Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4605
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Natan Wellington Kreuz dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2131360627178128por
dc.contributor.advisor1Pallu, Nelza Mara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1669145986357404por
dc.contributor.referee1Pallu, Nelza Mara-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1669145986357404por
dc.contributor.referee2Ahlert, Alvori-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070773522751798por
dc.contributor.referee3Guizzo, Antônio Rediver-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6020480281363371por
dc.date.accessioned2019-12-16T11:42:24Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Natan Wellington Kreuz dos. Análise de escrita científica na formação de pesquisadores. 2019. 47 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4605-
dc.description.resumoBuscando entender os desafios que se apresentam com a questão da escrita acadêmica nas práticas de pesquisa, este artigo apresenta uma investigação realizada com alunos de um programa de pós-graduação – mestrado. Considerando que a redação científica, embora seja muito praticada, não tenha uma quantidade considerável de pesquisas delimitadoras, esta investigação objetivou contribuir com a temática ao mapear o perfil destes alunos, demonstrando assim, a necessidade de se propor atividades voltadas à redação científica nos cursos de graduação e pósgraduação. As teorias dos gêneros textuais e o conceito de letramento acadêmico serviram de apoio teórico ao trabalho, sendo a pesquisa de base exploratória com abordagem qualitativa e quantitativa. A investigação foi dividida em duas etapas complementares: na primeira fase exploratória, os dadosforam coletados na disciplina de Metodologia da Escrita Científica através da aplicação de dois questionários: um preliminar e um ao final da execução da disciplina, com dez questões (cinco abertas e cinco fechadas) em cada; a segunda etapa, bibliográfica, foi realizada em (05) resumos publicados posteriormente pelos sujeitos em suas dissertações de conclusão do mestrado. Os resultados evidenciaram, entre outros elementos, que a pouca familiaridade com os gêneros textuais acadêmicos acarreta grandes dificuldades na disseminação dos conhecimentos produzidos pelos pesquisadores. Contudo, a conscientização da importância da habilidade de escrita leva-os a um maior comprometimento e engajamento com esta tarefa. Assim, esta experiência pode agregar informações e elementos para expandir o debate nos ambientes acadêmicos, evidenciando-se a relevância de se oportunizar práticas relacionadas à escrita científica e, consequentemente, contribuir para uma formação mais sólida de pesquisadores.por
dc.description.abstractSearching to understand the writing challenges students face in their researches, this paper presents an investigation conducted with students of a “Scientific Publishing Writing Methodology” discipline of a master’s degree class in 2015-2016. The theoretical support was grounded on the theories of textual genres and the concept of academic literacy in an exploratory qualitative and quantitative research. The research was divided between two complementary stages: in the first exploratory stage the data was collected through two questionnaires with five open and five closed questions each, one at the beginning of the Scientific Writing Methodology class, and one at the end of it; the second stage was bibliographical, where five published abstracts, of the same class of students, were analyzed. The results revealed, among other aspects, that the lack of familiarity with academic textual genres can be the cause of great difficulties in disseminating the knowledge produced by the researchers. However, the awareness about the importance of writing skills can take them to a bigger commitment and engagement when it comes to this task. So, since scientific writing has been underexplored and under investigated on graduation and post-graduation levels, this experience can add information and elements, allowing the debate to be expanded in academic environments, thus bringing to light the relevancy of the matter and creating opportunities for the practice of scientific writing.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2019-12-16T11:42:24Z No. of bitstreams: 2 Natan_Santos_2019.pdf: 1117175 bytes, checksum: 215e320094a46d3291cabdb8e51579cc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-16T11:42:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Natan_Santos_2019.pdf: 1117175 bytes, checksum: 215e320094a46d3291cabdb8e51579cc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-02-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Agráriaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentávelpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEscrita científicapor
dc.subjectFormação de pesquisadorespor
dc.subjectLetramento acadêmicopor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS AGRÁRIAS: DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVELpor
dc.titleAnálise de escrita científica na formação de pesquisadorespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natan_Santos_2019.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons