Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4710
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMedeiros, Jocineia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2701204991323650por
dc.contributor.advisor1Lübeck, Marcos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7883791454233628por
dc.contributor.referee1Zara, Reginaldo Aparecido-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7998616816664364por
dc.contributor.referee2Porto, Maria das Graças Cleophas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3907615898011202por
dc.date.accessioned2020-02-17T12:23:21Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Jocineia. A aversão à matemática no olhar dos professores licenciados da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu/PR. 2019. 155 p. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4710-
dc.description.resumoComo construção social, a imagem da disciplina de Matemática é assumida como sendo difícil, enfadonha, aversiva e outros estereótipos que denotam sentimentos negativos. E nutrir esse tipo de sentimentos contribui para aumentar os problemas de ensino e aprendizagem da Matemática. Por isso, esta investigação objetivou saber o que pensam os professores polivalentes licenciados em Matemática, que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Rede Púbica de Ensino do município de Foz do Iguaçu/PR, quanto a aversão à Matemática dos alunos e sua influência no processo de ensino e aprendizagem, tendo participado da mesma 20 (vinte) professores. A pesquisa foi de caráter exploratório, e fundamentou-se em um levantamento bibliográfico e documental, além de um questionário elaborado para servir de instrumento de coleta de dados. Para a metodologia de análise de dados, empregou-se uma abordagem qualitativa inspirada na técnica da Análise Textual Discursiva. Da análise, surgiu a temática principal Aversão à Matemática, seguida das temáticas secundárias Matemática é Difícil, Causas e Enfrentamento. Entre outros resultados da pesquisa, o principal deles mostrou que os professores reconhecem que a aversão à Matemática acontece nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e que os alunos geralmente chegam à escola gostando dessa disciplina, contudo, este gostar vai gradativamente diminuindo conforme aumenta o nível de complexidade dos conteúdos no avançar dos anos. Observou-se que o momento inicial do passar a não gostar mais da Matemática está entre os 3º e 4º anos, compreendendo aí o último ano da alfabetização. O estudo mostra-se muito relevante por contribuir com o debate sobre a aversão à Matemática, além de oferecer informações e apresentar reflexões sobre os processos de ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por intermédio dos professores polivalentes que são licenciados em Matemática.por
dc.description.abstractAs a social construct, the image of the mathematics discipline is assumed to be difficult, boring, aversive, and other stereotypes denoting negative feelings. And nurturing these kinds of feelings contributes to increasing the problems of teaching and learning Mathematics. Therefore, this investigation aimed to know what polyvalent teachers with degrees in Mathematics think, who work in the Early Years of Elementary Education in the Public Education Network of the municipality of Foz do Iguassu / PR, as to the students' aversion to Mathematics and the influence on the teaching and learning process, having participated in the same 20 (twenty) teachers. The research was exploratory, and was based on a bibliographic and documentary survey, in addition to a questionnaire designed to serve as a data collection instrument. For the data analysis methodology, a qualitative approach based on the Discursive Textual Analysis technique was used. From the analysis, the main theme Aversion to Mathematics emerged, followed by the secondary themes Mathematics is Difficult, Causes and Coping. Among other research results, the main one showed that teachers recognize that the aversion to Mathematics happens in the Early Years of Elementary School,and the students usually arrive at school enjoying this discipline, however, this liking gradually decreases as the level of complexity of the contents increases as the years progress. It was observed that the initial moment of disliking Mathematics is between the 3rd and 4th years, comprising the last year of literacy. The study proves to be very relevant for contributing to the debate on the aversion to Mathematics, in addition to offering information and presenting reflections on the teaching processes in the Early Years of Elementary Education, through the polyvalent teachers who are graduated in Mathematics.eng
dc.description.abstractComo construcción social, se supone que la imagen de la disciplina de matemáticas es difícil, aburrida, aversiva y otros estereótipos que denotan sentimientos negativos. Nutrir tales sentimientos contribuye para aumentara los problemas de enseñanza y aprendizaje en matemáticas. Por lo tanto, esta investigación tuvo como objetivo saber qué piensan los maestros de usos múltiples con licencia en Matemáticas, que trabajan en los primeros años de la escuela primaria en la Escuela Pública de Foz do Iguaçu / PR, con respecto a la aversión a las matemáticas de los estudiantes y su influencia en el proceso de enseñanza y aprendizaje, habiendo participado en los mismos 20 (veinte) docentes. La investigación fue exploratoria y se basó en una encuesta bibliográfica y documental, así como en un cuestionario diseñado para servir como instrumento de recolección de datos. Para la metodología de análisis de datos, se utilizó un enfoque cualitativo, inspirado en la técnica de análisis textual Discursivo. Del análisis surgió el tema principal Aversión a las matemáticas, seguido de los temas secundarios Las matemáticas son difíciles, Causas y Aafrontamiento. Entre otros resultados de la investigación, el principal mostró que los maestros reconocen que la aversión a las matemáticas ocurre en los primeros años de la escuela primaria, y que los estudiantes generalmente vienen a la escuela gostando de este tema, sin embargo, esta afición disminuye gradualmente a medida que aumenta el nivel de complejidad de los contenidos a lo largo de los años. Se observó que el momento inicial de disgusto de las matemáticas es entre los 3º y 4º años, incluido el último año de alfabetización. El estudio es muy relevante porque contribuye al debate sobre la aversión a las matemáticas, además de proporcionar informaciones y presentar reflexiones sobre los procesos de enseñanza en los primeros años de la escuela primaria, através de los maestros polivalentes que se graduaron en matemáticas.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Wagner Junior (wagner.junior@unioeste.br) on 2020-02-17T12:23:21Z No. of bitstreams: 2 Jocineia_Medeiros_2019.pdf: 3539136 bytes, checksum: 4a63a712dd690b4298c1aabc846e0067 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-17T12:23:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Jocineia_Medeiros_2019.pdf: 3539136 bytes, checksum: 4a63a712dd690b4298c1aabc846e0067 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-12-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.subjectAversão à matemáticapor
dc.subjectProfessor licenciado em matemáticapor
dc.subjectProfessor polivalentepor
dc.subjectEarly years of elementary schooleng
dc.subjectAversion of mathematicseng
dc.subjectLicensed teachers in mathematicseng
dc.subjectPolyvalent teachereng
dc.subjectPrimeros años de la escuela primariaspa
dc.subjectAversión a las matemáticasspa
dc.subjectProfesor licenciado en matemáticasspa
dc.subjectDocente multipropósitopor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA aversão à matemática no olhar dos professores licenciados da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu/PRpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jocineia_Medeiros_2019.pdf3.46 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons