Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3962
Tipo do documento: Dissertação
Title: A formação dos professores na educação especial de Toledo-PR.
Other Titles: Teachers’ training in special education in Toledo-PR.
Autor: Santi, Ana Paula 
Primeiro orientador: Orso, Paulino José
Primeiro membro da banca: Rossetto, Elisabeth
Segundo membro da banca: Barroco, Sonia Mari Shima
Terceiro membro da banca: Castanha, Andre Paulo
Resumo: Esta pesquisa, sobre a formação dos professores na educação especial, diz respeito à historiografia educacional e tem como objetivo geral apresentar e discutir aspectos fundamentais sobre as políticas de formação de professores na área da Educação Especial no município de Toledo-PR. Destacamos as principais alterações da modalidade educacional a partir dos anos de 1990, em âmbito nacional e local, sublinhando o apogeu da política de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva. Para tanto, utilizamos análise documental e bibliografias de referência no assunto, constituindo um arcabouço histórico das políticas socioeducacionais em diferentes áreas do sistema educacional a respeito do tema. Tais elementos envolveram a configuração da história da Educação Especial no município de Toledo, sobretudo, no que diz respeito à distinção vivenciada nas políticas e nas características da formação de professores que passaram a atuar com os alunos com deficiência no ensino comum, nos primeiros anos do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino. O estudo revelou que a maior parte dos professores que trabalham com esse público obteve sua formação a partir dos anos de 1990, em cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos na região Oeste do Paraná por instituições de iniciativa privada. Tais resultados evidenciam o direcionamento das políticas públicas à volumosa formação de professores, no sentido de uma reorganização na direção da meritocracia, bem como à exploração do mercado nesta esfera educacional. Os resultados da pesquisa demonstraram relações materiais da organização social que determinam o direcionamento da política de formação de professores da área da Educação Especial nos reportando, em última instância, a gênese da desigualdade/marginalidade/exclusão da pessoa com ou sem deficiência na sociedade. A pesquisa aponta elementos de formação continuada diretivos do desenvolvimento educativo técnico e político dos professores como fatores contributivos para capacidade de explicitação das contradições sociais que marcam a trajetória da humanidade
Abstract: This research, on teachers’ training in special education, concerns the educational historiography and has as general objective to present and discuss fundamental aspects on teachers’ training policies in the area of Special Education in the municipality of Toledo-PR. We highlight the main changes in the educational modality from the 1990s, at national and local levels, underlining the apogee of the Special Education policy, from the perspective of inclusive education. Therefore, we made use of documentary analysis and reference bibliographies in the subject, constituting a historical framework of social-educational policies in different areas of the educational system regarding the theme. These elements involved the set-up of the Special Education history in the municipality of Toledo, especially as regards the distinction experienced in the policies and the characteristics of teachers’ training who began to work with students with disabilities in regular education in the early years of Primary School of the municipal school system. The study found that most of the teachers working with this public obtained their training starting in the 1990s in lato sensu postgraduate courses offered in the western region of Paraná by private institutions. These results show the direction of public policies for teacher training in the sense of a considerable reorganization towards meritocracy, as well as the large exploitation of the market in this educational sphere. The results of the research have demonstrated the material relations of the social organization that determine the direction of teachers’ training policy in the area of the Special Education, which refers, ultimately, to the genesis of the inequality/marginality/exclusion of the person with or without disabilities in society. The research points out directive elements of continuing education of teachers' technical and political educational development as contributory factors for the ability to explain the social contradictions that mark the trajectory of humanity.
Keywords: Historiografia Educacional
Política Educacional
Educação Especial; Formação de Professores; Toledo-PR.
Educational Historiography
Educational politics
Special education
Teachers’ training
Toledo-PR
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: SANTI, Ana Paula. A formação dos professores na educação especial de Toledo-PR.. 2018. 261 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3962
Issue Date: 18-May-2018
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_ Santi_2018.pdf2.39 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons