Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/5107
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Matos, Luis Miguel Barudi de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4812753175780745 | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, José Carlos dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8774702624197992 | por |
dc.contributor.referee1 | Moraes, Denise Rosana da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6545283027670184 | por |
dc.contributor.referee2 | Aguirre, Lissandra Espinosa de Mello | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8331838960773909 | por |
dc.contributor.referee3 | Pasini, Juliana Fátima Serraglio | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0755566438950766 | por |
dc.contributor.referee4 | Walker, Maristela Rosso | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0575598592447642 | por |
dc.date.accessioned | 2020-11-18T16:43:02Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-30 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Luis Miguel Barudi de. Fronteiras do ensino jurídico: entre o marco regulatório e as tecnologias emancipatórias. 2020. 226 f. Tese (Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unioeste.br/handle/tede/5107 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem origem nos questionamentos oriundos da minha experiência pessoal no meio acadêmico, em especial como professor e coordenador de curso jurídico. O problema de pesquisa está na incapacidade do ensino jurídico em cumprir sua função social, fundada nas demandas sociais da cibercultura, decorrentes das relações socioeconômicas, políticas, ideológicas e culturais. Como hipóteses iniciais para o problema, estão a estruturação curricular dos cursos de Direito e sua desconexão da realidade social dos sujeitos, a metodologia de ensino utilizada e a relação entre professor-alunos e o fundamento epistemológico racionalista. Como proposta, apresentamos a possibilidade de idealização de atividades pedagógicas baseadas em um projeto integrador, transversal e interdisciplinar, como forma de implantar uma pedagogia crítica e transformadora e enfrentar a disfunção indicada. O método de pesquisa utilizado foi o histórico, com base na pesquisa documental e bibliográfica. A interpretação dos dados coletados foi realizada por meio do método funcionalista. Inicialmente foi analisada a origem histórica do ensino jurídico no Brasil e os marcos regulatórios que serviram de referência para sua organização. Num segundo momento, a investigação se debruçou sobre o conceito de tecnologia e as transformações da realidade social sob o prisma da sociedade em rede e da cibercultura e as relações existentes com a educação jurídica, com base nas formas de produção e transmissão do conhecimento. A partir dessa perspectiva, apresentamos um modelo de ensino jurídico emancipatório e transformador para o ensino jurídico, utilizando metodologias ativas e tecnologias de informação e comunicação, como forma de atender à sua função social. O modelo apresentado busca, ao associar a formação técnico-jurídica à formação ético-política uma hibridação atualmente inexistente no paradigma tradicional. No quadro exposto, o ensino jurídico deve ter na hibridação o seu objetivo e não o seu método. | por |
dc.description.abstract | El presente estudio tiene su origen en las cuestiones que surgen de mi experiencia personal en la academia, especialmente como profesor y coordinador de curso de Derecho. El problema de la investigación radica en la incapacidad de la educación jurídica en cumplir su función social, fundada en las demandas sociales de la cibercultura, derivadas de las relaciones socioeconómicas, políticas, ideológicas y culturales. Como hipótesis iniciales para el problema, están la estructuración curricular de los cursos de Derecho y su desconexión de la realidad social de los sujetos, la metodología de enseñanza utilizada y la relación entre docentes-alumnos y el fundamento epistemológico racionalista. Como propuesta, presentamos la posibilidad de idealizar actividades pedagógicas basadas en un proyecto integrador, transversal e interdisciplinario, como forma de implementar una pedagogía crítica y transformadora y enfrentar la disfunción indicada. El método de investigación utilizado fue el histórico, basado en la investigación documental y bibliográfica. La interpretación de los datos recopilados se realizó utilizando el método funcionalista. Inicialmente, se analizó el origen histórico de la educación jurídica en Brasil y los marcos regulatorios que sirvieron de referencia para su organización. En un segundo paso, la investigación se centró en el concepto de tecnología y las transformaciones de la realidad social desde la perspectiva de la sociedad en red y la cibercultura y las relaciones existentes con la educación jurídica, basadas en las formas de producción y transmisión del conocimiento. Desde esta perspectiva, presentamos un modelo de educación jurídica emancipadora y transformadora para la educación jurídica, utilizando metodologías activas y tecnologías de información y comunicación, como una forma de cumplir con su función social. El modelo presentado busca, al asociar la capacitación técnico-legal con la capacitación ético-política, una hibridación que actualmente no existe en el paradigma tradicional. En el marco anterior, la educación jurídica debe tener la hibridación como objetivo y no como método. | spa |
dc.description.abstract | The present work originates from the questioning derived from my personal experience in the academic community, especially as a professor and coordinator of the law course. The research problem lies in the inability of legal education to fulfill its social function, founded on the social demands of cyberculture, arising from socioeconomic, political, ideological and cultural relations. As initial hypotheses for the problem are the curricular structuring of Law courses and their disconnection from the subjects' social reality, the teaching methodology used and the relationship between professors students and the rationalist epistemological foundation. As a proposal, we present the possibility of idealizing pedagogical activities based on an integrative, transversal and interdisciplinary project, as a way to implement a critical and transformative pedagogy and face the indicated dysfunction. The research method used was historical, based on documentary and bibliographic research. The interpretation of the collected data was performed using the functionalist method. Initially, the historical origin of legal education in Brazil and the regulatory frameworks that served as a reference for its organization were analyzed. In a posterior moment, the investigation focused on the concept of technology and the transformations of social reality from the perspective of network society and cyberculture and the existing relations with legal education, based on the forms of development and transmission of knowledge. From this perspective, we present a model of emancipatory and transformative legal education for legal education, using active methodologies and information and communication technologies, as a way to meet its social function. The model presented seeks, by associating technical-legal training with ethical-political training, a hybridization that currently does not exist in the traditional paradigm. In the exposed framework, legal education must have hybridization as its objective and not its method. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Wagner Junior (wagner.junior@unioeste.br) on 2020-11-18T16:43:02Z No. of bitstreams: 2 Luis_Miguel_Barudi_de_Matos_2020.pdf: 1880088 bytes, checksum: 80e19a09d8e89c33ac9ce49d4e24a9dc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-11-18T16:43:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Luis_Miguel_Barudi_de_Matos_2020.pdf: 1880088 bytes, checksum: 80e19a09d8e89c33ac9ce49d4e24a9dc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-03-30 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação Letras e Saúde | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Ensino jurídico | por |
dc.subject | Marco regulatório | por |
dc.subject | Cibercultura | por |
dc.subject | Metodologias ativas | por |
dc.subject | Hibridação | por |
dc.subject | Educación jurídica | spa |
dc.subject | Marco regulatorio | spa |
dc.subject | Cibercultura | spa |
dc.subject | Metologías activas | spa |
dc.subject | Hibridación | spa |
dc.subject | Legal education | eng |
dc.subject | Regulatory framework | eng |
dc.subject | Cyberculture | eng |
dc.subject | Active methodologies | eng |
dc.subject | Hybridization | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | por |
dc.title | Fronteiras do ensino jurídico: entre o marco regulatório e as tecnologias emancipatórias | por |
dc.title.alternative | Borders of legal education: between the regulatory framework and emancipatory technologies | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.publisher.campus | Foz do Iguaçu | por |
Appears in Collections: | Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Luis_Miguel_Barudi_de_Matos_2020.pdf | Documento principal | 1.84 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License