Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5388
Tipo do documento: Dissertação
Title: A educação de jovens e adultos no município de Assis Chateaubriand: constituição histórica e possibilidades educativas
Other Titles: Youth and adult education in the Assis Chateaubriand city: historical constitution and educational Possibilities
Autor: Tomim, Solange Rodrigues 
Primeiro orientador: Estrada, Adrian Alvarez
Primeiro membro da banca: Soligo, Valdecir
Segundo membro da banca: Carvalho, Marco Antonio Batista
Terceiro membro da banca: Eckstein, Luiz Carlos
Resumo: Considerando as produções elaboradas nacionalmente que retratam a história da Educação de Jovens e Adultos, o presente trabalho aborda essa modalidade de ensino em cidade interiorana do Estado do Paraná, como possibilidade educativa para adolescentes, jovens e adultos que não conseguiram concluir a escolarização básica em tempo e idade próprias. O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo conhecer e compreender os principais fatos históricos da educação de jovens e adultos no cenário educacional brasileiro e, em paralelo ao âmbito nacional; como foi consolidada essa modalidade de ensino em Assis Chateaubriand. Analisar os principais programas educativos voltados para a Educação de Jovens e Adultos nessa localidade e como podem contribuírem com a formação integral das pessoas, através do processo da escolarização básica. A metodologia utilizada para a efetivação da pesquisa foi a documentais, a bibliográfica e de campo com aplicação de questionários e entrevistas, para alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos, no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Assis Chateaubriand (CEEBJA). Obtivemos ainda, resultados e informações inquietantes quanto a forma em que foi concebida esse modelo de educação e atendimento ao jovem e ao adulto, morador desse município visto que, foram inúmeras tentativas de ações educativas tendo em vista a realidade educacional específica para esse tipo de alunado bem como, a quantidade expressiva de pessoas residentes no município de Assis chateaubriand que ainda necessitam da etapa básica da alfabetização. Consideramos ao final dessa pesquisa que ainda há necessidade de ir mais profundamente nas questões metodológicas de ensino para os jovens e adultos, bem como a formação continuada de professores para atuação nessa modalidade de ensino.
Abstract: Considering the nationally produced productions that portray the history of youth and adult education, the present work deals with this modality of education in the inner city of the State of Paraná, as an educational possibility for adolescents, youths and adults who could not complete basic schooling in time and age. The present research aims to know and understand the main historical facts of the education of young people and adults in the Brazilian educational scenario and parallel to the national scope, as this teaching modality in Assis Chateaubriand was consolidated. To faithfully analyze the main educational programs aimed at youth and adult education in this locality and how they can contribute to the integral formation of people through the process of basic schooling. The methodologies used to carry out the research were documentaries, bibliographies and field interviews with questionnaires and interviews, for students and teachers of Youth and Adult Education, at the State Center for Basic Education for Young and Adult Assis chateaubriand. With this mote of information, the produced text became robust as to the important information that related the historical constitution of this modality of education in that city and region. We also obtained results and disturbing information about the way in which this form of education and care was designed for the young person and the adult, who lived in this municipality, since there were numerous attempts at educational actions in view of the educational reality specific to this type of student as well as the significant number of people residing in the municipality of Assis chateaubriand who still need the basic stage of literacy. We consider at the end of this research that there is still a need to go deeper into the methodological issues of education for young people and adults, as well as the ongoing training of teachers to work in this type of teaching.
Keywords: História da Educação
Educação Popular
Educação de Jovens e Adultos
Políticas Educacionais
CEEBJA
History of Education
Popular Education
Youth and Adult Education
Educational Policies
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: TOMIM, Solange Rodrigues. A educação de jovens e adultos no município de Assis Chateaubriand: constituição histórica e possibilidades educativas. 2019. 178 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5388
Issue Date: 28-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Solange Rodrigues Tomim.pdf1.91 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons