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Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação profissional: uma análise do Pronatec, no município de Cascavel – Paraná
Other Titles: Professional education: an analysis of Pronatec, in the municipality of Cascavel - Paraná
Autor: Biavatti, Joanna Adelia 
Primeiro orientador: Deitos, Roberto Antonio
Primeiro membro da banca: Deitos , Roberto Antonio
Segundo membro da banca: Batista , Eraldo Leme
Terceiro membro da banca: Costa, Luciano de Souza
Resumo: O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, criado pelo Governo Federal por meio da Lei N°12.513, de 26 de Outubro de 2011, objetiva a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos, com a finalidade de “expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país”, com intuito ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional para jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda, entre outros. Observa-se que a implementação desse programa constitui-se na materialização de ações decorrentes de constantes discursos governamentais, que endossam a fala dos representantes dos setores econômicos quanto a escassez de mão-de-obra qualificada no Brasil e das implicações negativas desta carência para o desenvolvimento tecnológico do país. Frente a este contexto, a presente pesquisa propõe-se a analisar a relação entre os cursos Pronatec, nas modalidades Técnico e FIC– Formação Inicial e Continuada, no período de 2011 a 2015, e a resposta ao argumento (justificativa) de existente deficiência de mão-de-obra qualificada, para atender os requerimentos dos setores produtivos econômicos, em especial, no munícipio de Cascavel – PR. Para tal, realizou-se o entrelaçamento dos dados referentes aos cursos ofertados e as necessidades sinalizadas pelos setores econômico, e demandantes, expressas pelos dados do MTE, CAGED, IBGE, IPARDS, RAIS, CNI, FIEP, SEED e Agência do Trabalhador. Essa análise subsidiou a construção de um panorama da oferta da Educação Profissional, em que congregou-se a representação da demanda de oferta de cursos Pronatec e dos postos de trabalho ofertados. Nessa análise foi possível constatar se os cursos ofertados atendem os requerimentos dos setores produtivos, e ainda, se houve significativo aumento nas taxas de ocupação dos postos formais de trabalho, por intermédio dos encaminhamentos realizados pela Agência do Trabalhador no município de Cascavel, PR.
Abstract: The National Program for Access to Technical Education and Employment - Pronatec, created by the Federal Government through Law No. 12,513, of October 26, 2011, aims to offer free vocational courses in order to "expand, internalize and democratize The offer of vocational and technological education courses in the country, "with the aim of expanding educational and vocational training opportunities for young people, workers and beneficiaries of income transfer programs, among others. It is observed that the implementation of this program is constituted by the materialization of actions resulting from constant governmental discourses that endorse the speech of the representatives of the economic sectors regarding the shortage of skilled labor in Brazil and of the negative implications of this lack for the Technological development of the country. In this context, the present study proposes to analyze the relationship between the Pronatec courses, in the Technical and FIC-Initial and Continuous Training modalities, from 2011 to 2015, and the answer to the (justification) argument of existing Skilled labor, to meet the requirements of the economic productive sectors, especially in the municipality of Cascavel - PR. In order to do this, the data related to the courses offered and the needs identified by the economic sectors and the applicants, expressed by the data of the MTE, CAGED, IBGE, IPARDS, RAIS, CNI, FIEP, SEED and the Worker's Agency were interlinked. This analysis subsidized the construction of a panorama of the offer of Vocational Education, in which the representation of the demand for the Pronatec courses and the offered jobs were gathered. In this analysis it was possible to verify if the offered courses meet the requirements of the productive sectors, and also, if there was a significant increase in the occupation rates of the formal work posts, through the referrals made by the Worker Agency in the municipality of Cascavel, PR.
Keywords: Cursos técnicos profissionalizantes
Mão-de-obra desqualificada
Setores produtivos e econômicos
Professional technical courses
Disqualified labor
Productive and economic sectors
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: BIAVATTI, Joanna Adelia. Educação profissional: uma análise do Pronatec, no município de Cascavel – Paraná. 2017. 184 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3430
Issue Date: 22-Mar-2017
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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