Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3962
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSanti, Ana Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0756176220799665por
dc.contributor.advisor1Orso, Paulino José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247504761634290por
dc.contributor.referee1Rossetto, Elisabeth-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9680222435474093por
dc.contributor.referee2Barroco, Sonia Mari Shima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0910185283511592por
dc.contributor.referee3Castanha, Andre Paulo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8802056543966163por
dc.date.accessioned2018-10-02T19:27:19Z-
dc.date.issued2018-05-18-
dc.identifier.citationSANTI, Ana Paula. A formação dos professores na educação especial de Toledo-PR.. 2018. 261 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018 .por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3962-
dc.description.resumoEsta pesquisa, sobre a formação dos professores na educação especial, diz respeito à historiografia educacional e tem como objetivo geral apresentar e discutir aspectos fundamentais sobre as políticas de formação de professores na área da Educação Especial no município de Toledo-PR. Destacamos as principais alterações da modalidade educacional a partir dos anos de 1990, em âmbito nacional e local, sublinhando o apogeu da política de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva. Para tanto, utilizamos análise documental e bibliografias de referência no assunto, constituindo um arcabouço histórico das políticas socioeducacionais em diferentes áreas do sistema educacional a respeito do tema. Tais elementos envolveram a configuração da história da Educação Especial no município de Toledo, sobretudo, no que diz respeito à distinção vivenciada nas políticas e nas características da formação de professores que passaram a atuar com os alunos com deficiência no ensino comum, nos primeiros anos do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino. O estudo revelou que a maior parte dos professores que trabalham com esse público obteve sua formação a partir dos anos de 1990, em cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos na região Oeste do Paraná por instituições de iniciativa privada. Tais resultados evidenciam o direcionamento das políticas públicas à volumosa formação de professores, no sentido de uma reorganização na direção da meritocracia, bem como à exploração do mercado nesta esfera educacional. Os resultados da pesquisa demonstraram relações materiais da organização social que determinam o direcionamento da política de formação de professores da área da Educação Especial nos reportando, em última instância, a gênese da desigualdade/marginalidade/exclusão da pessoa com ou sem deficiência na sociedade. A pesquisa aponta elementos de formação continuada diretivos do desenvolvimento educativo técnico e político dos professores como fatores contributivos para capacidade de explicitação das contradições sociais que marcam a trajetória da humanidadepor
dc.description.abstractThis research, on teachers’ training in special education, concerns the educational historiography and has as general objective to present and discuss fundamental aspects on teachers’ training policies in the area of Special Education in the municipality of Toledo-PR. We highlight the main changes in the educational modality from the 1990s, at national and local levels, underlining the apogee of the Special Education policy, from the perspective of inclusive education. Therefore, we made use of documentary analysis and reference bibliographies in the subject, constituting a historical framework of social-educational policies in different areas of the educational system regarding the theme. These elements involved the set-up of the Special Education history in the municipality of Toledo, especially as regards the distinction experienced in the policies and the characteristics of teachers’ training who began to work with students with disabilities in regular education in the early years of Primary School of the municipal school system. The study found that most of the teachers working with this public obtained their training starting in the 1990s in lato sensu postgraduate courses offered in the western region of Paraná by private institutions. These results show the direction of public policies for teacher training in the sense of a considerable reorganization towards meritocracy, as well as the large exploitation of the market in this educational sphere. The results of the research have demonstrated the material relations of the social organization that determine the direction of teachers’ training policy in the area of the Special Education, which refers, ultimately, to the genesis of the inequality/marginality/exclusion of the person with or without disabilities in society. The research points out directive elements of continuing education of teachers' technical and political educational development as contributory factors for the ability to explain the social contradictions that mark the trajectory of humanity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2018-10-02T19:27:19Z No. of bitstreams: 2 Ana_ Santi_2018.pdf: 2449095 bytes, checksum: 24662d3acdcf2b81f1a650276571abb8 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-02T19:27:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ana_ Santi_2018.pdf: 2449095 bytes, checksum: 24662d3acdcf2b81f1a650276571abb8 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-05-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectHistoriografia Educacionalpor
dc.subjectPolítica Educacionalpor
dc.subjectEducação Especial; Formação de Professores; Toledo-PR.por
dc.subjectEducational Historiographyeng
dc.subjectEducational politicseng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectTeachers’ trainingeng
dc.subjectToledo-PReng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA formação dos professores na educação especial de Toledo-PR.por
dc.title.alternativeTeachers’ training in special education in Toledo-PR.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_ Santi_2018.pdf2.39 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons