Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5429
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBuzin, Karina dos Santos de Moura-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3365324738488967por
dc.contributor.advisor1Favoreto, Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103506424875004por
dc.contributor.referee1Favoreto, Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103506424875004por
dc.contributor.referee2Chaves, Marta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3623759765067532por
dc.contributor.referee3Garcia, Ronaldo Aurélio Gimenes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9007404555091852por
dc.contributor.referee4Galter, Maria Inalva-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7729468520363574por
dc.date.accessioned2021-06-21T11:22:08Z-
dc.date.issued2021-02-24-
dc.identifier.citationBUZIN, Karina dos Santos de Moura. Interesse e esforço: uma análise histórica a partir da teoria de John Dewey (1859-1952). 2021. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5429-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisou historicamente as categorias de interesse e de esforço a partir da teoria de John Dewey (1859-1852). Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo, visando a compreender a concepção de interesse e de esforço, a partir das influências históricas, políticas, sociais e intelectuais do autor. Apresentou-se o aporte teórico do intelectual sobre as categorias, bem como se investigaram as interpretações de estudiosos contemporâneos sobre o interesse e o esforço. As principais fontes utilizadas referem-se aos livros de Dewey: Vida e Educação (1978), Como Pensamos (1979a), Democracia e Educação (1979b), Experiência e Educação (1979c) e La opinión pública y sus problemas (2004). Constatou-se que, na História da Educação contemporânea, há intérpretes de Dewey sobre as categorias de interesse e de esforço; realizou-se uma revisão bibliográfica em manuais de História da Educação e/ou da Pedagogia, em teses, dissertações e artigos científicos disponíveis na internet ou publicados em livros. Foram selecionados os textos que continham no título, no resumo, nas palavras-chave ou no corpo do texto os seguintes descritores: interesse, esforço e John Dewey. Também, foram estudados os autores que, assim como Dewey, são considerados clássicos nos estudos educacionais e que discutiram as categorias selecionadas, sendo eles: Kant (1724-1804), Herbart (1776-1841), Montessori (1870–1952), Decroly (1871-1932), Claparède (1873-1940), Kilpatrick (1871-1965), Krupskaya (1869-1939), Vigotski (1896-1934), Makarenko (1888-1939) e Gramsci (1891-1937). Posteriormente, buscou-se entender as categorias interesse e esforço para Dewey, relacionando-as à sua teoria de educação e de sociedade democrática. Com base nos estudos realizados notou-se que Dewey, observando as inúmeras transformações sociais de sua época, bem como os debates educacionais sobre a necessidade de uma nova forma de pensar o ensino, possibilitou grandes contribuições para a educação. Sobre as categorias de interesse e de esforço, verificou-se que elas são historicamente discutidas na educação, e, a partir de uma visão de conciliação, Dewey as compõe como parte importante para a constituição da sociedade democrática.por
dc.description.abstractThis academic research historically analyzed the categories of interest and effort based on the theory of John Dewey (1859-1852). For this purpose, a qualitative study was carried out, aiming at understanding the concept of interest and effort, based on the author's historical, political, social, and intellectual influences. The author's theoretical contribution to the categories was presented, and the interpretations of contemporary scholars about interest and effort were investigated. The main sources used to refer to Dewey's books: Life and Education (1978), How We Think (1979a), Democracy and Education (1979b), Experience and Education (1979c), and La opinión pública y sus problemas (2004). It was found that in contemporary History of Education there are Dewey's interpreters of the categories of interest and effort; therefore, a bibliographic review was carried out in textbooks on History of Education and/or Pedagogy, in theses, dissertations, and scientific articles available on the Internet or published in books. The texts contained in the title, abstract, keywords, or in the body of the text the following descriptors: interest, effort, and John Dewey were selected. We also studied the authors who, like Dewey, are considered classics in educational studies and who discussed the selected categories: Kant (1724-1804), Herbart (1776-1841), Montessori (1870-1952), Decroly (1871-1932), Claparède (1873-1940), Kilpatrick (1871-1965), Krupskaya (1869- 1939), Vigotski (1896-1934), Makarenko (1888-1939), and Gramsci (1891-1937). Subsequently, we sought to understand Dewey's categories of interest and effort, relating them to his theory of education and democratic society. Based on the studies carried out, it was noted that Dewey, observing the numerous social transformations of his time, as well as the educational debates about the need for a new way of thinking about teaching, made possible great contributions to education. About the categories of interest and effort, it was verified that they are historically discussed in education, and, from a conciliation vision, Dewey composes them as an important part of the constitution of a democratic society.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-06-21T11:22:08Z No. of bitstreams: 2 Karina_Buzin2021.pdf: 874621 bytes, checksum: e646a9f5f59eb3700d9579543cc11147 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-21T11:22:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Karina_Buzin2021.pdf: 874621 bytes, checksum: e646a9f5f59eb3700d9579543cc11147 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-02-24eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectHistória da Educaçãopor
dc.subjectJohn Deweypor
dc.subjectInteressepor
dc.subjectEsforçopor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectHistory of Educationeng
dc.subjectJohn Deweyeng
dc.subjectInteresteng
dc.subjectEfforteng
dc.subjectPedagogyeng
dc.subject.cnpqSociedade e Educaçãopor
dc.titleInteresse e esforço: uma análise histórica a partir da teoria de John Dewey (1859-1952)por
dc.title.alternativeInterest and effort: a historical analysis from John Dewey's theory (1859-1952)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karina_Buzin2021.pdf854.12 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons