Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3604
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMeurer, Adriéle Cristina de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5917085360317698por
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Ireni Marilene Zago-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727859600733159por
dc.contributor.referee1Machado, Maria Cristina Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3874168724032825por
dc.contributor.referee2Bastos, Carmen Célia Barradas Correia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723065289200115por
dc.contributor.referee3Favoreto, Aparecida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103506424875004por
dc.date.accessioned2018-05-09T16:38:00Z-
dc.date.issued2012-08-13-
dc.identifier.citationMEURER, Adriéle Cristina de Souza. O pensamento liberal e sua expressão na concepção educacional de Anísio Spínola Teixeira na década de 1930 no Brasil. 2012. 173 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3604-
dc.description.resumoEste trabalho investigou o pensamento educacional de Anísio Spínola Teixeira (1900-1970), um dos maiores educadores brasileiros e discípulo de John Dewey (1859-1952). Apresenta-se, inicialmente, no primeiro capítulo o processo de consolidação do modo de produção capitalista e do liberalismo como sua ideologia fundante. Considerou-se, portanto, o percurso do liberalismo, seus princípios fundamentais e sua expressão no pensamento educacional de John Dewey e, consequentemente, no pensamento educacional de Anísio Teixeira, na década de 1930, no Brasil. Para a compreensão do pensamento de John Dewey, estudamos as obras Liberalismo, Liberdade e Cultura (1970); Experiência e Educação (1979b/ 1980); e Democracia e Educação (1979), fundamentais para a apreensão da relação entre os princípios liberais e a sua proposta educacional, já que o mesmo é considerado o grande expoente do escolanovismo e da expressão da ideologia liberal no campo educacional. Para investigação da expressão do pensamento liberal nas obras de Anísio Teixeira, estudou-se as obras Pequena Introdução a Filosofia da Educação (1975) ; Em marcha para a Democracia (1934) e Educação para a Democracia (1997), escritas em meados da década de 1930. Constatou-se a expressão dos princípios liberais de igualdade, liberdade, individualidade, propriedade e democracia na proposta educacional de Anísio Teixeira, no Brasil na década de 1930, no que diz respeito a concepção de ciência, de inteligência e de experiência .por
dc.description.abstractThis study investigated the educational thought of Anísio Teixeira Spinola (1900-1970), a leading Brazilian educators and disciple of John Dewey (1859-1952). It is presented initially in the first chapter the process of consolidation of the capitalist mode of production and liberalism as its founding ideology. It was, therefore, the path of liberalism, its principles and its expression in the educational thought of John Dewey and, consequently, the educational thought of Teixeira, in the 1930s in Brazil. To understand the thinking of John Dewey, studied the works of Liberalism, Freedom and Culture (1970), Experience and Education (1979b / 1980), Democracy and Education (1979), fundamental for the understanding of the relationship between liberal principles and their educational proposal, since it is considered the greatest exponent of the escolanovismo and expression of liberal ideology in education. To investigate the expression of liberal thought in the work of Teixeira, we studied the works Small Introduction to Philosophy of Education (1975); In march for Democracy (1934) and Education for Democracy (1997), written in the mid , 1930. It found the expression of liberal principles of equality, freedom, individuality, ownership and democracy in educational proposal for Teixeira, Brazil in the 1930s, as regards the conception of science, intelligence and experience.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2018-05-09T16:38:00Z No. of bitstreams: 2 Adriele Cristina de Souza Meurer.pdf: 1156728 bytes, checksum: ed7363e3daa24f86d3603dddadbf28fa (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-09T16:38:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Adriele Cristina de Souza Meurer.pdf: 1156728 bytes, checksum: ed7363e3daa24f86d3603dddadbf28fa (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2012-08-13eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCapitalismopor
dc.subjectLiberalismopor
dc.subjectEscolanovismopor
dc.subjectJohn Deweypor
dc.subjectAnísio Spínola Teixeirapor
dc.subjectEducação e Sociedadepor
dc.subjectCapitalismeng
dc.subjectLiberalismeng
dc.subjectEscolanovismoeng
dc.subjectJohn Deweyeng
dc.subjectSpinola Anísio Teixeiraeng
dc.subjectEducation and Societyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO pensamento liberal e sua expressão na concepção educacional de Anísio Spínola Teixeira na década de 1930 no Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriele Cristina de Souza Meurer.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons