Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4605
Tipo do documento: Dissertação
Title: Análise de escrita científica na formação de pesquisadores
Autor: Santos, Natan Wellington Kreuz dos 
Primeiro orientador: Pallu, Nelza Mara
Primeiro membro da banca: Pallu, Nelza Mara
Segundo membro da banca: Ahlert, Alvori
Terceiro membro da banca: Guizzo, Antônio Rediver
Resumo: Buscando entender os desafios que se apresentam com a questão da escrita acadêmica nas práticas de pesquisa, este artigo apresenta uma investigação realizada com alunos de um programa de pós-graduação – mestrado. Considerando que a redação científica, embora seja muito praticada, não tenha uma quantidade considerável de pesquisas delimitadoras, esta investigação objetivou contribuir com a temática ao mapear o perfil destes alunos, demonstrando assim, a necessidade de se propor atividades voltadas à redação científica nos cursos de graduação e pósgraduação. As teorias dos gêneros textuais e o conceito de letramento acadêmico serviram de apoio teórico ao trabalho, sendo a pesquisa de base exploratória com abordagem qualitativa e quantitativa. A investigação foi dividida em duas etapas complementares: na primeira fase exploratória, os dadosforam coletados na disciplina de Metodologia da Escrita Científica através da aplicação de dois questionários: um preliminar e um ao final da execução da disciplina, com dez questões (cinco abertas e cinco fechadas) em cada; a segunda etapa, bibliográfica, foi realizada em (05) resumos publicados posteriormente pelos sujeitos em suas dissertações de conclusão do mestrado. Os resultados evidenciaram, entre outros elementos, que a pouca familiaridade com os gêneros textuais acadêmicos acarreta grandes dificuldades na disseminação dos conhecimentos produzidos pelos pesquisadores. Contudo, a conscientização da importância da habilidade de escrita leva-os a um maior comprometimento e engajamento com esta tarefa. Assim, esta experiência pode agregar informações e elementos para expandir o debate nos ambientes acadêmicos, evidenciando-se a relevância de se oportunizar práticas relacionadas à escrita científica e, consequentemente, contribuir para uma formação mais sólida de pesquisadores.
Abstract: Searching to understand the writing challenges students face in their researches, this paper presents an investigation conducted with students of a “Scientific Publishing Writing Methodology” discipline of a master’s degree class in 2015-2016. The theoretical support was grounded on the theories of textual genres and the concept of academic literacy in an exploratory qualitative and quantitative research. The research was divided between two complementary stages: in the first exploratory stage the data was collected through two questionnaires with five open and five closed questions each, one at the beginning of the Scientific Writing Methodology class, and one at the end of it; the second stage was bibliographical, where five published abstracts, of the same class of students, were analyzed. The results revealed, among other aspects, that the lack of familiarity with academic textual genres can be the cause of great difficulties in disseminating the knowledge produced by the researchers. However, the awareness about the importance of writing skills can take them to a bigger commitment and engagement when it comes to this task. So, since scientific writing has been underexplored and under investigated on graduation and post-graduation levels, this experience can add information and elements, allowing the debate to be expanded in academic environments, thus bringing to light the relevancy of the matter and creating opportunities for the practice of scientific writing.
Keywords: Escrita científica
Formação de pesquisadores
Letramento acadêmico
CNPq areas: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Agrárias
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: SANTOS, Natan Wellington Kreuz dos. Análise de escrita científica na formação de pesquisadores. 2019. 47 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4605
Issue Date: 27-Feb-2019
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natan_Santos_2019.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons