Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4146
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMARTINS, Laura do Prado Eliziário-
dc.contributor.advisor1Brotto , Ivete Janice de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8469371746205611por
dc.contributor.referee1Hai , Alessandra Arce-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3845288858275245por
dc.contributor.referee2Umbelino , Janaina Damasco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4550288548686353por
dc.contributor.referee3Cossetin , Márcia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7641442717354036por
dc.date.accessioned2019-03-13T18:53:37Z-
dc.date.issued2018-10-02-
dc.identifier.citationMARTINS, Laura do Prado Eliziário. Pré-escola I e desenvolvimento infantil: contribuições do Currículo e planejamento das escolas e CMEIs do município de Cascavel/PR. 2018. 128 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4146-
dc.description.resumoEste trabalho é resultado de uma pesquisa realizada nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel–PR que atendem alunos da Pré-escola I, e teve como objetivo por meio de observações e análises documentais inquerir como a atividade de Jogos de Papéis Sociais está contemplada (ou não) nos encaminhamentos metodológicos descritos nos planejamentos da Pré-escola I das escolas e CMEIs e, esses encaminhamentos contribuem para o desenvolvimento infantil. Como objetivos específicos, delimitou-se: contextualizar a Educação Infantil no município de Cascavel; compreender, na perspectiva Materialista Histórica Dialética, a relação entre ensino - aprendizagem e a periodização do desenvolvimento infantil, bem como analisar como está sendo trabalhado o Jogo de Papéis Sociais que é a atividade principal para esta fase do desenvolviment2o infantil. Esta pesquisa versa sobre a importância da periodização do desenvolvimento tendo como Atividade guia os Jogos de Papéis Sociais. A realização da investigação ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Para fundamentarmos o estudo acerca do desenvolvimento infantil buscou-se refletir sobre os teóricos que foram a base epistemológica para o Currículo Municipal de Cascavel: Elkonin (1969, 1987, 2009,2017), Leontiev (1988, 2004, 2006), Luria (1988), Vigotski (1988, 1993, 1995, 1996, 2017), Emer (1991), Rosemberg (1977, 1991), Sperança (1980) e outros. Com relação a contextualização histórica buscou-se aferir documentos como: atas de CMEIs e escolas, Plano Municipal de Educação, decretos municipais entre outros; Para a realização das análises foram utilizados os planejamentos elaborados por professores de escolas e CMEIs que atuam com Préescola I, na Rede Pública Municipal de Ensino da cidade de Cascavel – PR. Analisaram-se dez planejamentos de turmas ofertadas em escolas e CMEIs que atendem em Tempo Integral e período parcial, também as turmas ofertadas na área rural e aquelas que atendem na mesma sala Pré-escola I e II (salas mistas) que atendem tais especificidades. Nesse sentido, ao interpretarem-se os dados obtidos na pesquisa, realizou-se à luz da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico- Crítica. Verificou-se que o ato de planejar é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem, cabendo ao professor este ato, no qual intencionalmente e conhecedor dos conteúdos e dos níveis de desenvolvimento infantil, promove o ensino dos conteúdos científicos, filosóficos e culturais por meio dos Jogos de Papéis, atividade principal provedora do desenvolvimento nesta faixa etáriapor
dc.description.abstractThis work is the result of a survey carried out in schools and municipal centers of Early Childhood Education (CMEI) of the Municipal Public School of Education of Cascavel-PR that attend students of Preschool I, and had as objective through observations and documentary analyzes inquerir as the activity of Social Papers is contemplated (or not) in the methodological guidelines described in the pre-school I and CMEI school plans, and these referrals contribute to child development. As specific objectives, it was delimited: to contextualize Early Childhood Education in the municipality of Cascavel; to understand, in the Materialist Historical Dialectic perspective, the relation between teaching - learning and the periodization of child development, as well as to analyze how the Social Papers Game is being worked which is the main activity for this phase of child development. This research deals with the importance of the periodization of the development having as Activity Guide the Games of Social Papers. The research was carried out through bibliographical and documentary research. In order to base the study on child development, we sought to reflect on the theorists who were the epistemological basis for the Cascavel Municipal Curriculum: Elkonin (1969, 1987, 2009,2017), Leontiev (1988, 2004, 2006), Luria), Vigotski (1988, 1993, 1995, 1996, 2017), Emer (1991), Rosemberg (1977, 1991), Sperança (1980) and others. With regard to historical contextualization, we sought to verify documents such as: CMEIs and school records, Municipal Education Plan, municipal decrees, among others; In order to carry out the analyzes, the plans were prepared by teachers of schools and CMEIs that work with Pre-school I, in the Public Public School of Education of the city of Cascavel - PR. We analyzed ten classes of classes offered in schools and CMEIs that attend Integral Time and partial period, also the classes offered in the rural area and those that attend in the same room Pre-school I and II (mixed rooms) that meet these specificities. In this sense, when interpreting the data obtained in the research, it was carried out in the light of Historical-Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy. It was verified that the act of planning is of paramount importance to the teaching-learning process, and the teacher is responsible for this act, in which he is intentionally and knowledgeable of contents and levels of child development, promotes the teaching of scientific, philosophical and cultural contents through the Role-Playing Games, the main activity that provides development in this age group.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2019-03-13T18:53:37Z No. of bitstreams: 2 Laura_Martins_2018.pdf: 4813575 bytes, checksum: d3802fb302432b54a0b7cab2ed18561d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-13T18:53:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Laura_Martins_2018.pdf: 4813575 bytes, checksum: d3802fb302432b54a0b7cab2ed18561d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-10-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectChild Developmenteng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectPlanningeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePré-escola I e desenvolvimento infantil: contribuições do Currículo e planejamento das escolas e CMEIs do município de Cascavel/PRpor
dc.title.alternativePreschool I and child development: contributions from the curriculum and school planning and CMEIs of the municipality of Cascavel / PReng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Laura_Martins_2018.pdfArquivo completo4.7 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons