Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4618
Tipo do documento: Dissertação
Title: Perfil da gestão e dos gestores nas escolas estaduais da região da AMOP: uma análise dos questionários contextuais da Prova Brasil
Other Titles: Profile of management and managers in state schools in the AMOP region: an analysis of Prova Brasil contextual questionnaires
Autor: Soligo, Marinez Gasparin 
Primeiro orientador: Estrada, Adrian Alvarez
Primeiro membro da banca: Leite , Tiago Pereira
Segundo membro da banca: Zanardini , Isaura Monica Souza
Terceiro membro da banca: Pasini , Juliana Fatima Serraglio
Resumo: A Presente pesquisa parte da seguinte problemática: Qual o perfil da gestão e dos gestores escolares da rede estadual dos Anos Finais do Ensino Fundamental da região da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná - AMOP, a partir dos questionários contextuais da Prova Brasil de 2015? A discussão partiu de alguns aspectos do campo teórico e conceitual do histórico da gestão escolar. Esse foi um processo importante, pois se constituíram temáticas relevantes para a compreensão do papel do gestor e da gestão nos processos educativos atuais. Com o objetivo de construir o perfil da gestão e dos gestores das escolas estaduais de Ensino Fundamental, anos finais, dos municípios que compõem à região da AMOP. A análise foi realizada a partir do questionário respondido pelos diretores na Prova Brasil de 2015, que estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Essa pesquisa se divide em quatro capítulos nos quais apresentamos o histórico da administração escolar no Brasil, as avaliações em Larga Escala, a metodologia adotada neste trabalho e os dados analisados dos questionários contextuais da Prova Brasil de 2015 na região da AMOP. A análise resultante desse estudo foi que o perfil dos diretores/gestores das escolas estaduais são mulheres brancas com mais de 40 anos, com graduação em licenciaturas em instituições privadas realizadas a mais de 15 anos que acessaram à função por meio de eleição direta. E o perfil de gestão escolar das escolas estaduais da região da AMOP apresentam as características de um perfil democrático e participativos, tendo na sua maioria o Conselho Escolar, o Conselho de Classe e o Projeto Político Pedagógico como forma de gestão regularmente efetivada com a participação da comunidade escolar e com problemas financeiros, falta de professores e funcionários e indisciplina dos alunos.
Abstract: This research starts from the following problem: What is the profile of school management and managers of the state network of Final Years of Elementary School of the Association of Western Paraná Municipalities – AMOP, based on the contextual questionnaires of Prova Brasil 2015? The discussion started from some aspects of the theoretical and conceptual field of the school management history. This was an important process, as relevant themes were constituted for the understanding of the role of the manager and the management in the current educational processes. With the objective of building the profile of the management and managers of state elementary schools, final years, of the municipalities that make up the region of AMOP. The analysis was performed from the questionnaire answered by the directors at Prova Brasil 2015, which are available on the website of the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). This research is divided into four chapters in which we present the history of school administration in Brazil, the Large-Scale evaluations, the methodology adopted in this work and the data analyzed from the 2015 Prova Brasil contextual questionnaires in the AMOP region. The resulting analysis of this study was that the profile of principals / managers of state schools are white women over 40 years old, with degrees in private institutions held for over 15 years who accessed the function through direct election. And the school management profile of the state schools in the AMOP region has the characteristics of a democratic and participatory, most of which have the School Council, the Class Council and the Pedagogical Political Project as form of management regularly carried out with the participation of the school. School community and financial distress, lack of teachers and staff and student discipline.
Keywords: Gestão Escolar
Perfil do gestor
Prova Brasil
School Management
Manager’s profile
Brazil test
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: SOLIGO, Marinez. Perfil da gestão e dos gestores nas escolas estaduais da região da AMOP: uma análise dos questionários contextuais da Prova Brasil. 2019. 130 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4618
Issue Date: 30-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marinez_Soligo_2019.pdfArquivo completo2.02 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons