Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/3629
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Evasão escolar no ensino superior: um estudo nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus Cascavel |
Autor: | Castro , Luciana Paula Vieira de |
Primeiro orientador: | Malacarne, Vilmar |
Primeiro membro da banca: | Garcia, Paulo Sérgio |
Segundo membro da banca: | Meglhioratti, Fernanda Aparecida |
Terceiro membro da banca: | Strieder, Dulce Maria |
Resumo: | A questão da evasão escolar nos cursos de licenciatura no Brasil é um problema crônico. Tendo em vista que faltam professores no país para atuar em diferentes áreas, buscamos compreender os motivos que levam à evasão escolar, por meio da análise desta problemática em cursos de Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná do Campus de Cascavel. Para tanto, foram utilizados os seguintes procedimentos de pesquisa: questionários, com questões abertas, aplicados a evadidos de diferentes cursos de licenciatura da referida universidade; entrevistas semiestruturadas com coordenadores e ex-coordenadores dos cursos de licenciatura analisados; análise da existência de registros atinentes à evasão escolar nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos cursos de licenciaturas. Verificamos que a maior parte das motivações para evasão escolar nos cursos estudados é vinculada à questão de trabalho e as implicações deste para a vida do acadêmico. Parte significativa da amostra de evadidos e coordenadores e ex-coordenadores dos cursos, ao serem indagados sobre as medidas que poderiam ser adotadas para minimizar a evasão escolar no país, mencionou fatores vinculados diretamente às questões institucionais. Como forma de superar o problema da evasão escolar, e algumas das dificuldades apontadas pelos evadidos, ressaltamos a importância da oferta de assistência estudantil nas Instituições de Ensino Superior (IES). |
Abstract: | The issue of truancy in undergraduate courses in Brazil is a chronic problem. Given the lack of teachers in the country to work in different areas, we seek to understand the reasons that lead to truancy through the analysis of this problem in undergraduate courses at the State University of West of Paraná Campus Cascavel. For this, we used the following research: questionnaires with open questions applied to escapees from different degree courses of that university; semi-structured interviews with coordinators and ex-coordinators of undergraduate analyzed; analysis of the existence of records pertaining to truancy in Political Pedagogical Project (PPP) of undergraduate courses. We found that most of the motivations for the courses studied truancy were linked to the issue of work and the implications of this for the academic life. A significant portion of the sample of dropouts and ex-coordinators and coordinators of the courses when asked about what measures could be taken to minimize dropout rates in the country mentioned factors directly related to institutional issues. As a way to overcome the problem of truancy and some of the difficulties pointed out by escapees, we emphasize the importance of offering student assistance in college. |
Keywords: | Formação de professores Evasão escolar Ensino superior Licenciatura Teacher Higher school dropout Higher education Undergraduate course |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | CASTRO, Luciana Paula Vieira de. Evasão escolar no ensino superior: um estudo nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus Cascavel. 2013.161 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/3629 |
Issue Date: | 22-Mar-2013 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Luciana De Paula Vieira De Castro.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License