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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5300
Tipo do documento: Dissertação
Title: Desenvolvimento e análise de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino da teoria da relatividade restrita
Autor: Martins, Claudinéia de Oliveira 
Primeiro orientador: Zara, Reginaldo Aparecido
Primeiro membro da banca: Lubeck, Marcos
Segundo membro da banca: Parisoto, Mara Fernanda
Resumo: A literatura em Ensino de Física relata obstáculos à inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea no ensino médio, sendo eles de caráter epistemológico e didático ou ligados à formação de professores. Com o intuito de contribuir para esse campo de estudo este trabalho busca desenvolver, aplicar e avaliar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa como apoio ao ensino de conceitos da Teoria da Relatividade Restrita. A Unidade de Ensino Potencialmente Significativa proposta está fundamentada nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Escolhemos a temática da Relatividade, pois na revisão da literatura não foram encontrados muitos trabalhos que investigam os mecanismos envolvidos no processo de construção de conhecimentos em condições reais de sala de aula. Com a implementação da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa objetiva-se investigar se há indicativos da evolução conceitual do grupo de professores participantes da oficina. A abordagem utilizada foi a realização de uma oficina de ensino tendo como tema a Teoria da Relatividade Restrita para um grupo de professores, sendo que este foram avaliados por meio de mapas mentais e conceituais antes e após as intervenções. Quando comparados os resultados referentes a estes dois momentos, observamos que o conjunto das atividades implementadas na Unidade de Ensino Potencialmente Significativa proporcionaram uma evolução conceitual na aprendizagem dos participantes da oficina. Ficou evidenciado, pela análise dos resultados apresentados que as atividades envolvendo os mapas mentais e conceituais possuem a capacidade de conduzir a uma Aprendizagem Significativa. Além disso, a avaliação da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa a partir das contribuições dos professores participantes contribuiu para melhorias na Unidade de Ensino Potencialmente Significativa visando potencializar o material de aprendizagem e a encontrar métodos que facilitem a expressão da compreensão do tema pelos professores em diferentes instrumentos de avaliação, para buscar evidências de como ocorre à evolução do campo conceitual, procedimental e de aplicação da Teoria da Relatividade Restrita ao longo da implementação da proposta didática.
Abstract: The literature on Physics Teaching reports obstacles to the insertion of topics of Modern and Contemporary Physics in high school, being those of epistemological and didactic character or linked to the formation of teachers. In order to contribute to this field of study this work seeks to develop, apply and evaluate a Potentially Meaningful Teaching Unit to support the teaching of concepts of the Theory of Restricted Relativity. The proposed Potentially Meaningful Teaching Unit is based on the principles of Ausubel's Theory of Meaningful Learning. We chose the theme of Relativity, because the literature that investigate the mechanisms involved in the process of knowledge construction in real classroom conditions is scarce. The implementation of the Potentially Meaningful Teaching Unit aims to investigate whether there are indicative of the conceptual evolution of the group of people participating in the proposed activities. The approach used was to hold a teaching workshop on the theme of Theory of Restricted Relativity for a group of teachers, which was evaluated through mental/conceptual maps elaborated before and after the interventions. When comparing the results for these two moments, we observed that the set of activities implemented in the Potentially Meaningful Teaching Unit provided a conceptual evolution in the learning of the workshop participants. It was evident from the analysis of the results presented that activities involving mental and conceptual maps have the ability to lead to an Meaningful Learning. In addition, the Potentially Meaningful Teaching Unit evaluation from the contributions of the participating teachers contributed to improvements in the Potentially Meaningful Teaching Unit aimed at enhancing learning material and finding methods that facilitate students' understanding of the subject in different evaluation tools to seek evidence of how occurs to the evolution of the conceptual, procedural and application fields about Theory of Restricted Relativity along the implementation of the didactic proposal.
Keywords: Ensino de física
Unidade de ensino potencialmente significativa
Relatividade restrita
Aprendizagem significativa
Physics teaching
Potentially meaningful teaching unit
Restricted relattivity theory
Meaningful learning
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Martins, Claudinéia de Oliveira. Desenvolvimento e análise de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino da teoria da relatividade restrita. 2019. 240 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5300
Issue Date: 13-Sep-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

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