Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3756
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKreuz, Angela Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2876818889035230por
dc.contributor.advisor1Francischett, Mafalda Nesi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955por
dc.contributor.referee1Francischett, Mafalda Nesi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955por
dc.contributor.referee2Leme, Rosana Cristina Biral-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7045318168309807por
dc.contributor.referee3Toffolo, Geliane-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8798230263542489por
dc.contributor.referee4Cembranel, Adir Silvério-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8064266405286126por
dc.date.accessioned2018-06-15T13:21:44Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.citationKREUZ, Angela Maria. Estado da arte das produções na Revista Brasileira de Educação Ambiental de 2010 a 2016. 2018. 165 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3756-
dc.description.resumoEsta dissertação, apresenta a contribuição da RevBEA (Revista Brasileira de EA), na divulgação de pesquisas sobre Educação Ambiental (EA). Tendo como objetivo principal da pesquisa, a análise das contribuições, e a abrangência sobre a EA nas produções apresentadas na RevBEA de 2010 até 2016. Buscou identificar quantitativamente e qualitativamente, as produções com disponibilidade on-line e analisar como se apresentam os critérios na produção, como: a) área e nível de formação dos autores b) instituições de ensino na formação dos autores; c) produções de EA Formal e Não-Formal; d) temáticas apresentadas; e) metodologia explicitada; f) instrumentos de pesquisa explicitados; g) propósitos e resultados apresentados. Bem como, trazer a importância, limites e perspectivas apresentadas nos trabalhos. A pesquisa se caracteriza como metodologia do estado da arte, ou do conhecimento. As principais fases da investigação são: 1º) coleta de dados; 2º) sistematização dos dados; e 3º) análise dos dados. A EA permeia várias áreas do conhecimento e com heterogeneidade na natureza das pesquisas. As 253 publicações on-line, em sete anos, envolveu 689 autores, que produziram pesquisas com diferentes objetivos, metodologias e resultados. A abrangência da Revista transita pelas diferentes áreas de formação dos autores, os quais vivem em praticamente em todo o país. As produções em EA Formal participam com 63% na revista, restando os 37% para a EA Não-Formal. Os temas que se destacam nas pesquisas, com maior produção, são: resíduos; EA nas escolas/colégios; ecologia e sustentabilidade. A Geografia possui um importante destaque nas publicações da Revista, já que é uma área com grande abrangência de EA.por
dc.description.abstractThis dissertation, presents the RevBEA contribution (Brazilian Environmental Education Magazine). As the main research objective, the contribution analysis and the comprehensiveness about Environmental Education in the presented works at RevBEA from 2010 until 2016. Sought to identify quantitively and qualitatively, the productions online available and analyze how are showed the production criteria, as: a) area and level of authors degree; b) educational institution in the authors degree; c: environmental education production formal and no-formal; d) presented thematic; e) explicit methodology; f) explicit research tools; g) purposes and presented results, as well as bring up the importance, limits and presented perspectives in the works. The research is characterized as art state methodology or knowledge. The mainly investigation phases are: 1º) data collection; 2º) data systematization; and 3º) data analysis. The Environmental Education go through several knowledge areas and with heterogenicity in the research nature. The 253 online publications, in seven years, involved 689 authors, that researched with different objectives, methodology and results. The magazine scope transits by different author degree areas, which live practically in all over the country. The Formal Environmental Education production participates with 63% in the magazine, remaining 37% to no-formal Environmental Education. The featured themes in the research, with more production, are: residue; Environmental Education at Schools/High Schools, ecology and sustainability. The Geography has an important role in the magazine publication, as it is an area with wide Environmental Education comprehensiveness.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabielle Cheuczuk (fabielle.cheuczuk@unioeste.br) on 2018-06-15T13:21:44Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO - Angela Maria Kreuz.pdf: 1786066 bytes, checksum: 07290d4a62ac693dfe56aedf981433e6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-15T13:21:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO - Angela Maria Kreuz.pdf: 1786066 bytes, checksum: 07290d4a62ac693dfe56aedf981433e6 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-02-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectPesquisapor
dc.subjectPublicaçõespor
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectResearcheng
dc.subjectPublicationseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleEstado da arte das produções na Revista Brasileira de Educação Ambiental de 2010 a 2016por
dc.title.alternativeProduction art state in the Brazilian Environmental Education Magazine from 2010 to 2016eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO - Angela Maria Kreuz.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons