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Tipo do documento: Dissertação
Title: Os intelectuais orgânicos da base nacional comum curricular (BNCC): aspectos teóricos e ideológicos
Other Titles: The organic intelectuals of the national curricular common base (BNCC): theoretical and ideological aspects
Autor: Gonçalves, Amanda Melchiotti 
Primeiro orientador: Deitos , Roberto Antonio
Primeiro membro da banca: Koepsel, Eliana Cláudia Navarro
Segundo membro da banca: Sandri, Simone
Terceiro membro da banca: Deitos, Roberto Antonio
Resumo: A dissertação “Os Intelectuais Orgânicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Aspectos teóricos e Ideológicos”, desenvolvida na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Cascavel/PR, na linha de “Educação, Políticas Sociais e Estado”, tem o objetivo de analisar a produção dos principais Intelectuais Orgânicos da BNCC que sustentam teórica e ideologicamente as proposições adotadas pelo documento. Para desenvolvê-la, apoiou-se na pesquisa documental, com ênfase nos documentos: Base Nacional Comum Curricular – Educação Infantil e Ensino Fundamental, de 2017; Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio, de 2018; Banco Mundial – Uma agenda de Competências e Empregos para a juventude, de 2018; Educação em quatro dimensões: As competências que os estudantes precisam ter para atingir o sucesso, de 2015. O subsídio teórico para analisá-los considera as múltiplas determinações para apreensão do movimento histórico dos documentos, pois a premissa é de que esses possuem uma estreita relação com o período histórico, político e econômico, de modo a possibilitar a confrontação da realidade objetiva dos fatos. Constatou-se, que revestida em um “novo” paradigma, a BNCC traduz a psicologização necessária para a sobrevivência no mundo moderno do século XXI. Os conceitos empregados não são aleatórios, pelo contrário, remetem a uma educação globalizante que reforça o processo de formação humana almejado na atual forma de sociabilidade do capital, ao mesmo tempo que corrobora no processo de ajuste estruturante do capital
Abstract: A dissertation “The Intellectual Organs of the National Common Curricular Base (BNCC): Theoretical and Ideological Aspects”, developed at the State University of Western Paraná - UNIOESTE, campus of Cascavel / PR, in the line of “Education, Social Policies and State”, aims to analyze the production of the main BNCC Intellectual Organs that support theory and ideology as proposals adopted by the document. To develop, support documentary research, with an emphasis on documents: Common National Curriculum Base - Early Childhood Education and Elementary Education, 2017; Common National Base Curriculum - High School, 2018; World Bank - A 2018 skills and jobs agenda for youth; Education in four dimensions: The skills that students need to have success. The theoretical analysis support, consider the various determinations for understanding the historical movement of documents, as the premise is that these resources are related to the historical, political and economic period, in order to allow the confrontation of the objective reality of the facts. It was found, that covered a “new” paradigm, a BNCC translates an applied psychology for survival in the modern world of the 21st century. The concepts employed are not random, on the contrary, they refer to a globalizing education that reinforces the human formation process aimed at in the current form of capital's sociability, at the same time that it corroborates in the structural adjustment process of capital
Keywords: Políticas Educacionais
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Intelectuais Orgânicos
Educational Policies
National Common Curricular Base (BNCC)
Organic Intellectuals
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: GONÇALVES, Amanda Melchiotti. Os intelectuais orgânicos da base nacional comum curricular (BNCC): aspectos teóricos e ideológicos. 2020. 128 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4776
Issue Date: 14-Feb-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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