Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5352
Tipo do documento: Dissertação
Title: Produção de texto na base nacional comum curricular: análise crítica a partir da teoria histórico-cultural
Autor: Ferreira, Priscila Zorzan 
Primeiro orientador: André, Tamara Cardoso
Primeiro membro da banca: Marques, Priscila Nascimento
Segundo membro da banca: Martins, Maridelma Laperuta
Resumo: A pesquisa aborda a produção de texto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para as turmas de alfabetização, realizando uma análise crítica a partir da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Busca responder as seguintes questões: a BNCC contempla a produção de texto escrito? Como se pode analisar os objetivos de produção de texto da BNCC à luz da Teoria Histórico-Cultural? O objetivo geral éanalisar criticamente como a BNCC propõe a produção de texto para o primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são: pesquisar o ensino da produção de texto, segundo a Teoria Histórico-Cultural; e analisar as propostas de produção de texto, do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental I, presentes na BNCC, fazendo uma análise crítica a partir da Teoria Histórico-Cultural. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, sistematizada pela análise do documento da BNCC para as turmas de alfabetização. Conclui que a BNCC apresenta objetivos voltados, principalmente, ao ensino mecânico da escrita, com foco no trabalho estrutural e gramatical.
Abstract: The research addresses the text production in the National Curricular Common Base (BNCC), for literacy classes, performing a critical analysis based on Vygotsky's Cultural-Historical Theory. It seeks to answer the following questions: does BNCC contemplate the production of written text? How can BNCC's text production objectives be analyzed in the light of the Cultural-Historical Theory? The general objective is to critically analyze how the BNCC proposes the production of text for the first, second and third grade of Primary School. The specific objectives are: research the teaching of text production, according to the Cultural-Historical Theory; and analyze the proposals for text production, from the first to the third grade of Primary School, present at BNCC, making a critical analysis from the Cultural-Historical Theory. This is a bibliographic and documentary research, systematized by the analysis of the document of the BNCC for literacy classes. It concludes that the BNCC has objectives aimed mainly at the mechanical teaching of writing, with a focus on structural and grammatical work.
Keywords: Produção de texto
BNCC
Teoria histórico-cultural
Text production
BNCC
Cultural-Historical Theory
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Ferreira, Priscila Zorzan. Produção de texto na base nacional comum curricular: análise crítica a partir da teoria histórico-cultural. 2021. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5352
Issue Date: 15-Apr-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Priscila_Zorzan_Ferreira_2021.pdfDocumento principal988.13 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons