Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5590
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDiniz , Antonio Marcos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2552684359745809por
dc.contributor.advisor1Ahlert, Alvori-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070773522751798por
dc.contributor.referee1Zonin , Wilson João-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2139762598911476por
dc.contributor.referee2Corbari , Fábio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0553616201015094por
dc.contributor.referee3Fiorentin , Marta Izabel Schneider-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7298793826391873por
dc.date.accessioned2021-09-28T18:33:47Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.citationDINIZ , Antonio Marcos. Ética e educação ambiental: práticas docentes da educação básica de Nova Santa Rosa – Paraná. 2020. 132 f. Dissertação ( Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5590-
dc.description.resumoEste estudo busca identificar a presença da Ética Ambiental e da Educação Ambiental na Educação Formal, mais especificamente, na Educação Básica do Município de Nova Santa Rosa, Região Oeste do Estado do Paraná. Teve como objetivo geral investigar as práticas docentes sobre a Ética e a Educação Ambiental na Educação. Apresenta a análise dos questionários dos informantes, trazendo assim a caracterização do perfil docente no contexto da Educação Ambiental na Educação Básica, ou melhor, revela de como se estrutura o conhecimento docente sobre Ética e Educação Ambiental, além do debate, de como a Ética está presente no Desenvolvimento Rural Sustentável. O estudo, inicialmente, foi composto de uma revisão bibliográfica a respeito da Ética Ambiental e Educação Ambiental e, em seguida, traz um delineamento das práticas cotidianas e profissionais de 75 docentes da Educação Básica de Nova Santa Rosa – PR. O estudo conclui que há uma formação insatisfatória em Ética Ambiental e em Educação Ambiental nas formações inicial e continuada da grande maioria dos docentes, apesar de evidenciarem a presença da Educação Ambiental nos documentos escolares. Da mesma forma lê-se uma assincronia entre o cuidado com o ambiental nos discursos e a prática profissional dos mesmos em relação à educação ambiental. Sendo assim acreditamos que senão todos, a grande maioria dos participantes do estudo tem as preocupações com o ambiente, com o esgotamento dos recursos naturais, com as mudanças climáticas, com os desastres climáticos são devido à constante busca do homem pelo lucro, sem reflexão acerca das gerações futuras. Enfim identificamos uma certa preocupação com o momento de crise que vivemos, crise ambiental, crise Ética, não obstante também aprendemos que muito pouco está sendo feito de concreto para a mudança destas situações. Consideramos que o estudo não se esgota aqui, conseguimos no máximo levantar algumas questões que deverão ser apreciadas num estudo mais profundo, para então com mais tempo e intervenções necessárias transformar esta realidade.por
dc.description.abstractThis study questions the presence of environmental ethics and environmental education in formal education, more specifically in basic education in the municipality of Nova Santa Rosa, western Paraná. The general objective was to investigate the teaching practices on Environmental Ethics and Environmental Education in Basic Education through the characterization of the teacher profile in the context of Environmental Education in Basic Education, recognition of how the knowledge on Environmental Ethics and Environmental Education is structured, in addition to the debate how Environmental Ethics is present in Sustainable Rural Development. The study consisted of a bibliographic review about Environmental Ethics and Environmental Education and outlines the daily and professional practices of 75 teachers of Basic Education in Nova Santa Rosa. The study concludes the precariousness of Environmental Ethics and Environmental Education in the initial and continued training of the vast majority of teachers, evidencing the presence of Education A in school documents. Likewise, it demonstrates an asynchrony between the care for the environment in the speeches and their professional practice in relation to Environmental Education. So we believe that if not all, the vast majority of study participants are clear that concerns about the environment, with the depletion of natural resources, with climate change, with climate disasters due to man's constant search for profit, without reflection about future generations, we finally identified a certain concern with the moment of crisis we are experiencing, environmental crisis, ethical crisis, although we also apprehend that, unfortunately there is only this concern, very little is being done to change these situations. We consider that the study does not end here, we have at most raised some questions that should be appreciated in a deeper study, so that with more time and interventions necessary to transform our utopias into reality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2021-09-28T18:33:47Z No. of bitstreams: 2 Antonio Marcos Diniz-2.pdf: 1897641 bytes, checksum: 3884c9c706be7dd852ded9a6b7fba40d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-28T18:33:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Antonio Marcos Diniz-2.pdf: 1897641 bytes, checksum: 3884c9c706be7dd852ded9a6b7fba40d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-12-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Agráriaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentávelpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectÉtica ambientalpor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectDesenvolvimento rural sustentávelpor
dc.subjectPráticas cotidianaspor
dc.subjectPráticas profissionais de docênciapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS AGRÁRIAS:DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVELpor
dc.titleÉtica e educação ambiental: práticas docentes da educação básica de Nova Santa Rosa – Paranápor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antonio_Diniz_2020.pdf1.85 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons