Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4714
Tipo do documento: Tese
Title: A formação para docência em administração no Brasil: os saberes docentes em uma universidade de fronteira
Other Titles: Training for administration education in Brasil: the teaching knowledge at a university of frontier
Autor: Sobral, Rosely Cândida 
Primeiro orientador: André, Tamara Cardoso
Primeiro membro da banca: Ichikawa, Elisa Yoshie
Segundo membro da banca: Bertolini, Geysler Rogis Flor
Terceiro membro da banca: Derrosso, Giuliano Silveira
Quarto membro da banca: Santos, Maria Elena Pires
Quinto membro da banca: Cavalcanti Neto, Sebastião
Resumo: Investiga como ocorre a formação docente em administração no Brasil e os efeitos nos saberes docentes mobilizados pelos professores de um curso, em contexto de fronteira. A pergunta que orienta a pesquisa é: como a formação docente é tratada nos programas de mestrado acadêmico no Brasil e quais os reflexos nos saberes docentes em uma universidade de fronteira? A problemática é anunciada para atender aos seguintes objetivos específicos: analisar o processo de formação docente nos Programas de Mestrado Acadêmico em Administração no Brasil; analisar nos projetos político-pedagógicos do curso de administração em universidades de fronteira se existe alguma especificidade relacionada à fronteira; investigar o processo de formação profissional de docentes de um curso de administração em uma universidade de fronteira e entender quais são os saberes e conhecimentos que professores de graduação em administração mobilizam na ação pedagógica. A partir dos conceitos de formação docente e do modelo de saberes docentes proposto por Tardif (1991) analisa os programas de mestrado acadêmico em administração se oferecem disciplinas de formação docente em sua grade curricular. Realiza entrevista semiestruturada com 3 docentes de administração da Unioeste campus de Foz do Iguaçu. Evidencia que a formação docente é construída pela prática em sala de aula, mas que o estágio docência é importante nesse processo. Que nos saberes curriculares não existe um olhar para as questões locais, como as questões de fronteira. Conclui que a formação do docente em Administração não se dá nos programas de Mestrado Acadêmico em Administração, considerando que somente os saberes profissionais e curriculares não são suficientes para a construção da prática pedagógica. E que mesmo nas análises curriculares não existe a preocupação com o saber de fronteira (saber local) porque isso não é valorizado, nem nas entrevistas, nem nos projetos políticos pedagógicos dos cursos de Administração e nem nos programas analisados. Os resultados apontam para um modelo de formação docente que considere os saberes plurais e que repense a importância da formação docente nos programas de mestrado acadêmico em administração no Brasil.
Abstract: It investigates how the teacher training occurs in administration in Brazil and the effects on teachers' knowledge mobilized by teachers of a course, in a frontier context. The question that guides the research is: how the teacher training is treated in the academic master’s programs in Brazil and what are the reflexes in the teachers' knowledge in a frontier university? The issue is announced to meet the following specific objectives: to analyze the teacher training process in the Academic Master Programs in Administration in Brazil; to analyze in political projectsmanagement course pedagogical at frontier universities if there is any specificity related to the frontier; investigate the process of professional training of teachers of an administration course at a frontier university and understand what are the knowledge and knowledge that undergraduate teachers in administration mobilize in the pedagogical action. From the concepts of teacher training and the teaching knowledge model proposed by Tardif (1991) analyzes the programs of academic master’s in administration if they offer disciplines of teacher training in their curriculum. Conducts a semi-structured interview with 3 faculty members of the Unioeste campus of Foz do Iguaçu. It shows that teacher training is built by classroom practice, but that the teaching stage is important in this process. That knowing curricular knowledge does not exist a look at local issues such as border issues. It concludes that the training of teachers in Administration is not given in the programs of Academic Master in Administration, considering that only the professional knowledge and curricular are not sufficient for the construction of the pedagogical practice. And that even in curriculum analyses there is no concern with frontier knowledge (local knowledge) because this is not valued, neither in the interviews, nor in the pedagogical political projects of the courses of Administration nor in the programs analyzed. The results point to a teaching training model that considers plural knowledge and rethinks the importance of teacher training in academic master’s programs in administration in Brazil.
Keywords: Saberes docentes
Formação docente
Administração
Ensino superior
Teacher knowledge
Teacher training
Administration
Higher education
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: SOBRAL, Rosely Cândida. A formação para docência em administração no Brasil: os saberes docentes em uma universidade de fronteira. 2019. 169 p. Tese (Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4714
Issue Date: 5-Sep-2019
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosely_Candida_Sobral_2019.pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons