Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3294
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRoesler, Patricia Simone-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8687127610682606por
dc.contributor.advisor1Orso , Paulino José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247504761634290por
dc.contributor.referee1Orso, Paulino José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247504761634290por
dc.contributor.referee2Martiniak, Vera Lucia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2586663143728140por
dc.contributor.referee3Derisso, José Luis-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1138645518550648por
dc.date.accessioned2018-02-09T12:59:39Z-
dc.date.issued2015-08-10-
dc.identifier.citationROESLER, Patricia Simone. A reforma educacional Paraguaia de 1994. 2015. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3294-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objeto de estudo a reforma educacional paraguaia de 1994, tendo como recorte histórico o período de 1990 a 1998. A problemática parte do pressuposto de que toda reforma ocorre em resposta a uma necessidade social, assim, o esforço está em aferir qual o problema que esse procedimento reformador da educação procurou resolver. A conclusão registrada por meio da pesquisa documental e bibliográfica evidenciou que a materialidade da precariedade educacional da nação era fato, porém, o planejamento, a elaboração e a execução do processo reformador teve seu desenvolvimento e sua execução comprometidos e limitados, majoritariamente, em decorrência da ingerência externa, não se constituindo com uma identidade nacional, a priori, para contemplar os anseios e as necessidades da nação. Dessa forma, fazia parte de um conjunto de medidas arquitetadas em consonância aos interesses dos Estados Unidos, que conferia à educação a execução de determinadas ações que visavam contemplar as demandas de desenvolvimento da sociedade capitalista a luz da globalização neoliberalpor
dc.description.abstractThe focus of this study is the Paraguayan educational reform of 1944 during the period from 1990 to 1998. The analysis is based on the premise that every reform occurs in response to a social need, thus, the effort focuses on gauging what issue this reform method of education sought to resolve. The conclusion recorded through document and bibliographic research highlighted that the materiality of educational precariousness of the nation was real, however, the planning, elaboration and implementation of the reform process had its development and execution compromised and restricted, mostly due to the external interference, which does not constitute as a national identity, a priori, to contemplate the expectations and needs of the nation. Therefore, it was part of a set of measures designed in accordance with the interests of the USA, which imposed on education its adequacy with the development demands of capitalist society aligned with the neoliberal globalization.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2018-02-09T12:59:39Z No. of bitstreams: 2 Patricia_ Simonetti2015.pdf: 1682262 bytes, checksum: cebadd7b7c69dbe869e9e0713d09f595 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-09T12:59:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Patricia_ Simonetti2015.pdf: 1682262 bytes, checksum: cebadd7b7c69dbe869e9e0713d09f595 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2015-08-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectReformapor
dc.subjectSociedadepor
dc.subjectEstadopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectReformeng
dc.subjectSocietyeng
dc.subjectStateeng
dc.subjectParaguayeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA reforma educacional Paraguaia de 1994por
dc.title.alternativeThe Paraguayan educational reform of 1994.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia_ Simonetti2015.pdfTexto completo1.64 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons