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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5236
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação informal e anticomunismo: a iconografia política durante a Era Vargas (1930 – 1945)
Other Titles: Informal education and anticommunism: political iconography during the Vargas era (1930 - 1945)
Autor: Bona, Gabriela Cristina Beltramin De 
Primeiro orientador: Fiuza, Alexandre Felipe
Primeiro membro da banca: Fiuza, Alexandre Felipe
Segundo membro da banca: Favoreto, Aparecida
Terceiro membro da banca: Motta, Rodrigo Patto Sá
Resumo: Este trabalho analisa a relação entre o movimento anticomunista da Era Vargas (1930 a 1945) e a educação informal, tendo como fonte as iconografias políticas divulgadas no período. Estes documentos foram arrolados a partir de fontes periódicas, principalmente a partir dos jornais integralistas, como A Offensiva, Acção e Anauê!, e também de fontes bibliográficas, de autores como Motta (2002) e Fiorucci (2016). A pesquisa bibliográfica compreendeu autoras que voltaram seu olhar para o movimento anticomunista, como Dutra (2012), Carneiro (2002) e Capelato (1998), além dos autores que embasaram o contexto histórico como Fausto (1995), Romanelli (1986) e Hobsbawm (1995). Também se objetivou promover a análise das imagens veiculadas durante o período, abordando suas técnicas de convencimento a partir dos elementos presentes nas mesmas, de suas nuances e de seu alcance na sociedade de então. Para a análise da linguagem iconográfica, contribuíram autores como Cardoso e Vainfas (2012), Bakhtin (2006) e Gasca e Gubern (2011). Estas imagens possuíram um caráter formador no imaginário social, alcançando uma significativa parte da população, até mesmo a iletrada, por reunir elementos de fácil abstração, ainda que abrangesse componentes que iam além da percepção dada à primeira vista. Tais recursos imagéticos contribuem de forma indireta para uma formação educativa, mesmo não estando inseridos no âmbito educativo formal/ escolar. Portanto, por intermédio do conceito de educação informal, estabeleceu-se a relação entre a veiculação iconográfica produzida pela Imprensa no período Vargas e o processo de educação informal.
Abstract: This research analyzes the relationship between the anti-communist movement of the Vargas Era (1930 to 1945) and informal education, based on the political iconographies published in the period. These documents were listed from periodic sources, mainly from integralist newspapers, such as A Offensiva, Acção and Anauê!, and also from bibliographic sources, by authors such as Motta (2002) and Fiorucci (2016). The bibliographic research comprised authors who turned their attention to the anti-communist movement, such as Dutra (2012), Carneiro (2002) and Capelato (1998), in addition to the authors who supported the historical context such as Fausto (1995), Romanelli (1986) and Hobsbawm (1995). It also aimed to promote the analysis of the images broadcast during the period, addressing their techniques of convincing from the elements present in them, their nuances and their reach in society at the time. Authors like Cardoso and Vainfas (2012), Bakhtin (2006) and Gasca and Gubern (2011) contributed to the analysis of iconographic language. These images had a formative character in the social imaginary, reaching a significant part of the population, even the illiterate, for having elements of easy abstraction, although it had components that went beyond the perception given at first sight. Such imagery resources contribute indirectly to an educational formation, even though they are not inserted in the formal / school educational scope. Therefore, through the concept of informal education, the relationship between the iconographic circulation produced by the press in the Vargas period and the informal education process was established.
Keywords: Anticomunismo
Educação informal
Era Vargas
Iconografia política
Anti-communism
Informal education
Era Vargas
Political iconography
CNPq areas: Sociedade e Educação
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: BONA, Gabriela Cristina Beltramin De. Educação informal e anticomunismo: a iconografia política durante a Era Vargas (1930 – 1945). 2020. 156 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5236
Issue Date: 18-Aug-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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