Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5067
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBerger, Carlos Norberto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3553626211006822por
dc.contributor.advisor1Klauck, Samuel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0473749689984547por
dc.contributor.referee1Ozelame, Josiele Kaminski Corso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8181629756218639por
dc.contributor.referee2Santos, José Carlos dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8774702624197992por
dc.contributor.referee3Campos, Breno Martins-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6935599495762856por
dc.contributor.referee4Gabatz, Celso-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7404950936752263por
dc.contributor.referee5Mezzomo, Frank Antônio-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3360323221539136por
dc.date.accessioned2020-10-27T13:07:55Z-
dc.date.issued2020-05-08-
dc.identifier.citationBERGER, Carlos Norberto. As representações das mulheres em obras pentecostais das igrejas Assembléia de Deus e Universal do Reino de Deus. 2020. 232 f. Tese (Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5067-
dc.description.resumoEsta tese aborda a inter-relação das representações que se fazem das mulheres em obras pentecostais e os interesses das instituições que as publicam e as divulgam. As igrejas aqui implicadas são pentecostais, sendo a Igreja Assembleia de Deus (IAD) do Pentecostalismo Clássico e a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) do Neopentecostalismo. São analisadas como as representações das mulheres construídas nas obras, aqui em pauta, correspondem às estratégias de poder das instituições nas quais são produzidas. Busca-se identificar as relações entre a construção das representações em obras pentecostais editadas pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) e pela Universal Produções (UNIPRO) e os objetivos das igrejas implicadas nessas publicações. Isso demandou que se historicizassem os deslocamentos e as transformações no campo religioso a partir da erupção dessas instituições; que se identificassem as relações entre os discursos presentes nessas obras e as doutrinas de suas igrejas; que se entendesse as aproximações entre as representações das mulheres produzidas nas obras e as estratégias de poder das igrejas que as produzem; que se desse visibilidade aos enunciados que, na construção das representações das mulheres, tornaram os dogmas resilientes para que as mulheres de hoje possam deles se aproximar e; por fim, que se apontassem para as consonâncias e as dissonâncias existentes entre as duas instituições. Optou-se por uma pesquisa qualitativa e interdisciplinar que permitisse analisar essas obras na “juntura” do discurso e das instituições que produzem e fazem circular seus enunciados, o que foi possível com o acionamento de algumas ferramentas da Análise do Discurso. O corpus desta pesquisa é composto de 11 obras, publicadas entre os anos de 2000 e 2017, escritas por mulheres e direcionadas às mulheres, sendo seis publicadas pela CPAD e cinco publicadas pela UNIPRO, editoras oficiais da IAD e da IURD, respectivamente. Entendem-se aqui as representações como determinadas pelos interesses dos grupos que as forjam, para por meio delas construírem o desejo social, as normas e os valores. Pode se afirmar que embora haja dissonâncias entre uma e outra obra, entre uma e outra instituição, prevalece um discurso voltado a produzir identidades essencialistas, que representam as mulheres atreladas a uma suposta “essência feminina” ou “natureza feminina”, portanto para uma mulher idealizada. A partir dela, todas as mulheres são posicionadas como mais distantes ou mais próximas de Eva, a pecadora, por um lado, e da “mulher virtuosa” por outro. A análise demonstrou que essa maneira de representar a mulher é uma forma de fazê-la atuar intensamente pela instituição. Constatou que a construção dessa posição subsidia as estratégias que visam a ordenar a vida eclesiástica, estabelecendo grupos humanos em distintas posições de poder de forma que de cada posição se extraia o máximo para a maquinaria que produz e sustenta a própria instituição. Conclui-se existir uma clara aproximação das representações que essas obras fazem das mulheres com as estratégias de poder das instituições que publicaram seus discursos.por
dc.description.abstractThis thesis addresses the interrelationship between how women are represented in Pentecostal publications and the interests of the institutions that publish and disseminate them. The study involved two Pentecostal churches: the Assembly of God Church (IAD) from Classical Pentecostalism, and the Universal Church of the Kingdom of God (IURD) from Neopentecostalism. The study analysed how the representations of women in the Pentecostal publications correspond to the power strategies of the institutions in which they are produced. We sought to identify the relationship between the construction of representations on women in Pentecostal books published by the Publishing House of Assembly of God (CPAD) and the Universal Productions (UNIPRO) and the objectives of the churches involved in these publications. This demanded some procedures: to historicize the displacements and transformations in the religious field since the birth of these institutions; to identify the relationships between the discourses that surface in these works as well as the doctrines of their churches; to understand the connections between the representations of women produced in the works and the power strategies that produce them; to provide visibility to the statements that, in the construction of representations of women, changed dogmas so resilient that today's women can approach them; and, finally, to provide visibility to the consonances and dissonances of the two institutions. A qualitative approach in an interdisciplinary perspective was adopted, so it was possible to analyse these works in the 'junction' of the discourse and of the institutions that, through their publishers, produce and spread their statements. For that purpose the some tools of Discourse Analysis were used. The corpus on which the research was based consists of eleven books published from 2000 and 2017, written by women and aimed at women. Six of them were published by CPAD and five, by UNIPRO, official editors of IAD and IURD, respectively. Representations are understood here as determined by the interests of the groups that forge them, in order to build social desire, norms and values through them. Thus, we state that, although there are dissonances between the works, and the institutions, a discourse aimed at producing essentialist identities prevails, representing women linked to a supposed 'feminine essence' or 'feminine nature', and therefore to an idealized woman. From this perspective, all women are positioned, on the one hand, as more distant or closer to Eve, the sinner, and, on the other hand, as the 'virtuous woman'. The analysis showed that this way of representing women is a way of having them work intensively for the institution. It was found that the construction of this position subsidises the strategies aiming at ordering ecclesiastical life, establishing human groups in different positions of power, so that from each position the maximum is extracted for the machinery that produces and sustains the institution itself. It was concluded that there is a clear interdependence between what is proposed by the representations that these publications make of women and the power strategies of the institutions that published them.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Wagner Junior (wagner.junior@unioeste.br) on 2020-10-27T13:07:55Z No. of bitstreams: 2 Carlos_Norberto_Berger_2020.pdf: 7353247 bytes, checksum: 9b1bbf25b96e599424ca96b3333bfabf (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-27T13:07:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Carlos_Norberto_Berger_2020.pdf: 7353247 bytes, checksum: 9b1bbf25b96e599424ca96b3333bfabf (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-05-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectRepresentaçõespor
dc.subjectMulherespor
dc.subjectIgrejaspor
dc.subjectPentecostaispor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectRepresentationseng
dc.subjectWomeneng
dc.subjectPentecostaleng
dc.subjectChurcheseng
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.titleAs representações das mulheres em obras pentecostais das igrejas Assembléia de Deus e Universal do Reino de Deuspor
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carlos_Norberto_Berger_2020.pdfDocumento principal7.18 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons