field of fight around the social signification. It is based, yet, on the theorists that insert the image and the cinema in the frames of referentials of the post-critical theories mediated by the philosophy of the difference. The impressions, reflexions and voices resultant of the empirical research with students of basic education, allows to argument that is possible to read the image in a critical form, in a theoretical-methodological construction which involves the pedagogy of the sight with the Cinema in the classroom. The research, observes that the philosophical exercise is better understood under the light of reason and affection, since, not everything is utterable – but, expressible by the image and the pedagogy is the articulator of this possibility in the process of teaching and learningship. |
Keywords: | Cinema Pedagogia do olhar Educação Estudos culturais Cinema Pedagogy of the sight Education Cultural studies |
CNPq areas: | ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Carvalho, Hêlena Paula Domingos de. Cine littera: um festival dionisíaco na construção de uma pedagogia do olhar na sala de aula. 2021. 196 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/5639 |
Issue Date: | 25-Jun-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Hêlena_Paula_Domingos_de_Carvalho_2021.pdf | Documento principal | 3.74 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License