Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5234
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDezan, Darlon-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0508398168145419por
dc.contributor.advisor1Fiuza, Alexandre Felipe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5432939945934180por
dc.contributor.referee1Fiuza, Alexandre Felipe-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5432939945934180por
dc.contributor.referee2Braggio, Ana Karine-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1712426299672608por
dc.contributor.referee3Bohoslavsky, Ernesto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6721882437804264por
dc.date.accessioned2021-02-22T13:33:02Z-
dc.date.issued2020-08-17-
dc.identifier.citationDEZAN, Darlon. Professores em luta: o Sindicalismo Docente sob a ótica da Imprensa Paranaense (1947-1964). 2020. 183 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5234-
dc.description.resumoA presente dissertação tem por finalidade básica analisar o modo como a imprensa paranaense, entre os anos de 1947 a 1964 divulgou as ações do professorado da rede pública e privada paranaense, enquanto organização da classe trabalhadora. Através do portal da Hemeroteca Digital, vinculado à Biblioteca Nacional, selecionou-se notícias de três jornais paranaenses: O Dia, Correio do Paraná e Diário da Tarde. Amparado pelas fontes periódicas e pela bibliografia levantada, as análises se pautaram na observação das relações de poder, tendo como marco teórico central o materialismo histórico e dialético, principalmente no exame das relações e embates inerentes ao Estado, à Economia e à Educação. Para o estudo das matérias veiculadas pelos periódicos pesquisados, valeu-se ainda dos conceitos expressados por Bakhtin e por seus intérpretes, como é o caso da dialogia, que auxiliam sobremaneira na compreensão das relações entre a linguagem e a sociedade. Por sua vez, o recorte espacial se pautou no caso do Paraná, tendo como marco temporal o período compreendido entre o final do Estado Novo e o pré-golpe civil-militar de 1964. Esta pesquisa acadêmica teve como foco precípuo não unicamente a análise do discurso produzido sobre os professores em luta, mas também a proposição de uma narrativa desse período da história da educação do Paraná. Por conseguinte, almejou-se contribuir com este estudo para a reflexão sobre a construção de uma imagem do professor no imaginário social paranaense.por
dc.description.abstractThe main purpose of this dissertation is to analyze the way in which the Paraná press, between the years 1947 to 1964, publicized the actions of the teachers of the public and private network in Paraná, as an organization of the working class. Through the portal of the Hemeroteca Digital, linked to the National Library, news from three Paraná newspapers was selected: O Dia, Correio do Paraná and Diário da Tarde. Supported by the periodic sources and the bibliography, the analyzes were based on the observation of power relations, having as a central theoretical framework historical and dialectical materialism, mainly in the examination of the relations and conflicts inherent to the State, the Economy and Education. For the study of the materials conveyed by the researched periodicals, he also used the concepts expressed by Bakhtin and his interpreters, as is the case with dialogue, which greatly help in understanding the relationship between language and society. In turn, the spatial approach was based on the case of Paraná, with the period between the end of the Estado Novo and the civil-military pre-coup of 1964 as its time frame. This academic research had as its primary focus not only the analysis of the discourse produced about teachers in struggle, but also the proposition of a narrative from this period in the history of education in Paraná. Consequently, the aim was to contribute to this study to reflect on the construction of an image of the teacher in the social imaginary of Paraná.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-02-22T13:33:02Z No. of bitstreams: 2 Darlon_Dezan2020.pdf: 5247380 bytes, checksum: 4085032beb045760060d9d6e7fcd6642 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-22T13:33:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Darlon_Dezan2020.pdf: 5247380 bytes, checksum: 4085032beb045760060d9d6e7fcd6642 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-08-17eng
dc.description.sponsorshipFundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA)por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectHistória da Educação do Paranápor
dc.subjectDialogiapor
dc.subjectImprensapor
dc.subjectHistória dos Professorespor
dc.subjectHistory of Education in Paranáeng
dc.subjectDialogyeng
dc.subjectPresseng
dc.subjectHistory of Teacherseng
dc.subject.cnpqSociedade, Estado e Educaçãopor
dc.titleProfessores em luta: o Sindicalismo Docente sob a ótica da Imprensa Paranaense (1947-1964)por
dc.title.alternativeFighting Teachers: Teaching trade union under the view of Paranaense Press (1947-1964). 2020eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Darlon_Dezan2020.pdf5.12 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons