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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4677
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação geográfica: concepções e desafios de professoras(es) de geografia da rede estadual de educação de Francisco Beltrão-Pr
Other Titles: Geographic education: concept and challenges of the geography teacher of Francisco Beltrão-Pr education state
Autor: Figueiredo Junior, Jalme Santana de 
Primeiro orientador: Leme, Rosana Cristina Biral
Primeiro membro da banca: Leme, Rosana Cristina Biral
Segundo membro da banca: Francischett , Mafalda Nesi
Terceiro membro da banca: Santos, Wanda Terezinha Pacheco dos
Resumo: Realizamos pesquisa qualitativa como estudo de caso, junto aos profissionais que trabalham com o ensino de Geografia, na Educação Básica dos colégios estaduais localizados no município de Francisco Beltrão-PR. Considerando aspectos em torno do tema: concepções e desafios para uma Educação Geográfica Crítica e Transformadora, analisamos orientações educacionais nacionais e internacionais a partir da década de 1990 (consolidação das políticas neoliberais), legislações brasileiras, obras e pesquisas bibliográficas buscando compreender a espacialidade da Educação Geográfica nas escolas públicas. Com efeito, procurando aprofundar na temática, objetivamos compreender como se davam concepções de Educação Geográfica e os principais desafios para produzi-la, partindo das leituras de professoras e professores efetivas(os) lotadas(as) em escolas estaduais de Francisco Beltrão-PR. Para tanto, utilizamos questionários e entrevistas. Os principais eixos que apareceram das análises feitas revelaram concepções orientadoras em torno do materialismo histórico e dialético, da fenomenologia e perspectiva histórica ambiental. Enquanto desafios, foram apontadas questões estruturais, como falta de recursos e excesso de trabalhos burocráticos; ausência de planejamentos coletivos, devido excesso de alunos, turmas e unidades escolares por cada profissional. Desse modo, conseguimos vislumbrar aspectos das complexas redes de influências atuantes na produção do ensino de Geografia nas escolas públicas de Francisco Beltrão-PR, bem como o esforço de resistência dos profissionais que buscam por uma Educação Geográfica como possibilidade crítica e transformadora.
Abstract: We conducted a qualitative research as case study, together with professionals working with the teaching of Geography, in Basic Education of the state colleges located in the municipality of Francisco Beltrão-PR. Considering aspects around the theme: conceptions and challenges for a Critical and Transformative Geographic Education, we analyzed national and international educational guidelines from the 1990s (consolidation of Neoliberal policies), Brazilian legislations, bibliographical works and researches seeking to understand the spatiality of Education Geography in public schools. In fact, trying to deepen the subject, we aim to understand how concepts of Geographic Education were given and the main challenges to produce it, starting from the readings of teachers and teachers effective in the state schools of Francisco Beltrão-PR. For that, we used questionnaires and interviews. The main axes that emerged from the analyzes made revealed guiding conceptions about historical and dialectical materialism, phenomenology and historical environmental perspective. As challenges, structural issues were pointed out, such as lack of resources and excessive bureaucratic work; absence of collective planning, due to excess of students, classes and school units by each professional. In this way, we can glimpse aspects of the complex networks of influences acting in the production of the teaching of Geography in the public schools of Francisco Beltrão-PR, as well as the resistance effort of the professionals who look for a Geographic Education as a critical and transforming possibility.
Keywords: Educação geográfica
Neoliberalismo
Redes de influências
Geographic education
Neoliberalism
Networks of influences
CNPq areas: GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campun: Francisco Beltrão
Citation: FIGUEIREDO JR, Jalme Santana de. Educação geográfica: concepções e desafios de professoras(es) de geografia da rede estadual de educação de Francisco Beltrão-PR. 2019. 86 f.. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4677
Issue Date: 29-Jul-2019
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

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