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Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/4283
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Um hermeneuta da morte: José Saramago na literatura e na história |
Other Titles: | The hermeneutic of death: José Saramago in literature and históry |
Autor: | Santos, Nataly Yolanda Capelari dos |
Primeiro orientador: | Santos, José Carlos dos |
Primeiro membro da banca: | Ozelame, Josiele Kaminski Corso |
Segundo membro da banca: | Guizzo, Antônio Rediver |
Resumo: | As intermitências da morte (2005), de José Saramago, que ao abordar a problemática da morte, parece fornecer algumas tentativas de compreensão das questões finais, e de todas as demais suscitadas, além de sugerir uma reflexão profunda sobre a morte, falando do que é a vida, partindo de uma leitura metafórica sobre a morte transformada em personagem. Levando isso em consideração, o estudo analisa o romance de Saramago pelo viés da complexidade de Edgar Morin, considerado os contrários em suas peculiaridades, sem excluí-los, compreendendo que fazem parte de um todo maior. Transitamos, conforme a obra, pela ordem e desordem de uma vida sem morte e, consequentemente de ausências de vida e de morte. Buscamos compreender como o escritor fala sobre a morte, por meio da vida, e quais recursos se utiliza para tal, como constrói a personagem principal, reavivando em nosso imaginário o conhecimento histórico e pessoal que temos da morte para depois modificá-lo e desmistificar alguns tabus e compreensões por meio da literatura. Para isso, baseamo-nos na compreensão do tempo e do espaço do escritor, da narrativa, do leitor e do pesquisador como influenciadores e interferentes na produção literária, apoiados em Harvey, Bauman, Flory e Foucault. Também buscamos na História, com Certeau, Morin, Elias e Àries, a compreensão do que seja a morte e como ela foi representada, em um romance que fala sobre a vida. Estudamos como História e realidade são levadas para dentro da ficção, trabalhando juntas, por meio da linguagem, com Compagnon, Candido, Benjamin, Bakhtin, Ricoeur, Pesavento e Flory. Estudamos e desmembramos o romance saramaguiano a fim de compreender e identificar como José Saramago transforma-se em um hermeneuta da morte, transitando pela Literatura e pela História. |
Abstract: | Death at intervals (2005), by José Saramago, talks about the problem of death and tries to understand the final issues, and all the others raised. The book suggests a deep reflection about death, talking about life, starting from a metaphorical reading about death, which is transformed into a character. With this in mind, the study analyzes Saramago's novel according to Edgar Morin's Paradigm of Complexity which considers the opposites in their peculiarities, without excluding them, understanding that they are part of a larger whole. We move like the novel, by the order and disorder of a life without death and a death without life. We try to understand how the writer talks about death, through life, and what resources are used for it, how he constructs the main character, reviving in our imaginary the historical and personal knowledge we have of death for after modify it and demystify some taboos and understandings through literature. For this, we are based on the understanding of the time and space of the writer, the narrative, the reader and the researcher as influencers and interferers in the literary production, supported by Harvey, Bauman, Flory and Foucault. We also search in history for understanding what death is and how it was represented, according to Certeau, Morin, Elias and Àries. We study how history and reality are drawn into fiction, working together through language based on Compagnon, Candide, Benjamin, Bakhtin, Ricoeur, Pesavento, and Flory’s survey. We study and dismember the Saramaguian novel in order to understand and identify how José Saramago transforms into the hermeneutic of death, transiting through Literature and History. |
Keywords: | Morte Literatura História Paradigma da complexidade José Saramago Death Literature History Paradigm of complexity José Saramago |
CNPq areas: | LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | SANTOS, Nataly Yolanda Capelari dos. Um hermeneuta da morte: José Saramago na literatura e na história. 2019. 113 p. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/4283 |
Issue Date: | 11-Mar-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ) |
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