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Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/4776
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Os intelectuais orgânicos da base nacional comum curricular (BNCC): aspectos teóricos e ideológicos |
Other Titles: | The organic intelectuals of the national curricular common base (BNCC): theoretical and ideological aspects |
Autor: | Gonçalves, Amanda Melchiotti |
Primeiro orientador: | Deitos , Roberto Antonio |
Primeiro membro da banca: | Koepsel, Eliana Cláudia Navarro |
Segundo membro da banca: | Sandri, Simone |
Terceiro membro da banca: | Deitos, Roberto Antonio |
Resumo: | A dissertação “Os Intelectuais Orgânicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Aspectos teóricos e Ideológicos”, desenvolvida na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Cascavel/PR, na linha de “Educação, Políticas Sociais e Estado”, tem o objetivo de analisar a produção dos principais Intelectuais Orgânicos da BNCC que sustentam teórica e ideologicamente as proposições adotadas pelo documento. Para desenvolvê-la, apoiou-se na pesquisa documental, com ênfase nos documentos: Base Nacional Comum Curricular – Educação Infantil e Ensino Fundamental, de 2017; Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio, de 2018; Banco Mundial – Uma agenda de Competências e Empregos para a juventude, de 2018; Educação em quatro dimensões: As competências que os estudantes precisam ter para atingir o sucesso, de 2015. O subsídio teórico para analisá-los considera as múltiplas determinações para apreensão do movimento histórico dos documentos, pois a premissa é de que esses possuem uma estreita relação com o período histórico, político e econômico, de modo a possibilitar a confrontação da realidade objetiva dos fatos. Constatou-se, que revestida em um “novo” paradigma, a BNCC traduz a psicologização necessária para a sobrevivência no mundo moderno do século XXI. Os conceitos empregados não são aleatórios, pelo contrário, remetem a uma educação globalizante que reforça o processo de formação humana almejado na atual forma de sociabilidade do capital, ao mesmo tempo que corrobora no processo de ajuste estruturante do capital |
Abstract: | A dissertation “The Intellectual Organs of the National Common Curricular Base (BNCC): Theoretical and Ideological Aspects”, developed at the State University of Western Paraná - UNIOESTE, campus of Cascavel / PR, in the line of “Education, Social Policies and State”, aims to analyze the production of the main BNCC Intellectual Organs that support theory and ideology as proposals adopted by the document. To develop, support documentary research, with an emphasis on documents: Common National Curriculum Base - Early Childhood Education and Elementary Education, 2017; Common National Base Curriculum - High School, 2018; World Bank - A 2018 skills and jobs agenda for youth; Education in four dimensions: The skills that students need to have success. The theoretical analysis support, consider the various determinations for understanding the historical movement of documents, as the premise is that these resources are related to the historical, political and economic period, in order to allow the confrontation of the objective reality of the facts. It was found, that covered a “new” paradigm, a BNCC translates an applied psychology for survival in the modern world of the 21st century. The concepts employed are not random, on the contrary, they refer to a globalizing education that reinforces the human formation process aimed at in the current form of capital's sociability, at the same time that it corroborates in the structural adjustment process of capital |
Keywords: | Políticas Educacionais Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Intelectuais Orgânicos Educational Policies National Common Curricular Base (BNCC) Organic Intellectuals |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | GONÇALVES, Amanda Melchiotti. Os intelectuais orgânicos da base nacional comum curricular (BNCC): aspectos teóricos e ideológicos. 2020. 128 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/4776 |
Issue Date: | 14-Feb-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
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