Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3604
Tipo do documento: Dissertação
Title: O pensamento liberal e sua expressão na concepção educacional de Anísio Spínola Teixeira na década de 1930 no Brasil
Autor: Meurer, Adriéle Cristina de Souza 
Primeiro orientador: Figueiredo, Ireni Marilene Zago
Primeiro membro da banca: Machado, Maria Cristina Gomes
Segundo membro da banca: Bastos, Carmen Célia Barradas Correia
Terceiro membro da banca: Favoreto, Aparecida
Resumo: Este trabalho investigou o pensamento educacional de Anísio Spínola Teixeira (1900-1970), um dos maiores educadores brasileiros e discípulo de John Dewey (1859-1952). Apresenta-se, inicialmente, no primeiro capítulo o processo de consolidação do modo de produção capitalista e do liberalismo como sua ideologia fundante. Considerou-se, portanto, o percurso do liberalismo, seus princípios fundamentais e sua expressão no pensamento educacional de John Dewey e, consequentemente, no pensamento educacional de Anísio Teixeira, na década de 1930, no Brasil. Para a compreensão do pensamento de John Dewey, estudamos as obras Liberalismo, Liberdade e Cultura (1970); Experiência e Educação (1979b/ 1980); e Democracia e Educação (1979), fundamentais para a apreensão da relação entre os princípios liberais e a sua proposta educacional, já que o mesmo é considerado o grande expoente do escolanovismo e da expressão da ideologia liberal no campo educacional. Para investigação da expressão do pensamento liberal nas obras de Anísio Teixeira, estudou-se as obras Pequena Introdução a Filosofia da Educação (1975) ; Em marcha para a Democracia (1934) e Educação para a Democracia (1997), escritas em meados da década de 1930. Constatou-se a expressão dos princípios liberais de igualdade, liberdade, individualidade, propriedade e democracia na proposta educacional de Anísio Teixeira, no Brasil na década de 1930, no que diz respeito a concepção de ciência, de inteligência e de experiência .
Abstract: This study investigated the educational thought of Anísio Teixeira Spinola (1900-1970), a leading Brazilian educators and disciple of John Dewey (1859-1952). It is presented initially in the first chapter the process of consolidation of the capitalist mode of production and liberalism as its founding ideology. It was, therefore, the path of liberalism, its principles and its expression in the educational thought of John Dewey and, consequently, the educational thought of Teixeira, in the 1930s in Brazil. To understand the thinking of John Dewey, studied the works of Liberalism, Freedom and Culture (1970), Experience and Education (1979b / 1980), Democracy and Education (1979), fundamental for the understanding of the relationship between liberal principles and their educational proposal, since it is considered the greatest exponent of the escolanovismo and expression of liberal ideology in education. To investigate the expression of liberal thought in the work of Teixeira, we studied the works Small Introduction to Philosophy of Education (1975); In march for Democracy (1934) and Education for Democracy (1997), written in the mid , 1930. It found the expression of liberal principles of equality, freedom, individuality, ownership and democracy in educational proposal for Teixeira, Brazil in the 1930s, as regards the conception of science, intelligence and experience.
Keywords: Capitalismo
Liberalismo
Escolanovismo
John Dewey
Anísio Spínola Teixeira
Educação e Sociedade
Capitalism
Liberalism
Escolanovismo
John Dewey
Spinola Anísio Teixeira
Education and Society
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: MEURER, Adriéle Cristina de Souza. O pensamento liberal e sua expressão na concepção educacional de Anísio Spínola Teixeira na década de 1930 no Brasil. 2012. 173 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3604
Issue Date: 13-Aug-2012
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriele Cristina de Souza Meurer.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons