Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5639
Tipo do documento: Tese
Title: Cine littera: um festival dionisíaco na construção de uma pedagogia do olhar na sala de aula
Other Titles: Cine Littera: a dionisical festival in the construction of a pedagogy of the sight in the classroom
Autor: Carvalho, Hêlena Paula Domingos de 
Primeiro orientador: Moraes, Denise Rosana da Silva
Primeiro membro da banca: Santos, Maria Elena Pires
Segundo membro da banca: André, Tamara Cardoso
Terceiro membro da banca: Teruya, Teresa Kazuko
Quarto membro da banca: Alves, Carla Juliana Galvão
Resumo: A pesquisa investiga a inserção do cinema no processo formativo de estudantes do ensino médio de uma escola pública profissionalizante em Agropecuária, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, situada em uma fronteira trinacional, entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai. A intenção é apresentar o cinema como fonte epistemológica e contributo ao ensino, pela mediação pedagógica docente em uma leitura interdisciplinar. Considera, assim, que o conteúdo filosófico-crítico de um filme é processado através de imagens que têm um efeito emocional esclarecedor. Dessa forma, problematiza o olhar com mais acuidade, para a percepção de como as imagens afetam, sensibilizam e perpassam a ação cognoscente. Assim, indaga: Como o cinema na sala de aula possibilita desenvolver uma pedagogia do olhar? Para a investigação, apresenta um projeto empírico por meio de pesquisa-ação. O objetivo geral desta tese centra-se em investigar como o cinema possibilita ressignificar a aprendizagem por meio da pedagogia do olhar. A pesquisa está alicerçada aos fundamentos axiológicos dos Estudos Culturais, que compreende a cultura como um campo de luta em torno da significação social. Fundamenta-se, ainda, nos teóricos que inserem a imagem e o cinema nos quadros de referenciais das teorias póscríticas, mediada pela filosofia da diferença. As impressões, reflexões e vozes, resultantes da pesquisa empírica com estudantes da educação básica, permite argumentar que é possível ler a imagem de forma crítica, na construção teóricometodológica que envolve a pedagogia do olhar com o cinema na sala de aula. A pesquisa, constata que o exercício filosófico é melhor compreendido à luz da razão e da afecção, uma vez, que nem tudo é dizível – mas, exprimível pela imagem e a pedagogia é articuladora dessa possibilidade no processo do ensino e da aprendizagem.
Abstract: The research investigates the insertion of the Cinema in the formative process of High School students of a public vocational school specialized in Agriculture, in the city of Foz do Iguaçu, Paraná, situated in a trinational border between Brasil, Argentina and Paraguay. The intention is to present Cinema as an epistemologic source and contribution to teaching, through means of teaching pedagogic mediation in an interdisciplinary reading. Considering that, the critical-philosophical content of a movie is processed through the images that have an emotional enlightening effect. Therefore, problematizes the viewing with more acuity, to the perception of how the images affect, sensibilize and pervade the cognizant action. Consequently, inquires: How the Cinema in the classroom enables the development of the pedagogy of the sight? It features for the investigation, an empirical project through means of action-research. The general objective of this thesis centers in investigating how the Cinema enables to ressignify the learningship through means of the pedagogy of the sight. The research is grounded to the axiological fundamentals of the Cultural Studies, which comprehend the culture as a field of fight around the social signification. It is based, yet, on the theorists that insert the image and the cinema in the frames of referentials of the post-critical theories mediated by the philosophy of the difference. The impressions, reflexions and voices resultant of the empirical research with students of basic education, allows to argument that is possible to read the image in a critical form, in a theoretical-methodological construction which involves the pedagogy of the sight with the Cinema in the classroom. The research, observes that the philosophical exercise is better understood under the light of reason and affection, since, not everything is utterable – but, expressible by the image and the pedagogy is the articulator of this possibility in the process of teaching and learningship.
Keywords: Cinema
Pedagogia do olhar
Educação
Estudos culturais
Cinema
Pedagogy of the sight
Education
Cultural studies
CNPq areas: ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Carvalho, Hêlena Paula Domingos de. Cine littera: um festival dionisíaco na construção de uma pedagogia do olhar na sala de aula. 2021. 196 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5639
Issue Date: 25-Jun-2021
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Hêlena_Paula_Domingos_de_Carvalho_2021.pdfDocumento principal3.74 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons