Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5216
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Jéssica Fernanda Wessler-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4442971127286847por
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Ireni Marilene Zago-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727859600733159por
dc.contributor.referee1Figueiredo, Ireni Marilene Zago-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727859600733159por
dc.contributor.referee2Cossetin, Márcia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7641442717354036por
dc.contributor.referee3Sandri, Simone-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3367117319415296por
dc.contributor.referee4Mirales, Rosana-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2992695016868551por
dc.date.accessioned2021-02-04T14:27:33Z-
dc.date.issued2020-08-18-
dc.identifier.citationFERREIRA, Jéssica Fernanda Wessler. A contribuição do Assistente Social para a permanência dos estudantes nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal do Paraná - IFPR. 2020. 129 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5216-
dc.description.resumoA expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica contribuiu para o acesso da classe trabalhadora às instituições de nível superior e, com a criação dos Institutos Federais de Educação (IFs), em 2008, ampliou-se o acesso aos Cursos Técnicos de Nível Médio. Com o acesso da classe trabalhadora ao Ensino Superior e ao Ensino Profissional surgiu a preocupação com a sua permanência na Rede Federal, no sentido de atender suas demandas de subsistência. O PNAES (2010) objetivou, portanto, ampliar as condições para a permanência dos estudantes, sendo também o principal responsável pela inserção do Assistente Social no âmbito da Educação Federal. Dessa forma, esta dissertação investiga quais são os desafios e as possibilidades do trabalho do Assistente Social em relação à permanência dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFPR. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com a participação de 10 Assistentes Sociais, que trabalham nos Campi do IFPR. A problemática de investigação foi: em que medida as dimensões da atuação do Assistente Social, embasada pelas ações da Assistência Estudantil, contribuem para a permanência dos estudantes nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFPR? Os objetivos específicos foram: a) Historicizar a profissão do Serviço Social, tendo como referência a crise estrutural do capital, as Políticas Neoliberais e as Políticas Sociais/Políticas Educacionais; b) Analisar as possibilidades e os desafios relacionados ao desenvolvimento das ações dos Assistentes Sociais, com vistas à permanência dos estudantes nos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal do Paraná - IFPR. Foi possível inferir, por meio dos resultados da pesquisa, que os Assistentes Sociais, a partir de suas competências e atribuições fundamentadas nos princípios ético-políticos da profissão, contribuem com a permanência dos estudantes nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFPR, por meio da orientação dos estudantes e de suas famílias e da promoção de espaços de estudos sobre o acesso às políticas sociais.por
dc.description.abstractThe expansion of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education contributed to the working class’ access to higher education institutions and, with the creation of the Federal Institutes of Education (IFs), in 2008, the access to Technical Courses of Medium level expanded. With the access of the working class to Higher Education and Professional Education, the concern arose about their permanence in the Federal Network, in order to meet their subsistence demands. The PNAES (2010) aimed, therefore, to expand the conditions for the permanence of the students, being also the main responsible for the insertion of the Social Work Assistant in the field of Federal Education. In this way, this dissertation investigates what are the challenges and the possibilities of the work of the Social Work Assistant in relation to the permanence of the students of the Technical Courses Integrated to the High School of the IFPR. The research, with a qualitative approach, counted with the participation of 10 Social work Assistants, who work in the IFPR Campuses. The research’s problem was: to what extent do the dimensions of the Social Work Assistant's performance, based on the actions of Student Assistance, contribute to the permanence of students in the IFPR's Technical courses Integrated to High School? The specific objectives were: a) Historicizing the profession of Social Work, having as reference the structural crisis of the capital, the Neoliberal Policies and the Social Policies / Educational Policies; b) Analyze the possibilities and challenges related to the development of the actions of Social work Assistants aiming to the permanence of students in Technical Courses integrated to High School at the Federal Institute of Paraná - IFPR. It was possible to infer, through the results of the research, that the Social Work Assistants, based on their competences and attributions guided by the ethical-political principles of the profession, contribute to the permanence of students in the Technical Courses Integrated to High School of IFPR, through the orientation of students and their families and the promotion of study spaces about the access to social policies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-02-04T14:27:33Z No. of bitstreams: 2 Jessica_Ferreira2020.pdf: 1336089 bytes, checksum: 9cc63b80669dc6540897f3ef68dca6e2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-04T14:27:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Jessica_Ferreira2020.pdf: 1336089 bytes, checksum: 9cc63b80669dc6540897f3ef68dca6e2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-08-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectServiço Socialpor
dc.subjectEvasão Escolarpor
dc.subjectCursos Técnicos Integrados ao Ensino Médiopor
dc.subjectInstitutos Federais de Educação (IFs)por
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSocial workeng
dc.subjectSchool dropouteng
dc.subjectTechnical Courses Integrated to High Schooleng
dc.subjectFederal Institutes of Education (IFs)eng
dc.subject.cnpqSociedade e Educaçãopor
dc.titleA contribuição do Assistente Social para a permanência dos estudantes nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal do Paraná - IFPRpor
dc.title.alternativeThe contribution of the Social Work Assistant for the permanence of students in Technical Courses Integrated to High School at the Federal Institute of Paraná – IFPReng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jessica_Ferreira2020.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons