Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3629
Tipo do documento: Dissertação
Title: Evasão escolar no ensino superior: um estudo nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus Cascavel
Autor: Castro , Luciana Paula Vieira de 
Primeiro orientador: Malacarne, Vilmar
Primeiro membro da banca: Garcia, Paulo Sérgio
Segundo membro da banca: Meglhioratti, Fernanda Aparecida
Terceiro membro da banca: Strieder, Dulce Maria
Resumo: A questão da evasão escolar nos cursos de licenciatura no Brasil é um problema crônico. Tendo em vista que faltam professores no país para atuar em diferentes áreas, buscamos compreender os motivos que levam à evasão escolar, por meio da análise desta problemática em cursos de Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná do Campus de Cascavel. Para tanto, foram utilizados os seguintes procedimentos de pesquisa: questionários, com questões abertas, aplicados a evadidos de diferentes cursos de licenciatura da referida universidade; entrevistas semiestruturadas com coordenadores e ex-coordenadores dos cursos de licenciatura analisados; análise da existência de registros atinentes à evasão escolar nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos cursos de licenciaturas. Verificamos que a maior parte das motivações para evasão escolar nos cursos estudados é vinculada à questão de trabalho e as implicações deste para a vida do acadêmico. Parte significativa da amostra de evadidos e coordenadores e ex-coordenadores dos cursos, ao serem indagados sobre as medidas que poderiam ser adotadas para minimizar a evasão escolar no país, mencionou fatores vinculados diretamente às questões institucionais. Como forma de superar o problema da evasão escolar, e algumas das dificuldades apontadas pelos evadidos, ressaltamos a importância da oferta de assistência estudantil nas Instituições de Ensino Superior (IES).
Abstract: The issue of truancy in undergraduate courses in Brazil is a chronic problem. Given the lack of teachers in the country to work in different areas, we seek to understand the reasons that lead to truancy through the analysis of this problem in undergraduate courses at the State University of West of Paraná Campus Cascavel. For this, we used the following research: questionnaires with open questions applied to escapees from different degree courses of that university; semi-structured interviews with coordinators and ex-coordinators of undergraduate analyzed; analysis of the existence of records pertaining to truancy in Political Pedagogical Project (PPP) of undergraduate courses. We found that most of the motivations for the courses studied truancy were linked to the issue of work and the implications of this for the academic life. A significant portion of the sample of dropouts and ex-coordinators and coordinators of the courses when asked about what measures could be taken to minimize dropout rates in the country mentioned factors directly related to institutional issues. As a way to overcome the problem of truancy and some of the difficulties pointed out by escapees, we emphasize the importance of offering student assistance in college.
Keywords: Formação de professores
Evasão escolar
Ensino superior
Licenciatura
Teacher
Higher school dropout
Higher education
Undergraduate course
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: CASTRO, Luciana Paula Vieira de. Evasão escolar no ensino superior: um estudo nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus Cascavel. 2013.161 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3629
Issue Date: 22-Mar-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciana De Paula Vieira De Castro.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons