Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5429
Tipo do documento: Dissertação
Title: Interesse e esforço: uma análise histórica a partir da teoria de John Dewey (1859-1952)
Other Titles: Interest and effort: a historical analysis from John Dewey's theory (1859-1952)
Autor: Buzin, Karina dos Santos de Moura 
Primeiro orientador: Favoreto, Aparecida
Primeiro membro da banca: Favoreto, Aparecida
Segundo membro da banca: Chaves, Marta
Terceiro membro da banca: Garcia, Ronaldo Aurélio Gimenes
Quarto membro da banca: Galter, Maria Inalva
Resumo: Esta pesquisa analisou historicamente as categorias de interesse e de esforço a partir da teoria de John Dewey (1859-1852). Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo, visando a compreender a concepção de interesse e de esforço, a partir das influências históricas, políticas, sociais e intelectuais do autor. Apresentou-se o aporte teórico do intelectual sobre as categorias, bem como se investigaram as interpretações de estudiosos contemporâneos sobre o interesse e o esforço. As principais fontes utilizadas referem-se aos livros de Dewey: Vida e Educação (1978), Como Pensamos (1979a), Democracia e Educação (1979b), Experiência e Educação (1979c) e La opinión pública y sus problemas (2004). Constatou-se que, na História da Educação contemporânea, há intérpretes de Dewey sobre as categorias de interesse e de esforço; realizou-se uma revisão bibliográfica em manuais de História da Educação e/ou da Pedagogia, em teses, dissertações e artigos científicos disponíveis na internet ou publicados em livros. Foram selecionados os textos que continham no título, no resumo, nas palavras-chave ou no corpo do texto os seguintes descritores: interesse, esforço e John Dewey. Também, foram estudados os autores que, assim como Dewey, são considerados clássicos nos estudos educacionais e que discutiram as categorias selecionadas, sendo eles: Kant (1724-1804), Herbart (1776-1841), Montessori (1870–1952), Decroly (1871-1932), Claparède (1873-1940), Kilpatrick (1871-1965), Krupskaya (1869-1939), Vigotski (1896-1934), Makarenko (1888-1939) e Gramsci (1891-1937). Posteriormente, buscou-se entender as categorias interesse e esforço para Dewey, relacionando-as à sua teoria de educação e de sociedade democrática. Com base nos estudos realizados notou-se que Dewey, observando as inúmeras transformações sociais de sua época, bem como os debates educacionais sobre a necessidade de uma nova forma de pensar o ensino, possibilitou grandes contribuições para a educação. Sobre as categorias de interesse e de esforço, verificou-se que elas são historicamente discutidas na educação, e, a partir de uma visão de conciliação, Dewey as compõe como parte importante para a constituição da sociedade democrática.
Abstract: This academic research historically analyzed the categories of interest and effort based on the theory of John Dewey (1859-1852). For this purpose, a qualitative study was carried out, aiming at understanding the concept of interest and effort, based on the author's historical, political, social, and intellectual influences. The author's theoretical contribution to the categories was presented, and the interpretations of contemporary scholars about interest and effort were investigated. The main sources used to refer to Dewey's books: Life and Education (1978), How We Think (1979a), Democracy and Education (1979b), Experience and Education (1979c), and La opinión pública y sus problemas (2004). It was found that in contemporary History of Education there are Dewey's interpreters of the categories of interest and effort; therefore, a bibliographic review was carried out in textbooks on History of Education and/or Pedagogy, in theses, dissertations, and scientific articles available on the Internet or published in books. The texts contained in the title, abstract, keywords, or in the body of the text the following descriptors: interest, effort, and John Dewey were selected. We also studied the authors who, like Dewey, are considered classics in educational studies and who discussed the selected categories: Kant (1724-1804), Herbart (1776-1841), Montessori (1870-1952), Decroly (1871-1932), Claparède (1873-1940), Kilpatrick (1871-1965), Krupskaya (1869- 1939), Vigotski (1896-1934), Makarenko (1888-1939), and Gramsci (1891-1937). Subsequently, we sought to understand Dewey's categories of interest and effort, relating them to his theory of education and democratic society. Based on the studies carried out, it was noted that Dewey, observing the numerous social transformations of his time, as well as the educational debates about the need for a new way of thinking about teaching, made possible great contributions to education. About the categories of interest and effort, it was verified that they are historically discussed in education, and, from a conciliation vision, Dewey composes them as an important part of the constitution of a democratic society.
Keywords: História da Educação
John Dewey
Interesse
Esforço
Pedagogia
History of Education
John Dewey
Interest
Effort
Pedagogy
CNPq areas: Sociedade e Educação
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: BUZIN, Karina dos Santos de Moura. Interesse e esforço: uma análise histórica a partir da teoria de John Dewey (1859-1952). 2021. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5429
Issue Date: 24-Feb-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karina_Buzin2021.pdf854.12 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons