Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3328
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNicola, Eduarda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9161155918028592por
dc.contributor.advisor1Schlosser, Marli Terezinha Szumilo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1262151295695350por
dc.contributor.referee1Schlosser, Marli Terezinha Szumilo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1262151295695350por
dc.contributor.referee2Antonio, Clésio Acilino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5471605366267648por
dc.contributor.referee3Haracenko, Adélia Aparecida de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2437733171868684por
dc.date.accessioned2018-02-19T14:24:36Z-
dc.date.issued2017-11-07-
dc.identifier.citationNICOLA, Eduarda. Educação do campo ou apenas uma mudança de nomenclatura? Um estudo de caso em Santo Antônio do Sudoeste – PR. 2017. 119 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3328-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo compreender os meios encontrados para a construção efetiva da Educação do/no Campo da escola pública no Estado do Paraná, especificamente na Escola Estadual do Campo Marquês do Herval, no município de Santo Antônio do Sudoeste – PR. Os documentos oficiais que regem a Educação do Campo no Estado do Paraná possuem o objetivo de contribuir para a gestão e as práticas pedagógicas nas escolas localizadas na zona rural. Desta forma, para cumprir com os objetivos iniciais da pesquisa, realizou-se, a revisão bibliográfica voltada para a compreensão da trajetória da Educação do Campo no cenário das políticas públicas brasileiras, com o intuito de contextualizar as relações estabelecidas entre a luta por uma Educação do Campo e as orientações vinculadas as Diretrizes Operacionais, as DCE’s da Educação do Campo e o Parecer CEE/CEB N° 1011/10. Em seguida, destacam-se as especificidades encontradas no Projeto Político Pedagógico e nos dados levantados durante as entrevistas com os gestores da escola envolvida. Por fim, apresentam-se os projetos realizados pela escola, que vão além do que é estabelecido no Projeto Político Pedagógico.por
dc.description.abstractThis research aims understand the ways found for the effective construction of/in the rural education of public school in state of Parana, specifically in Marques do Herval State Rural School, in Santo Antonio do Sudoeste city. The official documents that command the Rural Education in Parana state have the objective of contribute to the management and pedagogical practices in schools located in rural areas. Thus, to accomplish with initial objectives, made the bibliographic review focused in understanding the trajectory in the Rural Education in the brazilian public policies area with the aim of contextualizing the established relationships between the struggle for a Rural Education and related orientations with Operational Guidelines, the State Curricular Guidelines for Rural Education and CEE/CEB N° 1011/10 document. Then, stand out the particularities found in the Political Pedagogical Project and collect dates during the interviews with the managers of the involved schools. Finally, show the projects realized by school that go beyond that is established in the Pedagogical Political Project.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabielle Cheuczuk (fabielle.cheuczuk@unioeste.br) on 2018-02-19T14:24:35Z No. of bitstreams: 2 EDUCACAO NO CAMPO OU APENAS UMA MUDANCA DE NOMENCLATURA Um estudo em Santo Antônio do Sudoeste - .pdf: 2933133 bytes, checksum: 80bcff386f2f877f92e53bbf69d96617 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-19T14:24:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 EDUCACAO NO CAMPO OU APENAS UMA MUDANCA DE NOMENCLATURA Um estudo em Santo Antônio do Sudoeste - .pdf: 2933133 bytes, checksum: 80bcff386f2f877f92e53bbf69d96617 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-11-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopor
dc.subjectPublic Policieseng
dc.subjectRural Educationeng
dc.subjectPedagogical Political Projecteng
dc.subject.cnpqPOLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONALpor
dc.titleEducação do campo ou apenas uma mudança de nomenclatura? Um estudo de caso em Santo Antônio do Sudoeste – PRpor
dc.title.alternativeRural education or only a change of nomenclature? A case study in Santo Antônio do Sudoeste city, in Paranáeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons