Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4086
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMello, Etiene Caroline Farias de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9059703433691430por
dc.contributor.advisor1Boscarioli, Clodis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2844207318576160por
dc.contributor.referee1Zilly, Adriana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6792533235391231por
dc.contributor.referee2Paizan, Delfina Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4525247148715461por
dc.contributor.referee3Pereira, Vinícius Carvalho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5304593788129950por
dc.date.accessioned2019-02-12T12:23:16Z-
dc.date.issued2018-07-04-
dc.identifier.citationMELLO, Etiene Caroline Farias de. O uso de tecnologias nas aulas de língua inglesa no Ensino Fundamental II em Foz do Iguaçu/PR. 2018. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4086-
dc.description.resumoO universo tecnológico cada vez mais presente provoca transformações significativas no modo como as pessoas se comunicam e se relacionam, refletindo na forma como ensinam e aprendem. A Língua Inglesa (LI) está bastante presente nesses contextos digitais, e buscar novas perspectivas para utilizar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem torna-se um grande desafio para o professor. O presente estudo tem como objetivo geral analisar a inserção das TDIC no ensino da LI no Ensino Fundamental II das escolas estaduais de Foz do Iguaçu, através das experiências dos professores de inglês. A partir de problematização acerca da prática pedagógica e o uso das TDIC, emergiram os seguintes questionamentos: 1) a inserção da TDIC nas salas de aula realmente é uma realidade?; 2) Se é, como isso vem acontecendo e, quais TDIC os professores de inglês estão utilizando em sua prática pedagógica?; e, por fim, 3) a formação desses professores está oferecendo subsídios para que utilizem a TDIC para fins pedagógicos? Para tanto, optou-se pela entrevista semiestruturada para a coleta de dados, realizada com 30 desses professores, os quais relataram tanto suas práticas pedagógicas com uso das TDIC, quanto suas formações na área. A análise dos dados qualitativos foi por codificação, e os resultados apontaram que a inserção das TDIC nas aulas de LI acontece de forma incipiente, e que não são exploradas muitas de suas possiblidades e potencialidades. Contudo, os resultados também mostraram que o pouco uso das TDIC nas aulas de inglês, além da falta de formação e, com muito mais significância, é devido à infraestrutura tecnológica precária das escolas, carga horária reduzida e falta de apoio técnico e pedagógico. Embora haja esses entraves, existem esforços por parte de alguns professores para inovar sua práxis por meio das TDIC. Esta pesquisa, além do diagnóstico, contribui à prática pedagógica dos professores pois os convida a refletir sobre suas decisões e ações para inserir as TDIC nas aulas de inglês de forma efetiva.por
dc.description.abstractThe technological universe, which is increasingly present in people's lives, causes significant transformations in the way they communicate and relate, thus reflecting on how they teach and learn. Since the English Language (EL) is widely used in such digital contexts, teachers face a great challenge when it comes to seeking new perspectives on the use of Digital Information and Communication Technologies (ICT) in teaching and learning. By focusing on English Language Teachers (ELT), the present study aims to analyze the inclusion of ICT in Elementary Education ELT practices in state schools in Foz do Iguaçu. In order to question pedagogical practices in view of ICT use, the following inquiries have been made: 1) is the inclusion of ICT in the classrooms a reality?; 2) If so, how has it been implemented, and what ICT resources have English teachers been using in their pedagogical practices?; and, finally, 3) has teacher education been offering tools in order for them to use ICT resources for educational purposes in the classroom? For the collection of data, semi-structured interviews have been conducted with 30 of these teachers, who reported both their pedagogical practices using ICT tools and their background in the field. The method of coding was used in the analysis of qualitative data, and the results indicate that the inclusion of ICT in the ELT classroom is still incipient, and that many of its possibilities and potentialities are yet to be explored. However, the results also show that the low use of ICT in English classes is due to the lack of training/education and, to a much greater degree, to the weak school technological infrastructure, reduced working hours and lack of technical and pedagogical support. Despite such barriers, some teachers endeavor to innovate their praxis through the use of ICT resources. In conclusion, besides diagnosing the issue, this research contributes teachers’ pedagogical practices, inviting them to reflect on their decisions and actions to implement ICT in English classes effectively.eng
dc.description.abstractEl universo tecnológico, cada vez más presente en la vida de las personas, provoca transformaciones significativas en el modo en que se comunican y se relacionan, reflejando así en la forma en que enseñan y aprenden. La Lengua Inglesa (LI) es corriente en estos contextos digitales y la búsqueda por nuevas perspectivas para utilizar las Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDIC) en el proceso de enseñanza y aprendizaje se convierte en un gran desafío para el profesor. El presente estudio tiene como objetivo general analizar la inserción de las TDIC en la enseñanza de la LI en la Enseñanza Primaria II de las escuelas estatales de Foz do Iguaçu, a través de las experiencias de profesores de inglés. A partir de una problematización acerca de la práctica pedagógica y el uso de las TDIC, surgieron los siguientes cuestionamientos: 1) ¿la inserción de la TDIC en las aulas realmente es una realidad?; 2) Si es así, ¿cómo eso viene sucediendo y, cuáles TDIC los profesores de inglés están utilizando en su práctica pedagógica?; y, finalmente, 3) ¿la formación de estos profesores está ofreciendo subsidios para que utilicen la TDIC en el aula para fines pedagógicos? Para ello, se optó por la entrevista semiestructurada para la recolección de datos, realizada con 30 profesores, los cuales relataron tanto sus prácticas pedagógicas con el uso de las TDIC, como sus formaciones en el área. El análisis de los datos cualitativos fue por codificación y los resultados apuntaron que la inserción de las TDIC en las clases de LI ocurre de forma incipiente, y que no se explotan muchas de sus posibilidades y potencialidades. Sin embargo, los resultados demostraron también que el poco uso de las TDIC en las clases de inglés, además de la falta de formación y, con mucho más significancia, es debido a la infraestructura tecnológica precaria de las escuelas, carga horaria reducida y falta de apoyo técnico y pedagógico. Pese a los obstáculos, hay algunos esfuerzos por parte de algunos profesores para innovar su praxis a través de las TDIC. Esta investigación, además del diagnóstico, aporta en la práctica pedagógica de los profesores pues los invita a reflexionar sobre sus decisiones y acciones para insertar las TDIC en las clases de inglés de forma efectiva.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Wagner Junior (wagner.junior@unioeste.br) on 2019-02-12T12:23:16Z No. of bitstreams: 2 Etiene_Caroline_Farias_de_Mello_2018.pdf: 2715238 bytes, checksum: 10462b6dcad0ddaacb091d462baec685 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-12T12:23:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Etiene_Caroline_Farias_de_Mello_2018.pdf: 2715238 bytes, checksum: 10462b6dcad0ddaacb091d462baec685 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-07-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino e aprendizagem de inglêspor
dc.subjectTecnologias digitais no ensinopor
dc.subjectAprendizagem mediada pelo computadorpor
dc.subjectEnglish teaching and learningeng
dc.subjectDigital technologies in educationeng
dc.subjectComputer assisted language learning.eng
dc.subjectEnseñanza y aprendizaje de inglésspa
dc.subjectTecnologías digitales en la enseñanzaspa
dc.subjectAprendizaje de idiomas mediado por el ordenadorspa
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleO uso de tecnologias nas aulas de língua inglesa no Ensino Fundamental II em Foz do Iguaçu/PRpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Etiene_Caroline_Farias_de_Mello_2018.pdf2.65 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons