Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4704
Tipo do documento: Dissertação
Title: Níveis de investigação em oficinas oferecidas na Estação Ciências do Parque Tecnológico Itaipu Foz do Iguaçu - PR
Autor: Silva, Raquel Rodrigues Nunes da 
Primeiro orientador: Cunha, Marcia Borin da
Primeiro membro da banca: Zara, Reginaldo Aparecido
Segundo membro da banca: Porto, Maria das Graças Cleophas
Terceiro membro da banca: Ritter, Olga Maria Schimidt
Resumo: A Estação Ciências pertencente ao Parque Nacional de Itaipu, localizado na cidade de Foz do Iguaçu, estado do Paraná. Pode ser caracterizada como um espaço de educação não formal, no qual estudantes das escolas da região Oeste do Paraná participam de atividades didáticas na forma de oficinas temáticas. Tais oficinas são organizadas pela equipe da Estação Ciências, tendo, como pressuposto, elementos do Ensino por Investigação. Diante de um rol de oficinas, os professores das escolas podem escolher temas de interesse para seus estudantes e agendar a visita à Estação. É neste contexto que este trabalho se constituiu e traz reflexões sobre o Ensino por Investigação, na perspectiva de identificar qual o nível de investigação que as atividades realizadas na Estação Ciências – PTI promovem para os estudantes, durante a participação em oficinas. O suporte teórico de Banchi e Bell, nos permitiu caracterizar as atividades investigativas em quatro níveis diferentes e Sasseron e Carvalho nos indicam elementos importantes do ensino por investigação, como uma abordagem valiosa na promoção da Alfabetização Científica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual, para o registro das observações, utilizamos a vídeo gravação de um tema apresentado aos estudantes durante a ida deles à Estação Ciências. Um Tema é constituído por três oficinas em forma de circuito, no qual cada uma das oficinas complementa a outra, assim como cada uma contribui para apresentar e discutir o tema geral. Selecionamos para este estudo a oficina “Luz Solar” composta por três oficinas: “Porque o céu é azul”, “Como o calor fica preso na Terra”, “O que é radiação solar”. Diante das análises realizadas nesta pesquisa, podemos indicar que as oficinas oferecidas na Estação Ciências, podem ser caracterizadas em dois níveis, Investigação Estruturada e Investigação de Confirmação. No primeiro caso, os alunos recebem as perguntas e os procedimentos, mas tiram suas próprias conclusões com base nos dados coletados. No segundo caso, Investigação de Confirmação, os estudantes confirmam o material previamente apresentado pelo monitor. De posse do resultado, compreendemos que as oficinas da Estação Ciências devem ser revisadas, no sentido de possibilitar aos estudantes níveis de investigação mais elevados. Entretanto, é preciso ponderar sobre a dificuldade de inserir os estudantes em um pensamento investigativo em curto espaço de tempo, como o oferecido aos estudantes a partir do desenvolvimento de oficinas para a compreensão de um tema específico.
Abstract: The pertaining Station Sciences to the National Park of Itaipu, located in the city of Estuary of the Iguaçu, been of the Paraná. It can be characterized as a space of not formal education, in which students of the schools of the region West of the Paraná participate of didactic activities in the form of thematic workshops. Such workshops are organized by the team of the Station Sciences, having, as estimated, elements of Ensino for Inquiry. Ahead of a roll of workshops, the professors of the schools can choose interest subjects its students and set appointments the visit to the Station. It is in this context that this work if constituted and brings reflections on Ensino for Inquiry, in the perspective to identify to which the inquiry level that the activities carried through in the Station Sciences - PTI promote for the students, during the participation in workshops. The theoretical support of Banchi and Bell, in allowed them to characterize the investigativas activities in four different levels and Sasseron and Carvalho in them indicate important elements of education for inquiry, as a valuable boarding in the promotion of the Scientific Alfabetização. One is about a qualitative research, in which, for the register of the comments, we use the video writing of a subject presented to the students during gone of them to the Station Sciences. A Subject is constituted by three workshops in circuit form, in which each one of the workshops complements to another one, as well as each one it contributes to present and to argue the general subject. We select for this study the workshop “composed Solar Light” for three workshops: “Because the sky is blue”, “As the heat is imprisoned in the Land”, “What it is solar radiation”. Ahead of the analyses carried through in this research, we can indicate that the workshops offered in the Station Sciences, can be characterized in two levels, being Structuralized Inquiry and Inquiry of Confirmation. In the first case, the pupils receive the questions and the procedures, but the collected data take off its proper conclusions on the basis of. In as in case that, Inquiry of Confirmation, the students previously confirm the material presented by the monitor. Of ownership of the result, we understand that the workshops of the Station Sciences must be revised, in the direction more to make possible to the students raised levels of inquiry. However, she is necessary to ponder on the difficulty to insert the students in a investigativo thought in short space of time, as the offered one to the students from the development of workshops for the understanding of a specific subject.
La estación de Ciencias pertenecientes al Parque Nacional Itaipú, ubicada en la ciudad de Foz do Iguaçu, estado de Paraná, puede ser caracterizado como un área de educación no formal, en el que participan estudiantes de escuelas de la región oeste de Paraná en actividades didácticas en forma de talleres temáticos. Estos talleres son organizados por el equipo de ciencia, con los elementos de la condición de la educación para la investigación. Antes de una lista de talleres, los maestros de las escuelas pueden elegir temas de interés para sus estudiantes y programar una visita a la estación. Es en este contexto que esto era trabajo y trae reflexiones sobre la enseñanza por investigación, con el fin de identificar cuál es el nivel de actividades de investigación en ciencia – PTI promover para los estudiantes, durante la participación en talleres. El sustento teórico de Banchi y Bell nos ha permitido caracterizar las actividades de investigación en cuatro niveles diferentes y Sasseron y roble en elementos importantes de la educación para la investigación como un enfoque valioso para promover la alfabetización científica. Es una investigación cualitativa, en la que, para el registro de observaciones, Utilizamos el vídeo de un tema, presentado a los estudiantes durante su viaje a la estación de Ciencias. Un tema consiste en tres talleres en forma de circuito, de que cada uno complementa los otros talleres, así como cada uno contribuye a presentar y discutir el tema general. Hemos seleccionado para este estudio el taller "Luz solar" compuesto por tres talleres: "por qué el cielo es azul", "ya que el calor se retiene en la tierra", lo que es la radiación solar." Antes de que los análisis consumados en esta investigación puedan indicar que los talleres se ofrecieron en los estación de Ciencias. Como la cantidad de la información presentada por el monitor, pueden ser caracterizadas en dos niveles de investigación, o lo sean, estructurada investigación y investigación de confirmación. En la primera caja, los estudiantes reciben las preguntas y los procedimientos, pero llegan a sus propias conclusiones con la base en los datos serenos. En el segundo caso, la investigación de la confirmación, los estudiantes confirman el material presentado antes por el monitor. De la propiedad de este resultado teníamos entendido que los talleres de ciencias de estación debían ser cambiados, en el sentido de hacer posible los estudiantes niveles de investigación más alto, However es necesario para meditar sobre la dificultad de insertar a los estudiantes en una investigativo de idea en el espacio breve del tiempo, como brindar a él a los estudiantes iniciales del desarrollo de talleres para el conocimiento de un tema específico.
Keywords: Espaço não formal
Ensino por investigação
Alfabetização científica
Non-formal space
Teaching by research
Scientific literacy
Nivel de investigación
Espacio no formal
Educación científica
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: SILVA, Raquel Rodrigues Nunes da. Níveis de investigação em oficinas oferecidas na Estação Ciências do Parque Tecnológico Itaipu Foz do Iguaçu - PR. 2018. 126 p. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4704
Issue Date: 20-Aug-2018
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raquel_Rodrigues_Nunes_da_Silva_2019.pdf3.11 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons