Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5236
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBona, Gabriela Cristina Beltramin De-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5063417895480796por
dc.contributor.advisor1Fiuza, Alexandre Felipe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5432939945934180por
dc.contributor.referee1Fiuza, Alexandre Felipe-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5432939945934180por
dc.contributor.referee2Favoreto, Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103506424875004por
dc.contributor.referee3Motta, Rodrigo Patto Sá-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5564617043735745por
dc.date.accessioned2021-02-22T14:21:08Z-
dc.date.issued2020-08-18-
dc.identifier.citationBONA, Gabriela Cristina Beltramin De. Educação informal e anticomunismo: a iconografia política durante a Era Vargas (1930 – 1945). 2020. 156 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5236-
dc.description.resumoEste trabalho analisa a relação entre o movimento anticomunista da Era Vargas (1930 a 1945) e a educação informal, tendo como fonte as iconografias políticas divulgadas no período. Estes documentos foram arrolados a partir de fontes periódicas, principalmente a partir dos jornais integralistas, como A Offensiva, Acção e Anauê!, e também de fontes bibliográficas, de autores como Motta (2002) e Fiorucci (2016). A pesquisa bibliográfica compreendeu autoras que voltaram seu olhar para o movimento anticomunista, como Dutra (2012), Carneiro (2002) e Capelato (1998), além dos autores que embasaram o contexto histórico como Fausto (1995), Romanelli (1986) e Hobsbawm (1995). Também se objetivou promover a análise das imagens veiculadas durante o período, abordando suas técnicas de convencimento a partir dos elementos presentes nas mesmas, de suas nuances e de seu alcance na sociedade de então. Para a análise da linguagem iconográfica, contribuíram autores como Cardoso e Vainfas (2012), Bakhtin (2006) e Gasca e Gubern (2011). Estas imagens possuíram um caráter formador no imaginário social, alcançando uma significativa parte da população, até mesmo a iletrada, por reunir elementos de fácil abstração, ainda que abrangesse componentes que iam além da percepção dada à primeira vista. Tais recursos imagéticos contribuem de forma indireta para uma formação educativa, mesmo não estando inseridos no âmbito educativo formal/ escolar. Portanto, por intermédio do conceito de educação informal, estabeleceu-se a relação entre a veiculação iconográfica produzida pela Imprensa no período Vargas e o processo de educação informal.por
dc.description.abstractThis research analyzes the relationship between the anti-communist movement of the Vargas Era (1930 to 1945) and informal education, based on the political iconographies published in the period. These documents were listed from periodic sources, mainly from integralist newspapers, such as A Offensiva, Acção and Anauê!, and also from bibliographic sources, by authors such as Motta (2002) and Fiorucci (2016). The bibliographic research comprised authors who turned their attention to the anti-communist movement, such as Dutra (2012), Carneiro (2002) and Capelato (1998), in addition to the authors who supported the historical context such as Fausto (1995), Romanelli (1986) and Hobsbawm (1995). It also aimed to promote the analysis of the images broadcast during the period, addressing their techniques of convincing from the elements present in them, their nuances and their reach in society at the time. Authors like Cardoso and Vainfas (2012), Bakhtin (2006) and Gasca and Gubern (2011) contributed to the analysis of iconographic language. These images had a formative character in the social imaginary, reaching a significant part of the population, even the illiterate, for having elements of easy abstraction, although it had components that went beyond the perception given at first sight. Such imagery resources contribute indirectly to an educational formation, even though they are not inserted in the formal / school educational scope. Therefore, through the concept of informal education, the relationship between the iconographic circulation produced by the press in the Vargas period and the informal education process was established.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-02-22T14:21:08Z No. of bitstreams: 2 Gabriela_Beltramin De Bona2020.pdf: 3876801 bytes, checksum: 74a232d7ff2b7a9f3a31bfc421ae88b7 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-22T14:21:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Gabriela_Beltramin De Bona2020.pdf: 3876801 bytes, checksum: 74a232d7ff2b7a9f3a31bfc421ae88b7 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-08-18eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAnticomunismopor
dc.subjectEducação informalpor
dc.subjectEra Vargaspor
dc.subjectIconografia políticapor
dc.subjectAnti-communismeng
dc.subjectInformal educationeng
dc.subjectEra Vargaseng
dc.subjectPolitical iconographyeng
dc.subject.cnpqSociedade e Educaçãopor
dc.titleEducação informal e anticomunismo: a iconografia política durante a Era Vargas (1930 – 1945)por
dc.title.alternativeInformal education and anticommunism: political iconography during the Vargas era (1930 - 1945)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriela_Beltramin De Bona2020.pdf3.79 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons