Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5234
Tipo do documento: Dissertação
Title: Professores em luta: o Sindicalismo Docente sob a ótica da Imprensa Paranaense (1947-1964)
Other Titles: Fighting Teachers: Teaching trade union under the view of Paranaense Press (1947-1964). 2020
Autor: Dezan, Darlon 
Primeiro orientador: Fiuza, Alexandre Felipe
Primeiro membro da banca: Fiuza, Alexandre Felipe
Segundo membro da banca: Braggio, Ana Karine
Terceiro membro da banca: Bohoslavsky, Ernesto
Resumo: A presente dissertação tem por finalidade básica analisar o modo como a imprensa paranaense, entre os anos de 1947 a 1964 divulgou as ações do professorado da rede pública e privada paranaense, enquanto organização da classe trabalhadora. Através do portal da Hemeroteca Digital, vinculado à Biblioteca Nacional, selecionou-se notícias de três jornais paranaenses: O Dia, Correio do Paraná e Diário da Tarde. Amparado pelas fontes periódicas e pela bibliografia levantada, as análises se pautaram na observação das relações de poder, tendo como marco teórico central o materialismo histórico e dialético, principalmente no exame das relações e embates inerentes ao Estado, à Economia e à Educação. Para o estudo das matérias veiculadas pelos periódicos pesquisados, valeu-se ainda dos conceitos expressados por Bakhtin e por seus intérpretes, como é o caso da dialogia, que auxiliam sobremaneira na compreensão das relações entre a linguagem e a sociedade. Por sua vez, o recorte espacial se pautou no caso do Paraná, tendo como marco temporal o período compreendido entre o final do Estado Novo e o pré-golpe civil-militar de 1964. Esta pesquisa acadêmica teve como foco precípuo não unicamente a análise do discurso produzido sobre os professores em luta, mas também a proposição de uma narrativa desse período da história da educação do Paraná. Por conseguinte, almejou-se contribuir com este estudo para a reflexão sobre a construção de uma imagem do professor no imaginário social paranaense.
Abstract: The main purpose of this dissertation is to analyze the way in which the Paraná press, between the years 1947 to 1964, publicized the actions of the teachers of the public and private network in Paraná, as an organization of the working class. Through the portal of the Hemeroteca Digital, linked to the National Library, news from three Paraná newspapers was selected: O Dia, Correio do Paraná and Diário da Tarde. Supported by the periodic sources and the bibliography, the analyzes were based on the observation of power relations, having as a central theoretical framework historical and dialectical materialism, mainly in the examination of the relations and conflicts inherent to the State, the Economy and Education. For the study of the materials conveyed by the researched periodicals, he also used the concepts expressed by Bakhtin and his interpreters, as is the case with dialogue, which greatly help in understanding the relationship between language and society. In turn, the spatial approach was based on the case of Paraná, with the period between the end of the Estado Novo and the civil-military pre-coup of 1964 as its time frame. This academic research had as its primary focus not only the analysis of the discourse produced about teachers in struggle, but also the proposition of a narrative from this period in the history of education in Paraná. Consequently, the aim was to contribute to this study to reflect on the construction of an image of the teacher in the social imaginary of Paraná.
Keywords: História da Educação do Paraná
Dialogia
Imprensa
História dos Professores
History of Education in Paraná
Dialogy
Press
History of Teachers
CNPq areas: Sociedade, Estado e Educação
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: DEZAN, Darlon. Professores em luta: o Sindicalismo Docente sob a ótica da Imprensa Paranaense (1947-1964). 2020. 183 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5234
Issue Date: 17-Aug-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Darlon_Dezan2020.pdf5.12 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons