Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/4829
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Uma Viagem Com Calvino: Passeios Entre Literatura, Crítica e Ensaística |
Other Titles: | A Journey with Calvino: Walks Through Literature, Critique, and Essay Writing Un viaggio con Calvino: Passeggiate Fra Letteratura, Critica e Saggistica |
Autor: | Guarda, Alessandra Camila Santi ![]() |
Primeiro orientador: | Alves, Lourdes Kaminski |
Primeiro membro da banca: | Menon, Maurício Cesar |
Segundo membro da banca: | Silva, Acir Dias da |
Terceiro membro da banca: | Cruz , Antonio Donizeti da |
Resumo: | A presente pesquisa tem como proposta aprofundar estudos sobre a obra de Italo Calvino, para isso se intenta verificar e analisar quais temáticas e elementos estéticos recorrentes na produção ensaística e literária de Italo Calvino que o caracterizam como contemporâneo, nos termos propostos de Giorgio Agamben. O estudo se realiza com base na produção ensaística de Calvino e na obra Il visconte dimezzato (1952), presente na trilogia I nostri antenati (1960). Verificamos também como as ideias desenvolvidas por Calvino sobre literatura se articulam com sua própria obra literária. Buscamos fundamento teórico nas elaborações conceituais sobre a noção de contemporâneo em Giorgio Agamben, por compreender que tais elaborações nos ajudam a pensar a produção crítica e literária no contexto das humanidades, com as quais contribuiu Calvino em obras como Seis propostas para o próximo milênio (1990) e Por que ler os clássicos (1993a). Destacam-se de sua produção literária e ensaística textos que apresentam formulações conceituais caras aos estudos de literatura e de crítica literária na contemporaneidade, sobretudo observamos que pensar o que configura o contemporâneo foi para Calvino uma constante, a exemplo das Seis propostas para o próximo milênio e dos ensaios reunidos nos livros Assunto encerrado (2009), Coleção de areia (2010), Mundo escrito e mundo não escrito (2015). Também, a correspondência de Italo Calvino Lettere 1940-1985 (2000) contempla o desejo de pensar categorias estéticas e filosóficas para compreender a produção literária e de outras linguagens artísticas de seu tempo. Considerando o estilo da narrativa Il visconte dimezzato, elegemos os valores Leveza e Multiplicidade articulados à arte combinatória como categorias de análise desta. A pesquisa encontra subsídios teóricos e analíticos no campo múltiplo da literatura e outras áreas do conhecimento e nas relações entre a literatura e filosofia do contemporâneo. |
Abstract: | This research aims to deepen studies on the work of Italo Calvino, for this
purpose, it is intended to verify and analyze which themes and aesthetic elements are recurrent
in Italo Calvino’s essay and literary production, which characterize him as contemporary, in the
terms proposed by Giorgio Agamben. The study is based on the essay production of Calvino
and the work Il visconte dimezzato (1952), part of the I nostri antenati (1960) trilogy, more
specifically, we verify how the ideas developed by Calvino on literature are articulated with his
own literary work. We look for theoretical basis in the conceptual elaborations on the notion of
contemporary in Giorgio Agamben, since we understand that such elaborations help us to reflect
on the critical and literary production in the context of the humanities, with which Calvino
contributed in works such as Seis propostas para o próximo milênio (1990) and Por que ler os
clássicos (1993). From his literary and essayistic production, texts that present conceptual
formulations that are dear to the studies of literature and literary criticism stand out in the
contemporary world. Mainly, we observe that thinking about what constitutes the contemporary
was a constant for Calvino, like the Seis propostas para o próximo milênio and the essays
compiled in the books Assunto encerrado (2009), Coleção de areia (2010), Mundo escrito e
mundo não escrito (2015). Also, the correspondence of Italo Calvino, Lettere 1940-1985 (2000),
contemplates the desire to devise aesthetic and philosophical categories to understand the
literary production and other artistic languages of his time. Considering the style of the narrative
Il visconte dimezzato, we chose the values Lightness and Multiplicity linked to combinatorial
art, as categories of analysis of this work. The research is theoretically and analytically guided
by the multiple field of literature and other areas of knowledge, and in the relation between
contemporary literature and philosophy. Lo scopo di questa ricerca è approfondire gli studi sull'opera di Italo Calvino, con l’obiettivo di verificare e analizzare quali temi ed elementi estetici ricorrenti nella produzione saggistica e letteraria di Italo Calvino che lo caratterizzano come contemporaneo, nei termini proposti da Giorgio Agamben . Lo studio si basa sulla produzione saggistica di Calvino e sull'opera Il visconte dimezzato (1952), presente nella trilogia I nostri antenati (1960). Vediamo anche come le idee sviluppate da Calvino sulla letteratura sono articolate con la sua stessa opera letteraria. Cerchiamo basi teoriche nelle elaborazioni concettuali sul concetto di contemporaneo in Giorgio Agamben, per capire che tali elaborazioni ci aiutano a pensare alla produzione critica e letteraria nel contesto delle discipline umanistiche, con il quale Calvino ha contribuito con lavori come Lezioni americane (1990 ) e Perché leggere i classici (1993a). Della sua produzione letteraria e saggistica, spiccano i testi che presentano formulazioni concettuali rilevanti per gli studi di letteratura e critica letteraria nei tempi contemporanei, soprattutto osserviamo che pensare a ciò che costituisce il contemporaneo è stata una costante per Calvino, come si può vedere nelle Lezioni americane ed i saggi raccolti nei libri Assunto encerrado (2009), Coleção de areia (2010), Mundo escrito e mundo não escrito (2015). Inoltre, la corrispondenza di Italo Calvino Lettere 1940-1985 (2000) contempla il desiderio di pensare a categorie estetiche e filosofiche al fine di comprendere la produzione letteraria e altri linguaggi artistici del suo tempo. Considerando lo stile della narrativa di Il visconte dimezzato, abbiamo scelto i valori di Leggerezza e Molteplicità legati all'arte combinatoria come categorie di analisi. La ricerca trova sussidi teorici e analitici nel campo multiplo della letteratura e di altre aree di conoscenza e nei rapporti tra letteratura e filosofia del contemporaneo. |
Keywords: | Italo Calvino Contemporaneidade Il visconte dimezzato Ensaística Leveza Multiplicidade Arte combinatória. Contemporaneity Essay Writing Lightness Multiplicity Combinatorial art Contemporaneità Saggistica Leggerezza Molteplicità |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | GUARDA, Alessandra Camila Santi. Uma Viagem Com Calvino: Passeios Entre Literatura, Crítica e Ensaística. 2020. 93 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/4829 |
Issue Date: | 4-Mar-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Alessandra Camila Santi Guarda.pdf | 824.97 kB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License