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DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Nataly Yolanda Capelari dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6360638241454675por
dc.contributor.advisor1Santos, José Carlos dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8774702624197992por
dc.contributor.referee1Ozelame, Josiele Kaminski Corso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8181629756218639por
dc.contributor.referee2Guizzo, Antônio Rediver-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6020480281363371por
dc.date.accessioned2019-05-20T21:07:32Z-
dc.date.issued2019-03-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Nataly Yolanda Capelari dos. Um hermeneuta da morte: José Saramago na literatura e na história. 2019. 113 p. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4283-
dc.description.resumoAs intermitências da morte (2005), de José Saramago, que ao abordar a problemática da morte, parece fornecer algumas tentativas de compreensão das questões finais, e de todas as demais suscitadas, além de sugerir uma reflexão profunda sobre a morte, falando do que é a vida, partindo de uma leitura metafórica sobre a morte transformada em personagem. Levando isso em consideração, o estudo analisa o romance de Saramago pelo viés da complexidade de Edgar Morin, considerado os contrários em suas peculiaridades, sem excluí-los, compreendendo que fazem parte de um todo maior. Transitamos, conforme a obra, pela ordem e desordem de uma vida sem morte e, consequentemente de ausências de vida e de morte. Buscamos compreender como o escritor fala sobre a morte, por meio da vida, e quais recursos se utiliza para tal, como constrói a personagem principal, reavivando em nosso imaginário o conhecimento histórico e pessoal que temos da morte para depois modificá-lo e desmistificar alguns tabus e compreensões por meio da literatura. Para isso, baseamo-nos na compreensão do tempo e do espaço do escritor, da narrativa, do leitor e do pesquisador como influenciadores e interferentes na produção literária, apoiados em Harvey, Bauman, Flory e Foucault. Também buscamos na História, com Certeau, Morin, Elias e Àries, a compreensão do que seja a morte e como ela foi representada, em um romance que fala sobre a vida. Estudamos como História e realidade são levadas para dentro da ficção, trabalhando juntas, por meio da linguagem, com Compagnon, Candido, Benjamin, Bakhtin, Ricoeur, Pesavento e Flory. Estudamos e desmembramos o romance saramaguiano a fim de compreender e identificar como José Saramago transforma-se em um hermeneuta da morte, transitando pela Literatura e pela História.por
dc.description.abstractDeath at intervals (2005), by José Saramago, talks about the problem of death and tries to understand the final issues, and all the others raised. The book suggests a deep reflection about death, talking about life, starting from a metaphorical reading about death, which is transformed into a character. With this in mind, the study analyzes Saramago's novel according to Edgar Morin's Paradigm of Complexity which considers the opposites in their peculiarities, without excluding them, understanding that they are part of a larger whole. We move like the novel, by the order and disorder of a life without death and a death without life. We try to understand how the writer talks about death, through life, and what resources are used for it, how he constructs the main character, reviving in our imaginary the historical and personal knowledge we have of death for after modify it and demystify some taboos and understandings through literature. For this, we are based on the understanding of the time and space of the writer, the narrative, the reader and the researcher as influencers and interferers in the literary production, supported by Harvey, Bauman, Flory and Foucault. We also search in history for understanding what death is and how it was represented, according to Certeau, Morin, Elias and Àries. We study how history and reality are drawn into fiction, working together through language based on Compagnon, Candide, Benjamin, Bakhtin, Ricoeur, Pesavento, and Flory’s survey. We study and dismember the Saramaguian novel in order to understand and identify how José Saramago transforms into the hermeneutic of death, transiting through Literature and History.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Wagner Junior (wagner.junior@unioeste.br) on 2019-05-20T21:07:32Z No. of bitstreams: 2 Nataly_Yolanda_Capelari_dos_Santos_2019.pdf: 787104 bytes, checksum: 78227220ab776d4a40f1ce8c69268912 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMortepor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectParadigma da complexidadepor
dc.subjectJosé Saramagopor
dc.subjectDeatheng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectParadigm of complexityeng
dc.subjectJosé Saramagoeng
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.titleUm hermeneuta da morte: José Saramago na literatura e na históriapor
dc.title.alternativeThe hermeneutic of death: José Saramago in literature and históryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

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