Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4677
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFigueiredo Junior, Jalme Santana de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4095591144802118por
dc.contributor.advisor1Leme, Rosana Cristina Biral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7045318168309807por
dc.contributor.referee1Leme, Rosana Cristina Biral-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7045318168309807por
dc.contributor.referee2Francischett , Mafalda Nesi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955por
dc.contributor.referee3Santos, Wanda Terezinha Pacheco dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8338007645962270por
dc.date.accessioned2020-02-10T12:24:13Z-
dc.date.issued2019-07-29-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO JR, Jalme Santana de. Educação geográfica: concepções e desafios de professoras(es) de geografia da rede estadual de educação de Francisco Beltrão-PR. 2019. 86 f.. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4677-
dc.description.resumoRealizamos pesquisa qualitativa como estudo de caso, junto aos profissionais que trabalham com o ensino de Geografia, na Educação Básica dos colégios estaduais localizados no município de Francisco Beltrão-PR. Considerando aspectos em torno do tema: concepções e desafios para uma Educação Geográfica Crítica e Transformadora, analisamos orientações educacionais nacionais e internacionais a partir da década de 1990 (consolidação das políticas neoliberais), legislações brasileiras, obras e pesquisas bibliográficas buscando compreender a espacialidade da Educação Geográfica nas escolas públicas. Com efeito, procurando aprofundar na temática, objetivamos compreender como se davam concepções de Educação Geográfica e os principais desafios para produzi-la, partindo das leituras de professoras e professores efetivas(os) lotadas(as) em escolas estaduais de Francisco Beltrão-PR. Para tanto, utilizamos questionários e entrevistas. Os principais eixos que apareceram das análises feitas revelaram concepções orientadoras em torno do materialismo histórico e dialético, da fenomenologia e perspectiva histórica ambiental. Enquanto desafios, foram apontadas questões estruturais, como falta de recursos e excesso de trabalhos burocráticos; ausência de planejamentos coletivos, devido excesso de alunos, turmas e unidades escolares por cada profissional. Desse modo, conseguimos vislumbrar aspectos das complexas redes de influências atuantes na produção do ensino de Geografia nas escolas públicas de Francisco Beltrão-PR, bem como o esforço de resistência dos profissionais que buscam por uma Educação Geográfica como possibilidade crítica e transformadora.por
dc.description.abstractWe conducted a qualitative research as case study, together with professionals working with the teaching of Geography, in Basic Education of the state colleges located in the municipality of Francisco Beltrão-PR. Considering aspects around the theme: conceptions and challenges for a Critical and Transformative Geographic Education, we analyzed national and international educational guidelines from the 1990s (consolidation of Neoliberal policies), Brazilian legislations, bibliographical works and researches seeking to understand the spatiality of Education Geography in public schools. In fact, trying to deepen the subject, we aim to understand how concepts of Geographic Education were given and the main challenges to produce it, starting from the readings of teachers and teachers effective in the state schools of Francisco Beltrão-PR. For that, we used questionnaires and interviews. The main axes that emerged from the analyzes made revealed guiding conceptions about historical and dialectical materialism, phenomenology and historical environmental perspective. As challenges, structural issues were pointed out, such as lack of resources and excessive bureaucratic work; absence of collective planning, due to excess of students, classes and school units by each professional. In this way, we can glimpse aspects of the complex networks of influences acting in the production of the teaching of Geography in the public schools of Francisco Beltrão-PR, as well as the resistance effort of the professionals who look for a Geographic Education as a critical and transforming possibility.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2020-02-10T12:24:12Z No. of bitstreams: 2 Jalme Santana de Figueiredo Jr- 2019.pdf: 1034536 bytes, checksum: 44459a809553910bbcf1827ff8330ece (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-10T12:24:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Jalme Santana de Figueiredo Jr- 2019.pdf: 1034536 bytes, checksum: 44459a809553910bbcf1827ff8330ece (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-07-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação geográficapor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.subjectRedes de influênciaspor
dc.subjectGeographic educationeng
dc.subjectNeoliberalismeng
dc.subjectNetworks of influenceseng
dc.subject.cnpqGEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANApor
dc.titleEducação geográfica: concepções e desafios de professoras(es) de geografia da rede estadual de educação de Francisco Beltrão-Prpor
dc.title.alternativeGeographic education: concept and challenges of the geography teacher of Francisco Beltrão-Pr education stateeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jalme Santana de Figueiredo Jr- 2019.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons