Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/4405
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Experiências de vida e trajetórias dos professores de geografia que nasceram no campo |
Other Titles: | Life’s experience and trajectories of geography teachers who was born in the field |
Autor: | Artigas, Eliane Liecheski |
Primeiro orientador: | Schlosser, Marli Terezinha Szumilo |
Primeiro membro da banca: | Schlosser, Marli Terezinha Szumilo |
Segundo membro da banca: | Francischett, Mafalda Nesi |
Terceiro membro da banca: | Portugal, Jussara Fraga |
Resumo: | As experiências vivenciadas no campo relatadas por meio das narrativas autobiográficas são dispositivo de relevância no sentido de potencializar o estudo sobre a formação do professor. Nesse sentido, esta pesquisa qualitativa e exploratória tem como objetivo analisar a formação de professores de Geografia da Educação Básica do Município de Marechal Cândido Rondon que nasceram no campo, no intuito de compreender quais saberes se apreende no espaço rural; por quais motivos se tornaram professores de Geografia e como as vivências no campo e as trajetórias de escolarização auxiliaram na formação pessoal/profissional e são ressignificadas no exercício da profissão. Para isso, participaram deste trabalho nove professores/as de Geografia, que vivenciaram o campo na segunda metade do século XX; narram lembranças experienciadas nesse espaço a partir do momento que iniciam as trajetórias de escolarização nas escolas rurais. Para o desenvolvimento do estudo optou-se pela metodologia autobiográfica, na perspectiva da pesquisa narrativa, utilizando-se dos dispositivos Cartas Experienciadas e Entrevistas Narrativas. Por fim, os resultados apontam que a vivência no campo contribuiu na formação e na vida profissional dos professores/as e no fazer docente. O/A professor/a enfatiza, por meio das narrativas, que a experiência vivenciada auxilia na estruturação da sua prática pedagógica, na forma como visualiza o aluno e procura, por meio dos exemplos vivenciados no campo, despertar o interesse pelo conhecimento geográfico. Portanto, as vivências são artefatos reflexivos na formação do professor/a e demonstram como as experiências no campo contribuem na formação pessoal/profissional do professor/a e o exercício da docência em Geografia. |
Abstract: | The experiences in the field reported through autobiographical narratives are a relevant device to potentialize the study on teacher education in this sense, this qualitative and exploratory research aims to analyze the formation of teachers of basic education geography of the Marechal Cândido Rondon´s city that were born in the field, in order to understand what knowledge is seized in rural space. For which reasons became teachers of geography and how the experiences in the field and the trajectories of schooling are resign field in the exercise of the profession, and helped in theirs professional´s formation. For this, nine teachers of geography participated in this work, who experienced the field in the second half of the twentieth century; Narrate memories experienced in this space from the moment they begin the trajectories of rural schooling educationist. For the study´s development, we opted for the autobiographical methodology, from the perspective of narrative research, using the devices experienced letters and interviews. Finally, the results indicate that the experience in the field contributed to the training and the professional life of teachers and in teaching. The teacher emphasizes through the narratives that the experienced in the structuring of its pedagogical practice, in the way it visualizes the student and seeks through the examples experienced in the field to awaken the interest in geographic knowledge. Therefore, the experiences are reflective artifacts in the teacher´s formation and demonstrate how the experiences in the field contribute to the personal/professional training of the teacher and the exercise of teaching in geography. |
Keywords: | Professores/as de Geografia Campo Formação Trajetórias Escolares e Profissão Narrativas autobiográficas Experiências Geography‟s Teachers Field Professional‟s and School‟s Training Autobiographical narratives Experiences |
CNPq areas: | GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Campun: | Francisco Beltrão |
Citation: | ARTIGAS, Eliane Liecheski. Experiências de vida e trajetórias dos professores de geografia que nasceram no campo. 2019. 178 f.. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/4405 |
Issue Date: | 28-Mar-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado em Geografia (FBE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Eliane Liecheski Artigas 2019.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License