Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4776
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGonçalves, Amanda Melchiotti-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2536532562628803por
dc.contributor.advisor1Deitos , Roberto Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4743456433918126por
dc.contributor.referee1Koepsel, Eliana Cláudia Navarro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0592164906340403por
dc.contributor.referee2Sandri, Simone-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3367117319415296por
dc.contributor.referee3Deitos, Roberto Antonio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4743456433918126por
dc.date.accessioned2020-03-25T19:59:00Z-
dc.date.issued2020-02-14-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Amanda Melchiotti. Os intelectuais orgânicos da base nacional comum curricular (BNCC): aspectos teóricos e ideológicos. 2020. 128 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4776-
dc.description.resumoA dissertação “Os Intelectuais Orgânicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Aspectos teóricos e Ideológicos”, desenvolvida na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Cascavel/PR, na linha de “Educação, Políticas Sociais e Estado”, tem o objetivo de analisar a produção dos principais Intelectuais Orgânicos da BNCC que sustentam teórica e ideologicamente as proposições adotadas pelo documento. Para desenvolvê-la, apoiou-se na pesquisa documental, com ênfase nos documentos: Base Nacional Comum Curricular – Educação Infantil e Ensino Fundamental, de 2017; Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio, de 2018; Banco Mundial – Uma agenda de Competências e Empregos para a juventude, de 2018; Educação em quatro dimensões: As competências que os estudantes precisam ter para atingir o sucesso, de 2015. O subsídio teórico para analisá-los considera as múltiplas determinações para apreensão do movimento histórico dos documentos, pois a premissa é de que esses possuem uma estreita relação com o período histórico, político e econômico, de modo a possibilitar a confrontação da realidade objetiva dos fatos. Constatou-se, que revestida em um “novo” paradigma, a BNCC traduz a psicologização necessária para a sobrevivência no mundo moderno do século XXI. Os conceitos empregados não são aleatórios, pelo contrário, remetem a uma educação globalizante que reforça o processo de formação humana almejado na atual forma de sociabilidade do capital, ao mesmo tempo que corrobora no processo de ajuste estruturante do capitalpor
dc.description.abstractA dissertation “The Intellectual Organs of the National Common Curricular Base (BNCC): Theoretical and Ideological Aspects”, developed at the State University of Western Paraná - UNIOESTE, campus of Cascavel / PR, in the line of “Education, Social Policies and State”, aims to analyze the production of the main BNCC Intellectual Organs that support theory and ideology as proposals adopted by the document. To develop, support documentary research, with an emphasis on documents: Common National Curriculum Base - Early Childhood Education and Elementary Education, 2017; Common National Base Curriculum - High School, 2018; World Bank - A 2018 skills and jobs agenda for youth; Education in four dimensions: The skills that students need to have success. The theoretical analysis support, consider the various determinations for understanding the historical movement of documents, as the premise is that these resources are related to the historical, political and economic period, in order to allow the confrontation of the objective reality of the facts. It was found, that covered a “new” paradigm, a BNCC translates an applied psychology for survival in the modern world of the 21st century. The concepts employed are not random, on the contrary, they refer to a globalizing education that reinforces the human formation process aimed at in the current form of capital's sociability, at the same time that it corroborates in the structural adjustment process of capitaleng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2020-03-25T19:59:00Z No. of bitstreams: 2 AMANDA MELCHIOTTI GONÇALVES .pdf: 3566409 bytes, checksum: cebba98a92bc8605e75584735fa60d1b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-25T19:59:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 AMANDA MELCHIOTTI GONÇALVES .pdf: 3566409 bytes, checksum: cebba98a92bc8605e75584735fa60d1b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-02-14eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPolíticas Educacionaispor
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)por
dc.subjectIntelectuais Orgânicospor
dc.subjectEducational Policieseng
dc.subjectNational Common Curricular Base (BNCC)eng
dc.subjectOrganic Intellectualseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleOs intelectuais orgânicos da base nacional comum curricular (BNCC): aspectos teóricos e ideológicospor
dc.title.alternativeThe organic intelectuals of the national curricular common base (BNCC): theoretical and ideological aspectseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANDA MELCHIOTTI GONÇALVES .pdf3.48 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons