Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3294
Tipo do documento: Dissertação
Title: A reforma educacional Paraguaia de 1994
Other Titles: The Paraguayan educational reform of 1994.
Autor: Roesler, Patricia Simone 
Primeiro orientador: Orso , Paulino José
Primeiro membro da banca: Orso, Paulino José
Segundo membro da banca: Martiniak, Vera Lucia
Terceiro membro da banca: Derisso, José Luis
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de estudo a reforma educacional paraguaia de 1994, tendo como recorte histórico o período de 1990 a 1998. A problemática parte do pressuposto de que toda reforma ocorre em resposta a uma necessidade social, assim, o esforço está em aferir qual o problema que esse procedimento reformador da educação procurou resolver. A conclusão registrada por meio da pesquisa documental e bibliográfica evidenciou que a materialidade da precariedade educacional da nação era fato, porém, o planejamento, a elaboração e a execução do processo reformador teve seu desenvolvimento e sua execução comprometidos e limitados, majoritariamente, em decorrência da ingerência externa, não se constituindo com uma identidade nacional, a priori, para contemplar os anseios e as necessidades da nação. Dessa forma, fazia parte de um conjunto de medidas arquitetadas em consonância aos interesses dos Estados Unidos, que conferia à educação a execução de determinadas ações que visavam contemplar as demandas de desenvolvimento da sociedade capitalista a luz da globalização neoliberal
Abstract: The focus of this study is the Paraguayan educational reform of 1944 during the period from 1990 to 1998. The analysis is based on the premise that every reform occurs in response to a social need, thus, the effort focuses on gauging what issue this reform method of education sought to resolve. The conclusion recorded through document and bibliographic research highlighted that the materiality of educational precariousness of the nation was real, however, the planning, elaboration and implementation of the reform process had its development and execution compromised and restricted, mostly due to the external interference, which does not constitute as a national identity, a priori, to contemplate the expectations and needs of the nation. Therefore, it was part of a set of measures designed in accordance with the interests of the USA, which imposed on education its adequacy with the development demands of capitalist society aligned with the neoliberal globalization.
Keywords: Educação
Reforma
Sociedade
Estado
Education
Reform
Society
State
Paraguay
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: ROESLER, Patricia Simone. A reforma educacional Paraguaia de 1994. 2015. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3294
Issue Date: 10-Aug-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia_ Simonetti2015.pdfTexto completo1.64 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons