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Tipo do documento: Dissertação
Title: Estado da arte das produções na Revista Brasileira de Educação Ambiental de 2010 a 2016
Other Titles: Production art state in the Brazilian Environmental Education Magazine from 2010 to 2016
Autor: Kreuz, Angela Maria 
Primeiro orientador: Francischett, Mafalda Nesi
Primeiro membro da banca: Francischett, Mafalda Nesi
Segundo membro da banca: Leme, Rosana Cristina Biral
Terceiro membro da banca: Toffolo, Geliane
Quarto membro da banca: Cembranel, Adir Silvério
Resumo: Esta dissertação, apresenta a contribuição da RevBEA (Revista Brasileira de EA), na divulgação de pesquisas sobre Educação Ambiental (EA). Tendo como objetivo principal da pesquisa, a análise das contribuições, e a abrangência sobre a EA nas produções apresentadas na RevBEA de 2010 até 2016. Buscou identificar quantitativamente e qualitativamente, as produções com disponibilidade on-line e analisar como se apresentam os critérios na produção, como: a) área e nível de formação dos autores b) instituições de ensino na formação dos autores; c) produções de EA Formal e Não-Formal; d) temáticas apresentadas; e) metodologia explicitada; f) instrumentos de pesquisa explicitados; g) propósitos e resultados apresentados. Bem como, trazer a importância, limites e perspectivas apresentadas nos trabalhos. A pesquisa se caracteriza como metodologia do estado da arte, ou do conhecimento. As principais fases da investigação são: 1º) coleta de dados; 2º) sistematização dos dados; e 3º) análise dos dados. A EA permeia várias áreas do conhecimento e com heterogeneidade na natureza das pesquisas. As 253 publicações on-line, em sete anos, envolveu 689 autores, que produziram pesquisas com diferentes objetivos, metodologias e resultados. A abrangência da Revista transita pelas diferentes áreas de formação dos autores, os quais vivem em praticamente em todo o país. As produções em EA Formal participam com 63% na revista, restando os 37% para a EA Não-Formal. Os temas que se destacam nas pesquisas, com maior produção, são: resíduos; EA nas escolas/colégios; ecologia e sustentabilidade. A Geografia possui um importante destaque nas publicações da Revista, já que é uma área com grande abrangência de EA.
Abstract: This dissertation, presents the RevBEA contribution (Brazilian Environmental Education Magazine). As the main research objective, the contribution analysis and the comprehensiveness about Environmental Education in the presented works at RevBEA from 2010 until 2016. Sought to identify quantitively and qualitatively, the productions online available and analyze how are showed the production criteria, as: a) area and level of authors degree; b) educational institution in the authors degree; c: environmental education production formal and no-formal; d) presented thematic; e) explicit methodology; f) explicit research tools; g) purposes and presented results, as well as bring up the importance, limits and presented perspectives in the works. The research is characterized as art state methodology or knowledge. The mainly investigation phases are: 1º) data collection; 2º) data systematization; and 3º) data analysis. The Environmental Education go through several knowledge areas and with heterogenicity in the research nature. The 253 online publications, in seven years, involved 689 authors, that researched with different objectives, methodology and results. The magazine scope transits by different author degree areas, which live practically in all over the country. The Formal Environmental Education production participates with 63% in the magazine, remaining 37% to no-formal Environmental Education. The featured themes in the research, with more production, are: residue; Environmental Education at Schools/High Schools, ecology and sustainability. The Geography has an important role in the magazine publication, as it is an area with wide Environmental Education comprehensiveness.
Keywords: Educação Ambiental
Pesquisa
Publicações
Environmental Education
Research
Publications
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campun: Francisco Beltrão
Citation: KREUZ, Angela Maria. Estado da arte das produções na Revista Brasileira de Educação Ambiental de 2010 a 2016. 2018. 165 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3756
Issue Date: 28-Feb-2018
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

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