Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3647
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Denis Antônio-
dc.creator.Lattesttp://lattes.cnpq.br/2379951417941893por
dc.contributor.advisor1Boscarioli, Clodis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2844207318576160por
dc.contributor.referee1Boscarioli, Clodis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2844207318576160por
dc.contributor.referee2Lunardelli, Mariangela Garcia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9885114354058788por
dc.contributor.referee3Maciel, Cristiano-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5234437367053668por
dc.date.accessioned2018-05-14T13:48:30Z-
dc.date.issued2018-02-19-
dc.identifier.citationSILVA, Denis Antônio. A formação continuada em tecnologias digitais ofertada no Paraná sob a ótica de professores da rede estadual de Foz do Iguaçu. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3647-
dc.description.resumoAs habilidades e competências docentes no uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são exigências na Sociedade do Conhecimento. Organismos nacionais e internacionais têm discutido a inserção de TDIC na Educação e frisam a importância da formação de professores para esse fim. A literatura sobre a formação continuada de professores em TDIC reporta problemáticas relacionadas à dissociação entre as formações e o cotidiano escolar e sobre as condições para o desenvolvimento do trabalho docente. Portanto, a formação continuada de professores permanece sendo um desafio para a Educação brasileira. Assente disso, este estudo visa avaliar, a partir das vozes dos professores da rede estadual de Foz do Iguaçu, a formação continuada para o uso TDIC ofertadas pela Estado do Paraná. Para isso, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 23 professores de 8 escolas estaduais de Foz do Iguaçu sobre suas experiências com as formações. Adotou-se a codificação como estratégia de análise dos dados qualitativos. Os resultados relevaram que os professores da rede estadual julgam relevantes as formações continuadas em TDIC que recebem, principalmente, para mantê-los atualizados sobre as TDIC na Educação. Entretanto, os resultados também revelaram que os professores destacam mais aspectos relacionados à infraestrutura tecnológica das escolas que obstaculizam a incorporação de TDIC à prática docente a partir das aprendizagens proporcionadas pelas formações continuadas em TDIC do que aspectos pedagógicos e didáticos. Este estudo ainda revelou que há um desequilíbrio relativo à dotação de infraestrutura tecnológica entre as escolas pesquisadas, provocando a inserção pedagógica desigual das TDIC no ensino e oportunidades desiguais de ensino e aprendizagem mediados pelas TDIC aos professores e estudantes.por
dc.description.abstractTeaching skills and competences in the pedagogical use of Digital Information and Communication Technologies (ICT) are requirements in the Knowledge Society. National and international organizations have discussed the insertion of ICT in Education and emphasize the importance of teacher training for this purpose. The literature on the teacher training in ICT reports problems related to the dissociation between formations and school daily life and on the conditions for the development of teaching work. Therefore, teacher training remains a challenge for Brazilian education. Based on this, this study aims to evaluate, from the voices of the teachers of Foz do Iguaçu, a teacher training in ICT offered by the State of Paraná. For that, semi-structured interviews were conducted with 23 teachers from 8 state schools in Foz do Iguaçu on their experiences with the formations. Coding was adopted as a qualitative data analysis strategy. The results showed that the teachers consider relevant the teacher training in ICT that they receive, mainly, to keep them updated on the ICT in Education. However, the results also revealed that the teachers emphasize more aspects related to the technological infrastructure of the schools that hinder the incorporation of ICT into the teaching practice from the learning provided by the continuing training in ICT than pedagogical and didactic aspects. This study also revealed that there is an imbalance regarding the allocation of technological infrastructure between the schools studied, causing the unequal pedagogical insertion of the ICT in the teaching and unequal opportunities of teaching and learning mediated by the ICT to the teachers and students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Miriam Lucas (miriam.lucas@unioeste.br) on 2018-05-14T13:48:30Z No. of bitstreams: 2 Denis_Antônio_Silva_2018.pdf: 2769426 bytes, checksum: 7269d26058c4f4f60091bcef0546782d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-14T13:48:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Denis_Antônio_Silva_2018.pdf: 2769426 bytes, checksum: 7269d26058c4f4f60091bcef0546782d (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-02-19eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTDIC - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectICT - Digital Information and Communication Technologieseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS : EDUCAÇÃOpor
dc.titleA formação continuada em tecnologias digitais ofertada no Paraná sob a ótica de professores da rede estadual de Foz do Iguaçupor
dc.title.alternativeTeachers training in digital techologies offered in Paraná state under the optics of teachers of the public schools of Foz do Iguaçueng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Denis_Antonio_Silva_2018.pdf2.7 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons